Comércio e Aluguer de Veículos, Lda

Drive On Holidays - Pagamento de scuts

Agostinho Gomes
Agostinho Gomes apresentou a reclamação
10 de dezembro 2018
aluguei uma viatura, onde foi-me perguntado se queria ter via-verde. Disse que não estaria interessado.

Como no meu trajeto passei por várias SCUTS, dirigi-me aos CTT para efetuar o pagamento das mesmas (passado 3 ou 4 dias). Estas não estavam disponveis para pagamento.

Liguei ao rent-a-car que me informou apenas que nao podem fazer nada e por vezes as SCUTS em falta nao aparem para pagamento. Não fui informado desta situação aquando do aluguer da viatura. Agora tenho que aguardar que receba uma carta com os pagamentos em falta (e respetivos custos administrativos associados) e realizar então o pagamento.
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2018
Drive On Holidays
11 de dezembro 2018
Em seguimento da reclamação recebida cumpre-nos transmitir que foram cumpridos os parâmetros internos no que diz respeito ao aluguer da viatura e informação de serviço de dispositivo eletrónico para pagamento de portagens segundo o artigo 2º da Portaria 190/2013 do Diário da República.

Foi disponibilizada toda a informação sobre o serviço disponível para pagamento de portagens e SCUTS que o cliente recusou subscrever.

Na subscrição do serviço ou recusa do mesmo o cliente assina um documento que confirma o reconhecimento da sua escolha sendo responsável pelo pagamento de qualquer passagem efectuada.

É possível confirmar que o documento da não subscrição do serviço foi entregue ao reclamante que o assinou reconhecendo que não pretendia a subscrição deste serviço. Devido ao Regulamento Geral da Proteção de Dados o documento não será anexado, porém é possível transcrever o teor do mesmo:

"De acordo com a Legislação Portuguesa e em conformidade com o artigo 2º da Portaria nº 190/2013, toda a frota da Drive on Holidays encontra-se equipada com dispositivo electrónico de Via Verde.

A aquisição do serviço implica um custo estipulado no artigo 3º da mesma Portaria.

Tomei conhecimento da informação supra mencionada e , de minha livre vontade, opto pela não activação do serviço para pagamento de portagens, ficando assim responsável pela sua regularização nos termos legais para o efeito e por coimas adjacentes às passagens efectuadas com pagamento em falta perante a Entidade de Cobrança de Portagens.

Tomei conhecimento que não é possível a sua regularização junto da empresa Drive on Holidays quando não activado o serviço."

Data e Assinatura

Lamentavelmente não é possível outro tipo de resolução, uma vez que não subscrito o serviço, qualquer passagem efectuada pelo condutor não se encontra ao dispor da Drive on Holidays.

Atentamente,

Customer Care
Drive on Holidays
Agostinho Gomes
11 de dezembro 2018
Drive on Holidays, correto o vosso "statement". O valor definido por lei é o seguinte:

"2 - Pela prestação do serviço de disponibilização do meio de pagamento das taxas de portagem e desde que se venha a confirmar a sua utilização pelos clientes, as EAVSC podem cobrar aos mesmos os custos incorridos com o serviço, com um limite máximo de (euro) 1,50, acrescido de IVA, por cada dia de aluguer do veículo, e com um limite máximo de 15(euro), acrescido de IVA, por mês e por contrato de aluguer. "

No entanto, e após contactar a ASCENDI, informaram que quando o cliente não quer utilizar o servico, este não deve estar:
- nem Ativo
- nem associado à matricula de nenhuma viatura
para não acontecer o que aconteceu no meu caso, porque o sistema valida se existe algum distico associado à matricula e havendo envia diretamente os custos das SCTUS para esse distico.

Ainda como sugestão da ASCENDI, vou então requistiar um comprovativo nos CTT, como por boa fé, tentei proceder ao pagamento no prazo legal.

Foi de facto um único ponto negativo no vosso servico. De resto não tenho nada a indicar pela prestavação do vosso servico.

Cumps
10 de dezembro 2018

Tinha aceite a via verde e evitava estas chatices.

Ver perfil de
10 de dezembro 2018

Por isso as Rent a Cars disponibilizam via verde! No final não fica a dever nada porque eles descontam no seu cartão de crédito!

11 de dezembro 2018

Certo, eles disponibilizam esse serviço (ativação da via-verde nas viaturas) mas com um custo diário associado.