Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - Furto de telemóvel. Fuga à responsabilidade

Luis Esteves apresentou a reclamação
10 de novembro 2015

Em Dezembro de 2014 comprei na Radio Popular em Braga um telemóvel Apple Iphone 5S 16GB para oferecer à minha esposa. Na altura da compra, a vendedora da loja aconselhou a compra de um seguro contra danos acidentais, roubo ou furto entre outras, para o telemóvel.
No dia 27 de Outubro de 2015, estava eu e a minha esposa, na zona de Embarque do aeroporto de Lisboa para embarcar para o Porto. A minha esposa efetuou uma chamada e no final guardou o telemóvel no bolso do casaco, como faz habitualmente. Quando chegamos dentro do avião, na altura de colocar o telemóvel no "modo voo" percebemos que o mesmo foi furtado. Ainda no aeroporto do Porto, dirigimo-nos à PSP que nos informaram que deveríamos realizar a queixa na GNR da área de residência, que acabamos por fazer no dia seguinte (28 de Outubro de 2015). Nesse mesmo dia fizemos a participação à companhia de seguros que nos pediram vários documentos os quais foram enviados no mesmo dia. (RT24025925)
Hoje, 10 de Novembro, recebi uma carta da companhia de seguros, datada de 29/10/2015 informando que as circunstâncias do sinistro estão excluídas da cobertura da apólice contratada, mencionando o seguinte ponto: "a)O simples desaparecimento do equipamento segurado, sem que tenha sido usada força sobre coisas para subtração, em caso de furto, ou a violência sobre pessoas, em caso de Roubo.". Desta forma, a seguradora, tenta não se responsabilizar pelo sinistro de furto quando o mesmo ocorreu de facto. Além de que o ponto que eles transcrevem como sendo o ponto a) do certificado de seguro na parte "Termos, condições e exclusões", na parte de "EXCLUSÕES ESPECÍFICAS DA COBERTURA DE ROUBO E FURTO", esse mesmo ponto não menciona o mesmo que eles transcreveram, mas sim: a) "O simples desaparecimento do equipamento segurado, sem que tenha sido usada força sobre coisas para subtração, para além do Equipamento Segurado, e sem que tenham sido deixados vestígios materiais evidentes da prática de tais atos.
Este caso mostra mais uma vez a reportagem efetuada a semana passada por uma empresa (DECO), mencionando que esta companhia é já conhecida nesta prática de excluir-se das suas responsabilidades. O telemóvel foi furtado e essa é uma das coberturas que contratei.

Data de ocorrência: 10 de novembro 2015
11 de novembro 2015
Estimado cliente,

Vimos por este meio informar que caso pretenda reclamar a resolução apresentada deverá expor diretamente para o seguinte e-mail:

reclamacoes@domesticandgeneral.com.

Suporte Clientes
Email: suporteclientes@domesticandgeneral.com
11 de novembro 2015
Irei fazê-lo e colocar aqui a vossa resposta.
27 de novembro 2015
Hoje recebi por email a resposta à minha reclamação. A Doméstic e General informou que o telemóvel não foi furtado porque para eles para existir furto tem que existir força. Se considerar força como violência sobre a pessoa, no meu entender,não poderemos considerar furto mas roubo. Se considerar força para pegar no telemóvel, obrigatoriamente para alguém pegar num telemóvel, terá que exercer força. Esta companhia tenta SEMPRE fugir às responsabilidades. À companhia, apenas tenho duas questões.
1 A definição de força num caso de furto.
2 um exemplo em que eles considerem furto.
Gostaria que a resposta fosse feita aqui, para todas as pessoas perceberem como funciona esta companhia.
Luís Esteves
1 de dezembro 2015
Estimado cliente,

Vimos por este meio informar novamente que, o suporte de informações através do canal de receção não efetua gestão deste tipo de incidências.

A partir do momento em que existe uma reclamação de uma resolução dada pelo departamento interno, toda a gestão é efetuada apenas pelo departamento de reclamações (reclamacoes@domesticandgeneral.com).

Deste modo, e uma vez mais lamentando qualquer inconveniente, pedimos que encaminhe a sua exposição apenas para o referido e-mail, sendo que a resposta será dada pela mesma via.

Tel: 707 780 260
1 de dezembro 2015
Mais uma vez a Domestic & General respondeu para o email e não respondendo diretamente às questões por mim colocadas. Apenas que reiteram a decisão anterior. Chamo a isto FUGA ÀS RESPONSABILIDADES.
Entendo que não queiram que o caso e respostas sejam colocadas aqui, pois aqui toda a gente saberá da forma que trabalham. Esta empresa é uma fraude e deveria ser fiscalizada superiormente. FUI ENGANADO quando fiz o seguro pois julguei estar a fazê - locom uma empresa ccredível. Inclusivamente, dirigi - me à Rádio Popular para reclamar do seguro fraudulento que me impingiram e jjá nem eles trabalham com esta companhia.
Mais uma vez, gostaria de questionar a companhia sobre este caso e agradeço que a resposta seja feita aqui, forma de assumirem a vossa decisão.
1 o que entendem por FORÇA num caso de FURTO;
2 Um exemplo de uma situação que para a companhia seja considerado furto..

Ao não obter resposta a estas perguntas isso apenas mostrao tipo de ccompanhia que estamos presentes.
4 de dezembro 2015
Estimado cliente,

Reiteramos a comunicação efetuada anteriormente, sempre que existe uma reclamação de uma resolução deve expor para o departamento competente de gestão e recebera a resposta pela mesma via.

Sem mais de momento.

Tel: 707 780 260
4 de dezembro 2015
Mais uma vez nada respondem. FUGA ÀS RESPONSABILIDADES.
Está empresa é uma fraude.
1 de fevereiro 2016
Esta semana recebi a resposta do Provedor do CIMPAS.
A resposta não poderia ser mais explicita, Esta empresa, tem a responsabilidade no caso e tem pontos nos contratos que são abusivos.
Vamos ver agora se ainda fogem à responsabilidade. Quais os argumentos que arranjarão agora para fugir à responsabilidade.
14 de fevereiro 2016
Estimado cliente,

Vimos por este meio agradecer a informação prestada e reforçar a ideia de que todas as respostas serão remetidas através das instancias onde apresentou as respetivas reclamações.

Gisela Costa

26 de janeiro 2018
Embora tentassem fugir à responsabilidade pagaram por deliberação do Provedor.
Luis Esteves avaliou a marca
26 de janeiro 2018

Pagaram após deliberação do provedor.

bom dia, sr Luis preciso entrar em contacto consigo,
tenho um caso semelhante....
fico a aguardar
cump.