Domestic & General Insurance PLC

Inês Marques
Inês Marques apresentou a reclamação
17 de agosto 2022
Estimados,
A 25/08/2018 adquiri um Frigorifico Combinado Whirpool BLF 7121 na loja Rádio Popular pelo valor de 299.99€, tendo adicionalmente sido efetuada extensão de garantia por 2 anos.
No passado dia 01 de agosto de 2022 (por volta das 18 horas) verifiquei que o equipamento acima indicado encontra-se com problemas técnicos uma vez que não refrigerava/congelava.
No mesmo dia, entrei em contacto com a Rádio Popular tendo-me sido indicado que, uma vez que a garantia da loja já se encontrava ultrapassada teria de contactar a seguradora - Domestic and General (extensão garantia). Na chamada efetuada com a referida seguradora recebi a indicação que a empresa que efetua as reparações (com respetiva representação da marca) e, com a qual a seguradora tem acordo, poderia demorar entre 1 a 3 dias úteis para realizar a visita técnica de forma a avaliar e/ou reparar a anomalia. Solicitei que procurassem agilizar a respetiva visita mas, referi no entanto, que não achava correto o tempo de espera apresentado para um novo contacto tendo em consideração o tipo de equipamento e época do ano em que nos encontramos (verão) mas, que iria então aguardar.
Na quarta-feira seguinte, dia 03 de agosto de 2022 recebo uma chamada de empresa técnica com o intuito de agendar então a visita do técnico para o dia 08 de agosto de 2022 (1 semana após o primeiro contacto por mim realizado). Reforcei novamente tratar-se de um frigorífico e, inclusive, toda a comida que o equipamento continha já se encontrava estragada devido ao problema do equipamento e altas temperaturas registadas no exterior do mesmo. A empresa técnica lamentou o sucedido, que iriam tentar agilizar a visita (algo que não aconteceu) mas, indicou que a seguradora não pode comprometer-se com prazos com os respetivos clientes pois não têm conhecimento do calendário da empresa técnica.
No dia 08 de agosto de 2022, no período da manhã, foi então efetuada a visita do técnico tendo o mesmo, após análise, indicado que o equipamento não tinha reparação e que iria ser comunicado a respetiva análise à seguradora. No final da tarde do mesmo dia, entrei novamente em contacto com a Domestic and General a solicitar ponto de situação do processo tendo sido informada que ainda não detinham qualquer informação da empresa técnica.
No dia 10 de agosto de 2022, ainda sem qualquer feedback, voltei novamente a contactar a seguradora e, uma vez mais, a resposta manteve-se a dada no dia 08 de agosto.
No dia 12 de agosto de 2022 (11 dias após o primeiro contacto efetuado) volto a ligar à seguradora e, indicaram-me que efetivamente já tinham recebido a análise por parte da empresa técnica e que iriam analisar a situação. Solicitei novamente quando tencionavam providenciar a resposta ao qual me foi indicado que, possivelmente, até ao próximo dia 16 de agosto (4 dias depois). Informaram-me ainda que, em caso de indemnização, ser-me-á enviado um cartão oferta com valor de compra do equipamento, que poderei usar na loja onde o mesmo foi adquirido (Rádio Popular) e, que o referido cartão pode demorar cerca de 3 dias úteis até se encontrar ativo.
Em suma, encontro-me sem frigorífico desde o passado dia 01 de agosto de 2022, toda a comida que o frigorífico continha ficou estragada e, à data da presente comunicação, ainda não tenho qualquer solução apresentada pela seguradora. Assumindo que no próximo dia 16 de agosto de 2022 recebo o cartão oferta anteriormente indicado, só passados três dias é que o mesmo ficará ativo e, só a partir daí é que poderei então efetuar uma nova compra de um frigorífico. Ou seja, praticamente 1 mês para resolver uma avaria de um frigorífico.
Acho lamentável todo o serviço prestado até então, não tendo existido qualquer preocupação com a situação em que me encontro nem forma de agilização do processo.
De certo que não voltarei a pagar por uma extensão de garantia com este tipo de serviço e nesta loja/seguradora.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2022
Domestic & General Group
18 de agosto 2022
Estimada Sra. Inês Marques,

Antes de mais agradecemos o seu contacto, o que mereceu a nossa melhor atenção, lamentando desde já o seu desagrado.

No seguimento do sinistro que nos reportou a 1 de Agosto, verificamos que o processo em questão foi finalizado a 18 de Agosto, momento em que lhe foi enviado o cartão oferta, tendo sido ativado hoje mesmo. Mais informamos que durante o dia de amanha irá receber um email a indicar quando tenha o saldo disponível para adquirir o seu novo equipamento.

Agradecemos o seu feedback que nos dá a oportunidade de rever este tipo de processo, com o objetivo da melhora do mesmo.

Lamentando desde já qualquer inconveniente provocado, encontramo-nos à sua inteira disposição para facultar qualquer esclarecimento adicional.

Domestic & General