Colchões
    4420-527 Valbom Gondomar
  • dormedi@dormedi.pt

Dormedi - Garantia ( falta dela ) no pós-venda

jose bento
jose bento apresentou a reclamação
27 de março 2017

A empresa dormedi Unipessoal, Lda ou netdistribuidora ( Pois fiz encomenda através da 2ª e a fatura veio com os dados da 1ª ), vendeu em 01/07/2015 para utilização do meu pai, uma poltrona de massagem reclinável elevatória, modelo " Maximum ", por 605,00 euros.
No primeiro ano de utilização, nada a referir.
Em janeiro de 2017, a poltrona começou a fazer uns rangidos nas ações de elevar e baixar, pelo que se pediu a assistência ao abrigo da garantia.
No contacto telefónico para o efeito, ficámos a saber que para a concretização da assistência, seria necessário proceder ao pagamento de 60,00 euros, que seriam ou não devolvidos, dependendo tal de avaliação do técnico e à consequente determinação do problema estar ou não abrangido pela garantia.
Procedeu-se ao pagamento, a assistência concretizou-se em 16/1/2017 e o técnico informa que aquela situação seria normal, face ao uso dado à poltrona e ao tempo entretanto decorrido, pelo que não houve lugar à devolução da verba paga.
No passado dia 22 de março de 2017, o meu pai reporta-me que numa ação de rotina de uso da poltrona, a mesma assenta abruptamente no chão, impossibilitando a sua normal utilização.
Contactei a assistência pós-venda no dia seguinte (23/03 ) e condicionados às mesma condições do anteriormente relatado, pagámos novamente 60,00 euros.
Sem surpresa, o técnico informa então que a anomalia que se verifica é devida a mau uso, estando portanto excluída da garantia.
Questionando o técnico e posteriormente os serviços pós venda, sobre o que as coberturas da garantia, ficámos a saber que a simples frase " utilização anormal ou não conforme ", que consta nos termos e condições de garantia e serviços após venda, serve para excluir praticamente todas as situações previstas para defesa do consumidor preconizadas na Lei , pelo que o serviço após venda destes Senhores, deveria ter em vez de um assistente, uma gravação com a frase " Estimado cliente, obrigado pelo seu contacto. Lamentamos mas a utilização anormal ou não conforme que deu ao produto adquirido, está excluída da garantia ".
Em resumo estes Senhores, venderam um produto sem qualidade, por um preço não desprezível de 605,00 euros, decorrido um ano e alguns meses cobram num trimestre mais 120,00 euros e o cliente fica com um bem totalmente inútil, sem que lhe fosse dado sequer um orçamento de reparação.
Face ao acima exposto, fica um alerta aos restantes consumidores para ponderarem bem antes de adquirirem qualquer produto a esta empresa.

Data de ocorrência: 27 de março 2017
7 de julho 2017
Estimado Sr.

Pedimos desculpa pela demora na resposta, mas estivemos a analisar a assistência que foi prestada á poltrona adquirida pelo seu Pai nosso cliente.
Ao analisarmos os relatórios técnicos verificamos que das 2 vezes que solicitou assistência a poltrona encontrava-se a funcionar, porém com algumas dificuldades na sua articulação.
Pelo que foi observado, conclui-se que devido ao problema que o seu Pai apresenta em uma das pernas, a utilização correcta da poltrona fica prejudicada, provocando desequilíbrios que resultam em danos na sua estrutura mais tarde.
Por este motivo a poltrona deixa de articular correctamente não sendo considerado por isso qualquer defeito de fabrico, mas sim uma utilização incorrecta do objecto.
Nas 2 assistências prestadas pelo nosso técnico a poltrona foi-lhe deixada com grandes melhorias no seu funcionamento, achamos por isso que tudo fizemos para que o seu Pai ficasse integralmente satisfeito.
Devido ao acima exposto não entendemos por isso a sua insatisfação.
Agradecemos, que se tiver ainda alguma dúvida relativamente á assistência que lhe foi prestada contacte o nosso apoio ao cliente e todos os esclarecimentos lhe serão dados.

Ficamos á sua inteira disposição.

Cordialmente,
Apoio ao cliente Dormedi
jose bento
7 de julho 2017
Exmos. Senhores,

Quase tudo os que os senhores relatam é verdade, porém nada razoável.

Começando pela venda do produto. Este foi adquirido, (mediante visita prévia do V. especialista), como sendo o mais adequado à pessoa em questão e às suas dificuldades ( elefantíase dos membros inferiores ).

Prosseguindo para a má utilização. As exclusões no âmbito da garantia, (verificadas posteriormente), são tantas, que qualquer troca está fora de questão.

Continuando para a assistência pós venda. Convenhamos que o valor de 60,00 cobrado por deslocação é bastante elevado, sobretudo quando, face ao parágrafo anterior, é praticamente não reembolsável, o que nos leva a crer tratar-se de um sub-negócio.

Remetendo para o início desta resposta " Quase tudo é verdade ", com efeito, por ocasião da segunda assistência, o V. técnico deu por insolúvel a avaria da poltrona, contrariando assim a V. afirmação de que
o produto ficou utilizável.

Aliás devido a esse facto é que, apesar de tudo, nos mostrámos disponíveis para adquirir uma outra poltrona da V. gama mais adequada à situação, negociando um desconto razoável. A V. resposta foi que nos poderiam fazer uma atenção de 20,00 euros. Leram bem... Vinte euros, para aquisição de um bem com um custo eventual de mais de 600,00 euros. A prodigiosa atenção representaria um fantástico desconto de 0,033%.

Resta acrescentar, que adquirimos outra poltrona na concorrência a um terço do preço, cuja utilização decorre até à data sem problemas. Vamos entretanto adquirir mais uma poltrona, para outra casa de família.

Esperamos que, ao contrário de V.Exas, quem ler esta resposta, entenda a nossa insatisfação.

condições que V.Exas enumeram