Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - Seguro de roubo não aceite

Paulo Rosa Mendes
Paulo Mendes apresentou a reclamação
8 de outubro 2018
No dia 25 de Setembro, fui alvo de arrombamento na minha viatura e furtaram-me um iPad. Estava a entregar mercadorias num cliente, estando correctamente estacionado, com o carro fechado. Tinha a mala aberta para descarga da mercadoria, tendo o iPad no banco da frente com documentação diversa.
Após a entrega da mercadoria desloquei-me na direcção de Lisboa.
Parei na area de serviço de Aveiras para consultar o correio electrónico e responder a assuntos pendentes. Quando vou para utilizar o mesmo, ao não encontrar fiquei perplexo, tendo emotivamente ligado para o cliente para o cliente para constatar se o teria deixado no local.
Alguns minutos depois, constatei que a fechadura tinha sido forçada.
No final do dia, o meu filho activou uma aplicação no telemóvel para ser notificado quando o aparelho fosse conectado à internet. No dia 26 liguei para a Apple que me indicou como bloquear o mesmo em caso de ligação à internet. Tenho imensa informação muito importante, como códigos de acesso bancário, passwords, códigos pin de acesso entre outros.
Liguei para a numero indicado no certificado Domestic & General, 707010859 participando o furto, em que me indicaram que deveria enviar toda a documentação sobre o aparelho e acrescentar uma participação policial. Minutos depois recebo email do endereço electrónico, gestao.roubos@domesticandgeneral.com, a solicitar a documentação. Desloquei-me à Policia de Segurança Publica, fiz a participação do roubo, tendo de seguida enviado a mesma, juntamente com toda a documentação solicitada.
No dia 03 de Outubro enviam por email a informação de que o processo já se encontrava resolvido e que iria receber a analise via postal.
Indicaram que após analise, constataram que o sinistro notificado não se encontrava coberto e que não assumiriam os custos relacionados com o mesmo.
Que a analise se tinha baseado nas condições da apólice e de acordo com a definição de roubo. Resumidamente alegam que o o equipamento é subtraído de um veiculo com motor quando o mesmo não se encontra encerrado com chave, devendo estar no porta bagagem ou porta luvas fechado.
Um iPad é um equipamento de trabalho permanente ao nosso lado, que para além de não caber no porta luvas, não é usual estar no porta bagagem, que tal como o nome indica serve para transporte de bagagens.
Perante a analise solicitada ao parágrafo EXCLUSÕES ESPECIFICAS DA COBERTURA DE ROUBO, indicada pelos mesmos, indiquei a minha não aceitação da decisão.
Respondi ao mesmo solicitando a leitura da participação policial onde está transcrita toda a ocorrência e onde é indicada o uso da força com a indicação da porta ter sido forçada e destrancada, tendo anexado a factura da reparação da fechadura, que não tinha à data da participação.
Nesse mesmo dia recebo por correio electrónico a recepção do mesmo solicitando o envio para o departamento de Gestão de Reclamações, para que a mesma pudesse ser analisada.
Reenviei, reclamações@domesticandgneral.com, com o conhecimento da minha advogada.
Hoje dia 08 de Outubro, recebi a resposta à reclamação, em que alegam "não se encontravam preenchidos todos os requisitos que constituem as definições dos factos efectuada".

Passam a esclarecer:
e) Furto por Arrombamento se o Equipamento Segurado é subtraído de um veículo com motor quando o mesmo não esteja encerrado com chave, e que não se tenham tomado as devidas precauções para ocultar o Equipamento Segurado no porta-bagagens fechado ou no porta-luvas fechado.

Com isto, alegam que mantêm a decisão.

Agradeci a rapida resposta, respondendo o seguinte:

"
Exmos Srs.

Agradeço a rapida resposta. Face ao exposto, informo a veracidade do sucedido transcrito por Vossas Exas.

Contudo, acrescento que a mala se encontrava aberta por estar cheia de objectos, que em parte estava a entregar no meu cliente.

Com a obstrução que representava, não era possível o acesso ao interior do veiculo, que se encontrava trancado.

Mais informo que não era de possível acesso pela mala, conforme indicado, que levou a ser forçada a fechadura, “ROUBO OU FURTO POR ARROMBAMENTO” , conforme indicado na participação policial e também comprovada pela reparação do arrombamento, causado na viatura.

Lamento a posição tomada por vossas exas., informando que irei apresentar a reclamação nos organismos competentes, esperando a resolução em definitivo.

Na expectativa de reconsiderarem a vosso posição, subscrevo-me apresentando cordiais cumprimentos,

"

Continuo a aguardar, com enorme prejuízo a nivel financeiro, quer pela informação e documentação de trabalho perdidas, quer pelo tempo que estou impedido de ser ressarcido para poder adquirir novo equipamento, fundamental no meu de trabalho.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2018