Do It Better Marca Recomendada
1 Esneca 100
3 eFuturo 98.2
Do It Better74.7
Doitbetter Consulting, Lda
  • Avenida Almirante Reis, nº 91, Lojas A e B.
  • geral@doitbetter.pt

Do It Better - Possível tentativa de extorsão monetária, manipulação e abuso aos direitos de consumidor ao estrangeiro após não cumprimento das obrigações

Delfina
Delfina apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023 (editada a 31 de janeiro 2023)
A minha relação com a Do It Better foi oficializada no ano de 2022 em +/- Agosto quando recebi a minha declaração de inscrição para o curso de técnica auxiliar de fisioterapia e massagem. Tendo sido adiado a minha agenda por motivos de incumprimento das datas de acções por parte do Centro de Formação. Fui compreensiva porque fui informada que o curso poderia começar mais tarde, devido ao número insuficientes de alunos. Mas passou Agosto, Setembro, Outubro e em todos estes meses foram adiados o curso +/- 2 vezes por cada mês. Perfazendo um total de 6 adiamentos, antes da minha chegada à Portugal.
Tendo em conta que estava estagiando (trabalho a experiência em Luanda), eu não podia abusar da prerrogativa que me foi dada de 8 meses para a conclusão da acção formativa por parte do meu ambiente laboral. Eu optei por viajar a Portugal, cheguei uns dias antes do suposto início da acção e recebi um email de que a acção foi mais uma vez adiada, óbvio que foi frustrante mas compreendi, depois de +/- 20 dias recebo outra ligação e email a informar que a acção foi mais uma vez adiada, eu informei que se houvesse um próximo adiamento poderia mais ser tão tolerante, porque tenho uma agenda a cumprir, e além do mais a minha estadia em Portugal constituia custos adicionais pois estava em Portugal há quase 2 meses e nem usufruia da acção de formação. Eu tive o cuidado de informar isso via email.
Passando um tempo, recebo outro email, de que a acção não seria realizada outra vez, outro adiamento.
Fui para a do it better da praça das flores pessoalmente e preenchi uma acção de reclamação e solicitei a devolução. Aguardei 15 dias para receber a informação que não seria possível porque resumidamente eu sou estrangeira e que estrangeiros que vêm por meio de formação não têm direito a devolução (ou seja, não tenho direitos de consumidor, de reclamar ou sequer de devolução segundo a do it better) mas eu não queria prolongar a situação, tinha coisas a tratar e dar seguimento a minha agenda laboral com meu empregador angolano, portanto optei pela alternativa que me foi oferecida pelo centro "passar a minha acção de formação para um amigo ou familiar nos próximos seis meses", eu pensei óptimo, pelo menos estão a tomar o mínimo de consideração pelas falhas que tiveram para comigo. Antes de escolher alguém falei ao telefone com a Amanda (acho) e ela cuidadosamente explicou como fazer isso e em momento algum afirmou que não se passaria uma declaração para tal pessoa, nem eu perguntei porque é senso comum... pelo menos foi o que achei. Após trocar emails com a Sra. Cabral (Júlia, talvez) fazendo questões e tendo sido respondida, eu encontrei o meu "herdeiro" a pessoa que faria a formação, e fiz questões se a pessoa pode escolher uma cidade diferente da do Porto e como proceder sobre o pagamento da diferença (porque fui informada que devido a alteração de preços dos cursos, a pessoa a quem transferisse a minha acção devia pagar a diferença, ou seja depois do curso pago na totalidade por mim, ele ou ela deve pagar mais +309 euros para completar o valor de 1274 euros que constitui o valor total da formação actualmente) kkk achei um tanto quanto ganancioso mas respeitei.
Voltando a interacção com o Centro, eu recebi tais respostas e recebi uma actualização que só lembraram de me informar agora que eu finalmente resolvia a trapalhada criada pelo Centro; os mesmos afirmaram que o meu "herdeiro" ou seja quem se beneficiar da acção de formação dada por mim, não poderá receber uma declaração de matrícula. E foi aí que, me senti exposta ao ridículo e percebi que o centro está a tratar o meu caso de ânimo leve e impróprio porque sou estrangeira.

1. Eu questiono publicamente, como poderei passar uma acção de formação à um familiar e amigo, se eles nem poderão ter acesso a formação porque não terão como apresentar um comprovativo de viagem (formação) aquando do seu pedido de visto?

2. Como arranjo familiar português ou amigos portugueses que queiram usufruir deste curso, se sou angolana e amigos e familiares são angolanos e que por sua vez são indivíduos que para virem fazer alguma formação, devem apresentar uma declaração de matrícula do centro que vão estudar?

3. Desde o princípio manifestei a preferência em resolver a situação de forma discreta mas o Centro de formação me vai obrigar a chegar a extremos e sinceramente não seria a única a cair.

4. Agradecia a resolução desta situação, obrigada.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2023
31 de janeiro 2023
Estimado cliente Delfina,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 87703923 no dia 2023-01-31 , que mereceu a nossa melhor atenção.

Agradecemos o seu contacto.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente.
1 de fevereiro 2023
Estimado cliente Delfina,

Após análise detalhada ao seu processo e posterior contato telefónico daremos iremos proceder em conformidade com as suas necessidades tendo em conta o cumprimento do nosso regulamento da formação.

Iremos entrar em contato pessoal para organização dos passos a proceder.

Agradecemos o seu contacto.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente.
Delfina
1 de fevereiro 2023
Aguardo contacto e eventual resolução. Darei como resolvida a reclamação quando tudo estiver finalizado. Obrigada.