Bom dia.
No passado mês de Dezembro de 2017, o meu iPad Pro 9.7” sofreu um acidente, partindo o ecrã. No entanto, anteriormente tinha verificado anomalias no seu funcionamento, sendo que o iPad não funcionava corretamente, desviando os toques no ecrã e ignorando os toques, problema conhecido por “Ghost Touch”.
Participei de ambos os problemas através da worten, sob a forma de sinistro à seguradora, que me garantiu que tudo seria tratado sem problemas. Tal não aconteceu, sendo que neste momento sou lesado há já mais de 4 meses.
Nunca tive conhecimento, durante o período de tempo em que o meu iPad se encontrava nos laboratórios da seguradora, do que seria feito ao meu aparelho, sendo que pedi que me informassem. Também, após a intervenção no aparelho, não soube que tal já se encontrava no balcão da Worten Resolve. Tive de ligar por iniciativa própria, se não nunca saberia que lá estava.
O iPad veio com marcas de riscos, algo que não possuía no corpo de alumínio. Reparei também entretanto, juntamente com um dos técnicos da Worten, que o ecrã do aparelho não possuía a mesma qualidade de cor que a marca tanto anunciava quando tal iPad foi vendido.
Desconfiei de que algo se passava, sendo que sabia que qualquer aparelho da marca Apple, sob a garantia da mesma, não seria reparado, sendo que a marca substitui qualquer dos seus aparelhos por completo. Sei disto por experiência própria, mas também será possível saber-se de tais atos através de uma breve pesquisa.
Entretanto o iPad voltou a ter o mesmo problema de Ghost Touch, ainda agravado quando usava o Apple Pencil, sendo que se notavam pontos de pressão em todo o ecrã.
Contactei a seguradora para que tivesse uma justificação por parte da mesma. Foi me dito, no meio de bastante mau humor e má educação, que a seguradora não se vê obrigada a ter de colocar peças da mesma qualidade, sendo que a peça era obviamente falsa, no entanto esta era homologada pela marca, algo que eu sempre desconfiei que fosse mentira. Ainda em tom de gozo, foi-me dito para que gravasse um vídeo com o meu aparelho ao lado de um que tivesse o ecrã original e que enviasse para a seguradora para que o pessoal do laboratório chegasse a uma conclusão.
Indignado com a situação, contactei a própria marca para que pudesse saber o que poderia fazer num caso destes. Foi me dito que a marca nunca substitui peças, nem autoriza a venda/colocação de peças de terceiros, sendo que se tal ato for praticado, a garantia é automaticamente invalidada. Disseram que o melhor a fazer seria arranjar algo que pudesse provar a falta de autenticidade do ecrã, recomendando os serviços da PC Clinic, reparadora autorizada da Apple e entidade a que me dirijo sempre para poder resolver algum problema com os meus aparelhos que estejam em garantia, cujo serviços recomendo bastante.
Assim o fiz e, após explicar a situação, pedi para que me fosse passado um relatório a comprovar a falta de autenticidade do ecrã colocado, sendo que tal relatório também expõe tais práticas enganosas e fraudulentas da seguradora.
Após duas reclamações feitas em livro de reclamações, no balcão da Worten, soube que esta entidade as esconde da ASAE, e que nada foi resolvido em conjunto com a seguradora. Aliás, uma reclamação feita no portal da queixa foi posta como concluída e resolvida, sendo que me ligaram após tal “resolução” a dizer que não iriam admitir a culpa nem tratar mais o assunto com a seguradora porque não era da competência da Worten e que o cliente é que tem a obrigação de resolver a situação.
Aproveito também para dizer que, entretanto, já me tinha dirigido à Worten, na altura em que fiz a primeira reclamação, para enviar todos os e-mails trocados entre mim e a seguradora e o relatório que comprova a que o ecrã era falso e de baixa qualidade, também descrevendo as práticas enganosas da seguradora.
Após expor o caso e todas as providências tomadas novamente à seguradora por email, pela segunda vez (já que o primeiro email nunca foi respondido no prazo de 30 dias que dão de resposta a e-mails, prática habitual desta seguradora), fui contactado para que pudesse enviar o iPad de volta à seguradora, tendo este de levar o ID Apple desativado. Na minha inocência, apoiada por quem me atendia ao telefone, acreditei que seria desta vez que iria receber a indemnização sob a forma de cartão-oferta.
Tal não aconteceu. Passaram-se 32 dias desde que o iPad foi entregue no balcão da Worten Resolve, e a seguradora nunca me contactou, nem quando o prazo de resolução de 30 dias foi concluído.
Contactei então novamente a seguradora para que soubesse o que se passava, já que esta brincadeira de mau gosto andava a arrastar-se há demasiado tempo, e fiquei a saber que 2 semanas após o envio para a seguradora, o iPad lá estava de volta no balcão, sem que nada fosse resolvido. Foi-me dito também novamente que o caso não seria resolvido a não ser que enviasse um vídeo de volta a provar que realmente havia problemas com o aparelho, já que o pessoal técnico não encontrou um único.
Eu acho inadmissível que esta situação se arraste por tanto tempo e que ainda tenham o descaramento de dizer que está tudo bem com o aparelho quando várias entidades verificaram o contrário, quando há provas que afiram que está tudo mal com o iPad que seja verificável sem grande esforço por qualquer pessoa, tal como fiz com amigos e família.
Exponho este caso não só na esperança de que algo seja feito para resolver a situação. Não consigo fazer nada deste caso ainda já que nem a Worten nem a seguradora me ajudam nisto. Só me resta agir com o vídeo como foi pedido e tentar com que a situação ande para a frente.
O que chateia profundamente é o facto de a seguradora continuar a insistir de que o problema é do cliente e que nada será feito. Ainda ignoram os relatórios que provam o contrário.
Práticas enganosas, mentiras atrás de mentiras, pior serviço alguma vez prestado. Passado 5 anos continuo com o iPad estragado.
Voltaria a fazer negócio? Não
Temos que nos unir, contra essa seguradora, participei a cimpas o mal serviço prestado pela seguradora.
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.