Performance da Marca
16.0
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
22,2%
Tempo Médio de Resposta
10,6%
Taxa de Solução
16,7%
Média das Avaliações
20,8%
Taxa de Retenção de Clientes
7,7%
Dinastia Motriz, Lda
  • 915 001 005
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua do Outeiro, 285
    4485-029 Aveleda VCD
  • comercial@edrive.pt

E-Drive - Burla com baterias

Sem resolução
AtlantiMajestic
AtlantiMajestic apresentou a reclamação
17 de janeiro 2023
A 22 de Abril de 2022 comprei à E-Drive um Renault Zoe ZE50 R135, pelo valor de 25.900€.

No anúncio da mesma, constava que a viatura tinha Baterias próprias e não de aluguer. Precisamente o que a empresa procurava.
Antes de avançar com a aquisição, foi confirmada essa informação com o Stand, através da funcionária Sra. Patrícia, que tratou do processo de aquisição da viatura.

Foi emitida uma fatura pelo Stand, onde consta a informação "Viatura sem aluguer de bateria (Bateria Incorporada)".

Após a aquisição do veículo, foi-nos relatado casos de burla onde constava o nome deste Stand, que viemos a confirmar por diversos meios, nomeadamente o próprio Portal da Queixa, com relatos similares ao caso da nossa empresa. Confirmou-se ainda na aplicação "MyRenault" (Onde é possível verificar algumas informações da viatura), que o veículo tem a menção "Baterias de Aluguer".

Foi enviado de imediato à RCI - Empresa que gere contratos de baterias da Renault - se a viatura tinha ou não baterias de aluguer. Foi confirmado por email que sim.

Contactado o Stand, houve uma conversa telefónica com o Sr. Alberto Ramalho - responsável do Stand - que garantiu que não bloqueavam as mesmas, pois não eram de aluguer.
Acrescentou ainda "Que tentem. Isso é que era bom".
Foi-lhe solicitado um documento da própria Renault a confirmar essa informação, caso contrário, a empresa iria devolver a viatura e desfazer o negócio.

Não havendo resposta, comunicámos ao Stand por escrito, a 3 de Maio de 2022, que iríamos proceder à devolução da viatura, no mesmo Stand onde a mesma foi levantada:

E-Drive Option Lisboa
Rua D. Manuel I nº14 A
2695-165 Lisboa

Após chegada ao Stand, atendido pelo Sr. Ricardo Santos - O mesmo funcionário que nos atendeu sempre pessoalmente e com quem levantámos a viatura inicialmente - Disse (após contactar telefónicamente com o Sr. Alberto Ramalho) que não aceitava a viatura, e que teríamos de ir a Vila do Conde a entregar.

A empresa situa-se na Área Metropolitana de Lisboa, nunca foi a Vila do Conde tratar de nenhum assunto referente à compra da viatura, tendo tudo sido tratado no Stand de Lisboa, nem faria sentido devolver a viatura noutro local que não o de levantamento da mesma.

Contactada a PSP, alegou que não podia intervir nesta situação.

A 22 de Dezembro de 2022, a bateria da viatura em assunto foi bloqueada pela RCI, impedindo a viatura de ser carregada.

Tratando-se a empresa uma Rent-A-Car, e a viatura deste ramo, escusado será dizer o avultado prejuízo que esta situação causa.

Contactada a RCI nessa mesma data, para adquirir a bateria - Até à data desta queixa - continua-se a aguardar resposta. Não é admissível.

Contactado o Stand nessa mesma data, só respondeu a 2 de Janeiro com um alegado email enviado a "Um conjunto alargado de clientes"; indicando que - genericamente - estavam a tratar do assunto e teriam uma solução de desbloqueio do carregamento das baterias no próprio dia ou seguinte.

Tal não aconteceu, continuando a viatura nesta situação até à data desta queixa.

Hoje, 17 de Janeiro de 2023, aparece em diversos meios de comunicação (Jornal de Notícias, Observador, Correio da Manhã, CNN Portugal e vários outros) um esquema que estará já a ser investigado pela PJ:

https://observador.pt/2023/01/17/burla-com-baterias-mais-de-cem-condutores-ficaram-com-os-carros-eletricos-parados-de-um-dia-para-o-outro/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1673945370

https://www.jn.pt/justica/burla-com-baterias-desliga-centenas-de-carros-eletricos-15670327.html?target=conteudo_fechado

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/burla-em-stand-de-vila-do-conde-bloqueia-baterias-de-carros-eletricos-a-mais-de-80-lesados?fbclid=IwAR33XTf0STLYX0KXpgld6AvdcQr0p0VndHnLC69a6endOUFfjSLUp-gpW9s

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/burla-com-carros-eletricos-leva-portal-da-queixa-a-receber-varias-reclamacoes-14672239.html?fbclid=IwAR3Dwh_54vBFsgYqfln3mdsoGxvTYioMSunhax4af2aNfpiu_wwO0EsiWFk

https://cnnportugal.iol.pt/carros-eletricos/baterias/foi-mais-barato-ate-ao-dia-em-que-nao-arrancou-burla-com-baterias-imobiliza-centenas-de-carros-eletricos-em-portugal/20230117/63c656ca0cf2c84d7fc388e0

https://www.jn.pt/justica/burla-com-carros-eletricos-mobilize-pondera-avancar-para-tribunal-15670345.html
Data de ocorrência: 17 de janeiro 2023
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.