Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - Indemnização

Renata Guilherme
Renata Guilherme apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2017

Adquiri um Iphone 6S em maio de 2016 na Worten e fiz um seguro de 2 anos para o equipamento. No dia 5 de janeiro o mesmo foi-me roubado, com recurso a violência. Acionei o seguro via email, conforme referido na apólice. Alguns dias depois fui informada que deveria reenviar toda a documentação para um outro endereço de email, o que fiz.

No dia 20 de janeiro recebi um email a informar que o processo de roubo foi aceite e que, de acordo com as condições de apólice, para receber a indemnização correspondente, seria necessário efetuar o co-pagamento de 10% do valor do equipamento, pelo que me foi solicitado o contacto telefónico para o número de apoio ao cliente, o que fiz no dia 23/01/2017. Durante o contacto telefónico procedi ao co-pagamento dos 10% do valor do equipamento segurado, para receber a indemnização correspondente. Manifesto novamente o meu desagrado pelo facto de me terem sido solicitados, via telefone os dados do cartão de crédito, com o argumento de que seria mais rápido o processamento do pagamento.

Nesse mesmo contacto fui informada, em conformidade com o contrato de seguro que subscrevi, que seria emitido e me seria remetido para a morada constante da apólice de seguro, um cartão com o valor do equipamento roubado, dentro de 5 a 7 dias úteis.

Contrariamente a esta informação e à própria informação constante da apólice de seguro, recebi no dia 08/02/2017, na minha morada, uma encomenda, proveniente de Espanha, supostamente contendo um iPhone 6s Recondicionado.
Não posso confirmar a informação porque não abri a caixa e não o farei.

Consta da apólice subscrita:
EM CASO DE ROUBO OU FURTO POR ARROMBAMENTO, O SEGURADOR SUPORTARÁ OS CUSTOS COM A SUBSTITUIÇÃO POR OUTRO EQUIPAMENTO COM CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS SEMELHANTES (…) ATÉ UM LIMITE MÁXIMO IGUAL AO VALOR DE COMPRA DO EQUIPAMENTO SEGURADO.

O seguro que subscrevi, em consonância com a informação que me foi prestada telefonicamente, protegem o segurado e atribuem-lhe o direito ao valor de compra do equipamento segurado, subtraindo-lhe o valor do co-pagamento. Fui informada por diversas vezes que receberia o valor do equipamento, para substituição do mesmo, nas mesmas condições daquele que adquiri.

Não é possível, no caso de roubo, que o segurador escolha, conforme refere numa cláusula abusiva da apólice de seguro, entre a reparação do equipamento, a substituição por equipamento recondicionado ou substituição por equipamento novo. A Cláusula da Apólice que subscrevi que se refere ao Roubo é clara e obriga o segurador a suportar os custos com a substituição do equipamento com caraterísticas técnicas semelhantes. O equipamento segurado tem um valor, não sujeito a desvalorização e é este o valor que pretendo ver satisfeito.

Adquiri um equipamento novo, com um valor de 869,99€, subscrevi um seguro que protegia o equipamento novo de várias situações e, verificado o sinistro pelo roubo de um equipamento com poucos meses de utilização e em perfeitas condições de funcionamento, além de todo o transtorno causado pela perda de alguns dados que não será possível recuperar, mais de 1 mês sem telemóvel, após ter sido informada por email que receberia a indemnização correspondente, recebo um telemóvel recondicionado.

O comportamento da seguradora foram, no mínimo, desonestas com o cliente. Caso pretendesse adquirir um equipamento recondicionado tê-lo-ia feito e não adquiriria um equipamento NOVO na Worten.

Tendo em consideração que a apólice de seguro estabelece que o segurador suportará os custos com a substituição do equipamento, e que o valor segurado é de 869,99€, agradeço a entrega desse valor, por forma a poder adquirir um equipamento com as referidas "características técnicas semelhantes”, novo.

Solicitei ainda que me informassem o local onde poderei entregar a encomenda que me foi entregue, uma vez que não aceito o equipamento recondicionado que me foi enviado (usado, já intervencionado, proveniente do estrangeiro, sem caixa original e alegadamente sem danos visíveis) e que, claramente, não corresponde às condições de substituição de um equipamento com características técnicas semelhantes.

Não abri a caixa do equipamento, uma vez que não o aceito como “indemnização" ao abrigo do contrato que subscrevi, pelo que desconheço as condições em que se encontra, a cor, ou se a capacidade corresponde à do equipamento que me foi roubado, uma vez que nem essa informação consta da documentação que o acompanha.

Recebi apenas uma encomenda com uma caixa que não corresponde à de um Iphone, com a indicação de que se trata de um Iphone 6S, proveniente de Espanha, acompanhado de uma carta que informa que tem garantia de 12 meses a contar da data de receção e que termina em maio de 2018. É no mínimo estranho que 12 meses a contar de fevereiro de 2017 terminem em maio de 2018.
Por outro lado, na mesma carta informa-se que dispomos de 24h para qualquer reclamação ou incidência sobre o equipamento, pelo número de apoio ao cliente ou por um endereço de email. Curiosamente, através do contacto telefónico, não foi possível obter ajuda, só foi pedido que enviasse email e o endereço que consta da carta está incorreto, pelo que o cliente nunca poderá reclamar dentro do prazo estipulado.

Como ainda não basta, é importante referir que o seguro que subscrevi foi por 2 anos. Uma vez que me roubaram o telemóvel no 1.º ano, já fui informada que a apólice será cancelada e que, relativamente ao 2.º ano, não há lugar a estorno, mesmo que o objeto segurado tenha desaparecido.

Desde o dia 8 que estou a aguardar o destino a dar à encomenda que recebi... Mas até agora não recebi qualquer resposta da seguradora. Vergonhosa atitude!

Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2017

houve resolução?