Dstelecom, S.A.
  • Rua de Pitancinhos, Apartado 208, Palmeira,
    4711-911 Braga
  • provedoria@dstelecom.pt

dstelecom - Colocação de cabo de fibra ótica na fachada de moradia

Luís Gonçalves
Luís Gonçalves apresentou a reclamação
9 de março 2020
Exmos. Senhores,

De acordo com a informação que consegui obter, a dstelecom está a executar trabalhos de instalação de fibra ótica no conselho de Odemira, mais concretamente, em Almograve.
Por conseguinte, verifiquei que foi passado e fixado um cabo na fachada da minha casa.
Deste modo, permitam-me que vos questione sobre dois aspetos:
1. Onde está a comunicação da vossa empresa aos proprietários relativa ao início dos trabalhos que estão a desenvolver?
2. Onde está a minha autorização, como proprietário, para que a vossa empresa proceda a trabalhos no meu domínio privado?
Posto isto, e aguardando a vossa resposta, estejam cientes de que, nesta data, a vossa empresa está a violar o direito de propriedade, uma vez que os trabalhos foram executados em área privada, sem qualquer consentimento do proprietário.
Esta desagradável situação, sustentada no vosso modo de atuação, e com óbvias consequências para a imagem da empresa dstelecom, torna-se por demais incompreensível, quando a habitação dispõe de uma caminho da cabos, que permite ocultar a passagem dos mesmos pela fachada
Nestes termos, solicito que procedam à remoção do cabo que instalaram na fachada da minha casa, assegurando a respetiva reposição das condições iniciais que encontraram no local. Quer isto dizer que, deverão proceder ao tapamento dos buracos que fizeram para fixar o cabo e proceder à pintura da área em causa.
Mais informo que, a não obtenção de qualquer esclarecimento da vossa parte e resolução atempada da situação descrita, levar-me-á a remeter este assunto para outras entidades.
Entretanto, aguardo as vossas diligências em conformidade e a comunicação da data para remoção dos cabos e respetivos trabalhos acessórios.

Mais vos informo que, remeti em 23/01/2020 um email (em anexo) para a vossa empresa, ao qual não obtive qualquer tipo de resposta. Deste modo, não me restou outra alternativa senão fazer aqui esta reclamação e dar conhecimento da mesma ao Município de Odemira e à ANACOM.
Data de ocorrência: 9 de março 2020