Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General - Reclamação

Eurico
Eurico apresentou a reclamação
25 de maio 2017

A 1/7/2014 adquiri um computador portátil TOSHIBA, modelo L50-A-1CU, com o n.º de série XXXXXx, na Radio Popular. Compra no valor de 779,00€, tendo sido aconselhado a fazer um seguro do equipamento supra referido pela Domestic & General, do programa Mega Garantia - Protecção Total 3 Anos, seguro que me custou na altura da compra 159,00€. O equipamento (computador portátil TOSHIBA, modelo L50-A-1CU, com o n.º de série XXXXXx) ficou assegurado por um período de 3 anos por 872,90€, tendo pago um preço final (equipamento+seguro) de 938,00€, conforme cópia 1 em anexo.

No passado dia 19-04-2017, o equipamento deixou de funcionar correctamente. O equipamento liga, arranca o sistema operativo, e mesmo estando ligado com o carregador à corrente eléctrica, passados 2 a 3 minutos, colapsa (desliga-se sozinho). Por várias vezes tentei por o equipamento a funcionar, mas o comportamento do mesmo é sistemático, o que se configura dentro das avarias mecânicas ou eléctricas.

No seguro da Domestic & General (do programa Mega Garantia - Protecção Total 3 Anos) com o n.º de Certificado: RP3 2536444, está definida a duração do seguro para as avarias mecânicas ou eléctricas de 01/07/2016 até 01/07/2017 e para os danos acidentais de 01/07/2014 até 01/07/2017.

Após várias tentativas, no dia 21/04/2017, optei por acionar o seguro, tendo para o efeito telefonado para o número 707 780 023 (número de valor acrescentado que nesta altura já gastei mais de 10€ só em contactos para resolver a situação).

No dia 27/04/2017, um funcionário da E-NACEX, telefonou-me previamente, conforme indicação dada na altura da activação do seguro , repito telefonou-me previamente, e procedeu à recolha do equipamento em local acordado, conforme cópia 2 em anexo.

Dia 05/05/2017 o equipamento foi-me entregue por um funcionário da DHL, tendo telefonado previamente para combinar a entrega (conforme cópia 3 em anexo), onde constava o “Informe de reparación” da SERTEC 360, conforme cópia 4 em anexo, empresa de Barcelona, tendo como e-mail de referência Administracion_Care@acer-euro.com (devo concluir que são reparadores de computadores ACER, e não TOSHIBA), onde constava a seguinte “descripción del Problema”: System Failure: MS Vista | Manual Failure: NA Caducidad: 16/05/17 Modelo: L50A1CU O EQ LIGA E APOS 2 OU 3 MIN DESLIGA-SE ACONTECEU DIA 19/04
A informação que me interessava estava no “Detalle del Diagnostico”: Ele mudou o ventilador. Foi testada com resultados positivos. Funciona corretamente.

Após a entrega, assim que tive oportunidade de testar o equipamento constatei que o problema persistia, exactamente com as mesmas características.

Às 18:45 desse mesmo dia, 05/05/2017, telefonei para o serviço técnico da Domestic & General pelo 707 780 023 (chamada de valor acrescentado onde nos fazem esperar longos minutos para validar qualquer informação de identificação, fora o tempo que se demora a indicar a avaria que persistia), onde deixei indicação ao sr. XXXXXX que o problema persistia, que teriam de fazer a recolha do equipamento o mais rapidamente possível, pois necessito do computador para a minha actividade laboral. O sr. XXXXXXXX respondeu-me que na semana seguinte iriam fazer novamente a recolha do equipamento, ao que contrapus que no dia 8 de Maio não teria disponibilidade para entregar o equipamento, mas que me telefonassem sempre, pois ele estaria no mesmo local mas seria outra pessoa a entrega-lo. Nos restantes dias da semana de 9 a 12 de Maio, estaria sempre disponível para realizar a entrega do equipamento, reforçando sempre que quem viesse fazer a recolha me telefonasse antecipadamente, conforme procedimento da primeira entrega e recepção do equipamento.

Dia 12 de Maio ao fim da tarde, sem ter sido contactado uma única vez por alguém para fazer a recolha do equipamento volto a telefonar para o 707 780 023 (onde nos fazem esperar longos minutos para validar qualquer informação – chamada de valor acrescentado), onde uma senhora me atende e me informa que no “sistema” estava a indicação que eu não teria disponibilidade durante a semana para fazer a entrega do equipamento.
O que é FALSO.
Dei novamente a indicação para fazer a recolha do equipamento, reforçando, novamente, para me telefonarem quando fossem fazer a recolha, já na semana de 15 a 19 de Maio.

Quando cheguei a dia 17 de Maio ao final do dia sem ter sido contactado para fazer a recolha do equipamento volto a telefonar para o 707 780 023, onde me informam que o pedido de dia 12 de Maio estava a ser processado e que entrariam em contacto comigo para fazer a recolha. Informei a senhora com quem estava a falar, que teriam de fazer a recolha do equipamento para solucionar a avaria até sexta-feira, 19 de Maio, senão apresentaria uma RECLAMAÇÃO.

Quando a chego ao final do dia 18 de Maio sem ter sido contactado para fazer a recolha do equipamento, começo a desconfiar que ninguém da Domestic & General estaria interessado em resolver a avaria do equipamento segurado pelo programa Mega Garantia - Protecção Total 3 Anos) com o n.º de Certificado: RP3 2536444, pelo que volto a telefonar para o 707 780 023, onde me informam que já tentaram fazer a recolha por 4 vezes durante a semana, só que não estava ninguém para fazer a entrega do equipamento.

O que é FALSO.
Pois de 15 a 18 de Maio esteve sempre alguém na morada de recolha do equipamento e ninguém apareceu para fazer a recolha.

Voltei a dizer à senhora que, para procederem à recolha, teriam sempre de me telefonar, e que duvidava vivamente que alguém se tivesse deslocado à morada para fazer a recolha do equipamento. Mais lhe disse que teriam até dia 19 de Maio para fazer a recolha do equipamento para solucionar a avaria, senão apresentaria uma RECLAMAÇÃO.

Como a 19 de Maio perto da hora de almoço ninguém tinha entrado em contacto comigo e tendo recebido uma mensagem da Domestic & General a informar que não foi possível a recolha do equipamento, resolvo telefonar para o 707 780 023, onde o Sr. XXXXXXXX me volta a atender e me informa que o SMS era para me informar que iriam abrir novo processo de recolha, pelo que teriam de fechar o processo anterior.

Disse-lhe que os procedimentos internos da empresa não me interessavam, porque funcionam mal, e que queria o meu problema resolvido.

Como cheguei ao final do dia 19 sem que nenhum contacto tenha acontecido, parto do princípio que a vontade de resolução do problema é nula, andando os vossos colaboradores a desculparem-se constantemente, esperando que o prazo de duração do seguro expire, a 1/07/2017.

Data de ocorrência: 25 de maio 2017

Ola bom dia
Tenho um problema similar e após ter visitado varios foruns e multiplos locais a D&G apenas da desculpas para não assumer qualquer reparação , para se desviar das responsabilidades
Acho que deveriamos juntar o maximo possivel de lesados por esta seguradora e export perante as autoridades de consumo Deco Proteste e ASAE