Comércio e Aluguer de Veículos, Lda

Drive On Holidays - Jamais aluguem um carro desta empresa!!!

Rodrigo de Medeiros Paiva
Rodrigo Paiva apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2016

Alugamos um veículo na Drive on Holidays e chegando em Lisboa, pagamos o valor total e incluímos a modalidade de seguro Total Relax Coverage, que era a modalidade mais completa.
Apanhamos o veículo no dia 01/01/16. A apresentação e a entrega do mesmo foi feita no menor tempo possível e sem muitas explicações. Afinal, chegam e saem turistas a toda hora.
No dia 13/01, saindo da Serra da Estrela, a caminho de Sevilha (Espanha), no meio de uma estrada o carro ficou sem embreagem. O pedal totalmente sem pressão e impossível de se engatar qualquer marcha. Acabamos ficando em um local escuro e isolado.
Entramos em contato com a Drive On Holidays. Esperamos eu, minha esposa, sogra e filha dentro do carro, por 2 horas (já eram 21:30h), quando o mecânico com o guincho chegou. O mesmo constatou que o veículo não poderia seguir viagem e que a falta de pressão no pedal poderia até mesmo ser falta de óleo.
A Empresa citada, queria que seguíssemos de táxi para Lisboa para apanhar outro veículo. Porém, estávamos do lado oposto de Portugal. Depois de muita discussão, fomos até Évora e no pedágio desta cidade, a Empresa nos levou outro veículo para seguirmos viagem. Chegamos em Sevilha (onde já tínhamos hotel reservado) às 4 horas da manhã, cansados e irritados com a situação.
No dia 18/01, conforme o combinado, devolvemos o carro para regressarmos ao Brasil. Para nossa surpresa, a Drive On Holidays nos exigiu uma pré autorização de 300,00 euros no cartão de crédito (obviamente eles já possuíam o número), devido à avaria no veículo.
Essa informação nos causou espanto, primeiro porque havíamos pago por um seguro total. Segundo, pelo funcionário nos mostrar que no contrato, redigido em inglês ( única opção apresentada pela empresa), haviam algumas exceções de cobertura, entre elas a embreagem. Em momento algum isso nos foi explicado na aquisição desta modalidade de seguro. O atendente foi claro somente quanto a não cobertura dos vidros, pneus e danos ao estofamento causado por cigarro.
Segundo eles, o veículo estava passando por uma vistoria para verificar se nós éramos os responsáveis pelo dano ocorrido ou não. Discutimos muito na empresa pois, como saber se o dano foi causado por nós? Afinal, um veículo alugado passa por muitos condutores diferentes. Como um técnico pode precisar exatamente quem é o responsável? Como podemos saber em que condições a embreagem se encontrava na aquisição do veículo?
O funcionário falou à respeito de mal uso do veículo. Não somos um casal de iniciantes dirigindo. Qual a vantagem de não dirigir de forma adequada ou fazer mal uso do veículo, pondo em risco nossa família e nossas férias?
Enfim, depois de muita discussão e com o horário de nosso voo se aproximando, tivemos que ir embora, sem concordar com essa pré autorização e voltar para o Brasil.
Um dia depois, 19/01, já no Brasil, para nossa surpresa, entra uma informação no celular sobre o cancelamento da pré autorização dos 300,00 euros e outra informação sobre um débito de 1.937,88 euros. Detalhe, o aluguel do veículo, com todas as taxas foi de 1.099,36 euros e mais uma taxa de reserva de uns R$ 400,00.
Depois de reclamar com a empresa, eles nos passaram os comprovantes do cartão de crédito dos 300,00 euros ( pré autorização e cancelamento) e o débito dos 1.937,88 euros ( que não autorizamos e nem tínhamos noção deste valor exorbitante ) e uma estimativa de orçamento de uma empresa chamada Sobralcar, descriminando os valores do conserto. Esse mesmo orçamento poderia ser de 5.000,00 euros ou qualquer outro valor que eles quisessem, afinal já estávamos no Brasil e a distância beneficia qualquer tipo de decisão da Drive on Holidays.
Já mandamos 2 emails para a empresa e outro para o cartão de crédito Mastercard da Itaucard, com toda a documentação, incluindo o contrato, contrato do seguro (que está redigido em inglês, apesar da empresa ser portuguesa e só atuar em Portugal) e todos os comprovantes do cartão. Lembrando que, o comprovante dos 1.937,88 euros foi emitido por eles, sem a nossa senha ou autorização mediante o valor.
Informamos a empresa e o cartão de crédito que não autorizamos este débito, baseado totalmente na má fé da Drive on Holidays.
Esse é a primeira das muitas reclamações que irei veicular na internet e em todas as redes sociais que tenho acesso.

Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2016
12 de março 2016
No seguimento do exposto, e conforme transmitido ao nosso cliente, reiteramos que caso a embraiagem não se encontrasse em perfeitas condições de utilização, conforme alega, não teria sido possível a circulação normal da viatura durante o período de 12 dia, como veio a suceder.
A empresa comunicou ao cliente, tempestivamente, quais os procedimentos a adoptar, após a avaria e auxiliou no processo de assistência, disponibilizando, inclusive, um colaborador para fazer a entrega da viatura de substituição no local onde o cliente se encontrava – evitando a deslocação daquele e sua família até Lisboa – algo que não está previsto contratualmente.
No âmbito da vistoria realizada, foi identificada como causa da avaria a embraiagem queimada, por indevido uso da viatura (uso excessivo do pé no pedal), tendo sido orçamentado o respectivo custo para a sua reparação.
A empresa devolveu o montante que havia bloqueado – devidamente autorizado pelo cliente – quando informada da avaria e procedeu à cobrança do montante correspondente ao custo da reparação.
Das condições contratuais do seguro Total Relax Coverage subscrito pelo cliente, resulta que o cliente é responsável por todos os danos e despesas resultantes do indevido uso da viatura. Mais consta expressamente das respectivas exclusões de cobertura a opção embraiagem queimada.
A empresa procedeu em conformidade com o previsto contratualmente.
28 de março 2016
Foi apresentado um erro. Insisti por várias vezes e não tive sucesso.

Quanto ao meu caso, posso dizer que, até o momento, o Cartão de Crédito estornou o valor cobrado. Isso depois de insistirmos muito, através de emails com documentação anexa e publicação do problema ocorrido em várias redes sociais, revistas de turismo e outros mecanismos de queixa.

Quanto á empresa reclamada, tivemos um contato no qual parecia que a Holidays iria colaborar conosco, porém na resposta seguinte deram uma desculpa qualquer e compreendemos que aquilo era apenas para constar que entraram em contato conosco.

Enfim, por enquanto, essa é a posição que temos. Porém, ainda continuaremos a publicar o ocorrido nas redes sociais para que outras pessoas não caiam nessa armadilha.

Grato,

Rodrigo Paiva