Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - Extensões de seguros de equipamentos, para quê?

daniel freitas
daniel freitas apresentou a reclamação
4 de agosto 2022
Em 2019, adquiri uma máquina de secar roupa da marca Bosch, na Rádio Popular.
Após alguma insistência por parte do colaborador, decidi efetuar uma "extensão" do seguro por mais um ano. Ou seja, até outubro de 2022, ainda tenho o equipamento coberto pelo seguro.
No início do ano, tentei ativar o seguro da Domestic & General, uma vez que o equipamento apresentava um problema: as dobradiças da porta são de plástico e com o uso frequente começaram a deteriorar-se. Conclusão: a porta não fechava corretamente. Decidi contactar a D&G que prontamente enviou um técnico "externo" da Bosch a minha casa para analisar o sinistro. O técnico referiu no próprio dia (verbalmente) que o problema iria ser resolvido pois tratava-se de desgaste do equipamento (coberto pelo seguro). Uns dias depois, o departamento da assistência técnica da Bosch, enviou um e-mail com o orçamento e a causa do problema: dano por ruptura, sendo portanto considerada uma avaria mecânica (incluindo desgaste por uso), coberta pelas condições do seguro.
Alguns dias depois, recebi um e-mail da assistência técnica da Bosch a indicar que o equipamento tinha sido reparado (imagine-se, sem ter saído da minha casa) e terminava com um questionário a perguntar como tinha sido a minha experiência.
Após os ter abordado, prontamente pediram desculpa, pois tinham enviado aquela mensagem por lapso.
Aguardei alguns dias e mais tarde recebi a resposta por parte da D&G. A seguradora não assumia a responsabilidade e decidiu declinar a ativação do seguro, salientando que se tratou de um dado causado por mau uso/dano acidental.
Não me conformei e decidi responder para o departamento de reclamações com alguns argumentos.
Foi-me uma enviada uma resposta novamente, declinando ativação do seguro para o sinistro.
Decidi recorrer para o Provedor do Cliente da D&G, o qual após algumas semanas de troca de mensagens, me veio a dar razão (abril de 2022), enviando uma mensagem de recomendação para mim e para a empresa em causa, referindo que a D&G certamente me iria contactar. No entanto, também sugeriram que eu próprio contactasse a D&G, no sentido de tentar saber o ponto de situação, o que eu acabei por fazer, passados uns dias.
Transcrevo excerto da recomendação: "... este Provedor de Cliente entende que, contrariamente ao que fez a D&G, não se pode retirar daquele relatório a conclusão simples e certa de que estamos perante um dano excluído da coberta da apólice.
Acresce que, também não se alcança de onde provém a descrição “dano por ruptura” constante
da decisão proferida pela D&G, descrição essa que é inexistente no relatório técnico.
Nessa medida, a recomendação deste Provedor do Cliente é no sentido da alteração da decisão
emitida pela D&G, devendo admitir-se, pela existência de uma dúvida verosímil e plausível, a
verificação de uma “avaria mecânica”, a qual se encontra abrangida pela apólice do contrato de
seguro. Consequentemente, a reparação do equipamento deve ser suportada pela D&G ao
abrigo do seguro contratado."

Até ao momento, a D&G não se dignou a responder às minhas mensagens nem a resolver o sinistro.
O Provedor do Cliente da D&G indicou que a sua intervenção cessou com a referida recomendação.
Ou seja, a razão está do meu lado mas não me serve de nada. A D&G pode muito bem ignorar a recomendação do Provedor do Cliente e as minhas mensagens, e tudo fica na mesma. Entretanto, o equipamento foi-se deteriorando ainda mais.

Resta saber para que servem as extensões de seguros...
Entretanto, outros consumidores continuam a pagar seguros que não servem de nada. Quando precisarem deles, empresas como a D&G vão alegar mau uso e danos acidentais.
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2022
5 de agosto 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

Lamentando desde já que o processo em questão não tenha decorrido como desejado, iremos analisar esta situação para que nos seja possível apresentar-lhe a melhor solução para a sua questão, com a maior brevidade possível.

Lamentando desde já qualquer inconveniente provocado, encontramo-nos à sua inteira disposição para facultar qualquer esclarecimento adicional.

5 de agosto 2022
Bom dia.
Fico a aguardar a vossa resposta.
13 de agosto 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

Antes de mais agradecemos o seu contacto, o que mereceu a nossa melhor atenção, lamentando desde já o seu desagrado.
No seguimento de uma análise do que nos reporta, informamos que os departamentos envolvidos encontram-se já analisar o sucedido, para que possamos apresentar-lhe a resolução o mais rápido possível.

14 de agosto 2022
Ficarei então a aguardar a resposta da vossa parte.

Cumprimentos
Daniel Freitas
24 de agosto 2022
Ficarei então a aguardar a resposta da vossa parte.

Cumprimentos
Daniel Freitas
4 de setembro 2022
Para meu espanto, recebi no passado dia 31 de agosto, uma mensagem de e-mail do Serviço Técnico Bosch, a indicar que estiveram recentemente na minha residência, para prestar assistência ao meu aparelho Bosch, o que é totalmente falso. Ninguém esteve na minha residência recentemente. A última vez e única, foi no início de janeiro.
Vou continuar a aguardar pacientemente que a D&G tenha a amabilidade de me contactar no sentido de resolver este assunto.
8 de setembro 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,
No seguimento da situação que nos expôs, informamos que lhe foi enviado um email para fornecer-lhe a devida explicação da mesma.

8 de setembro 2022
Exmos. Senhores

Na verdade, recebi a vossa resposta, que é por outras palavras, a mesma justificação infundada que já me tinham enviado e a qual passo a transcrever:
"Vimos por este meio confirmar que, após nova análise do seu processo, reiteramos que a decisão tomada pela DG se encontra de acordo com as condições da sua apólice."
Basicamente, continuam a ignorar o relatório do técnico, do vosso Provedor do Cliente e os meus argumentos.

Extensões de garantia, nunca mais!
Vou fazer de tudo que estiver ao alcance para que outras pessoas não caiam na asneira de efetuar uma extensão de seguro, que na verdade não passa de uma farsa.
9 de setembro 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

Tal como indicado, a decisão da DG está de acordo com as condições contratadas e a Provedora do Cliente foi informada em conformidade.

Agradecemos o seu contacto e encontramo-nos inteiramente à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.

26 de setembro 2022
Exmos. Senhores

A vossa decisão não está em conformidade com as condições contratadas nem de acordo com a sugestão da Provedora do Cliente.
A minha exposição é clara e demonstra que a vossa empresa não está a agir corretamente.
27 de setembro 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

Recordamos que a apólice contratada não dá cobertura a dano acidental, sendo este o caso não poderemos prestar assistência.

6 de outubro 2022
Exmos. Senhores

Todos sabemos que não se tratou de "dano acidental" – o Técnico Bosch, que se deslocou à minha habitação; o vosso Provedor do Cliente e até mesmo a minha família. Apenas V. Exas. continuam a insistir nesse enredo.
4 de novembro 2022
Esta reclamação ficará ativa até a D&G se dignar resolver a situação.
Estimado Sr. Daniel Freitas,

Antes de mais agradecemos o seu contacto, o que mereceu a nossa melhor atenção, lamentando o seu desagrado.

Tal como indicado anteriormente, desde a DG foi devidamente informado da resolução do seu pedido. Recordamos que poderá expor a sua desconformidade às entidades externas indicadas na sua apólice.

Encontramo-nos inteiramente à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.

20 de novembro 2022
Conforme referi, já expus a minha desconformidade ao Provedor do Cliente da D&G que, penso eu, ser uma entidade idônea e competente. E foi-me dada razão.
O que esperam? Que eu vá gastar uma fortuna num advogado para provar que tenho razão?
A incompetência pode resolver-se de muitas outras formas.
21 de novembro 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

No seguimento da situação que nos expôs e analisando o sucedido, recordamos que o sucedido com o seu equipamento não se encontra coberto pela sua apólice.

Desde a DG mantemos a decisão já comunicada.

Lamentando os inconvenientes provocados e encontramo-nos à sua inteira disposição para facultar qualquer esclarecimento adicional.

22 de novembro 2022
No seguimento da situação que expus, recordo que o sucedido com o meu equipamento encontra-se coberto pela apólice, apesar de V. Exas. continuarem a insistir que não.
23 de novembro 2022
Volto a relembrar V. Exas. que tive acesso ao orçamento/relatório técnico, o qual volto a enviar, em anexo.
Envio também na mesma imagem, excerto da apólice onde está explícito de forma clara, que o seguro cobre Avarias Mecânicas ou Elétricas (incluindo desgaste por uso).
Eu compreendo que exista alguma resistência da parte de V. Exas. para admitir que eu tenho razão, após esta troca de mensagens mas acho que é hora de se resolver este impasse.
24 de novembro 2022
Estimado Sr. Daniel Freitas,

No seguimento da situação que nos expôs, reforçamos que desde a DG mantemos a decisão já comunicada.

28 de novembro 2022
Eu compreendo. Eu também mantenho a convicção de que a lei está do meu lado.
Por isso, aguardo uma resolução da vossa parte...
26 de dezembro 2022
2 de janeiro 2023
Estimado Sr. Daniel Freitas,

No seguimento da sua exposição, informamos que desde a DG mantemos a decisão anterior.

7 de janeiro 2023
Continuo a aguardar resolução por parte da marca D&G, seguindo as orientações do seu próprio Provedor do Cliente e aquilo que está escrito no relatório técnico da Bosch.
22 de janeiro 2023
23 de janeiro 2023
Estimado Sr. Daniel Freitas,

No seguimento da sua exposição, reforçamos que desde a DG mantemos a decisão anterior.

23 de janeiro 2023
7 de março 2023
daniel freitas
daniel freitas avaliou a marca
7 de março 2023

Conforme tive oportunidade de referir, extensões de garantia, principalmente com a Domestic & General, nunca mais.

4 de novembro 2022

Esta reclamação ficará ativa até a marca se dignar a resolver o problema.

21 de fevereiro 2023

Esta reclamação ficará ativa até a marca se dignar a resolver o problema.