16.0
Dinastia Motriz, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua do Outeiro, 285
    4485-029 Aveleda VCD
  • comercial@edrive.pt

E-Drive - Burla na compra de veículo elétrico

Herculano Rodrigues apresentou a reclamação
10 de junho 2021 (editada a 11 de junho 2021)
Na sequência do contrato de compra e venda efetivado entre mim ( S. Fortes) e V. Ex.as, em que o stand “Edrive Option - Dinastia Motriz” me vendeu o veículo da marca “Renault”, modelo “Zoe ZE50 R135”, venho por este meio, considerar nulo esse contrato, pelo seguinte:
Desde o primeiro contacto com o stand “Edrive Option”, sempre foi solicitado proposta para a compra de um Zoe com baterias próprias, ou seja, sem necessidade de contrato de aluguer das mesmas, conforme contrato celebrado, assim como diversos e-mails e mensagens com a vossa colaboradora, Patrícia Gouveia.
Depois da entrega do veículo, no dia 26/04/2021, pelo Sr. Américo; supostamente também funcionário dessa empresa; e ao emparelhar a viatura com a app “My Renault”, verifiquei que no separador Características/ Informações/ Versão aparece a indicação de que tem contrato de aluguer da bateria, assim como a versão se trata da “Intens” e não a “Exclusive”, contrariando toda documentação fornecida por V. Ex.as, assim como o acordado, nomeadamente a respetiva fatura, onde tem a indicação que o veículo não necessita de contrato de aluguer de baterias.
Perante tais factos, foram contactados ambos os funcionários, os quais mantiveram a indicação de que se trataria de um veículo com baterias próprias e que “estivesse descansada”, pois na fatura viria tal indicação e que seria este o único comprovativo, tendo-vos eu solicitado documentação oficial da marca “Renault”, tendo-me sido negada pela Sra. Patrícia Gouveia, alegando a mesma que o assunto seria resolvido pelo suposto sócio/gerente da empresa, Sr. Ramalho. O qual ligou ao meu esposo, no dia 28/04/2021, com as mesmas afirmações da vossa funcionária, recusando-se a anular o negócio, alegando o Sr. Ramalho mais uma vez que o Zoe teria baterias próprias e “que estivesse descansada”, pois assumiria as responsabilidades inerentes à venda do automóvel conforme o escriturado e acordado;
Como da vossa parte, nunca me foi fornecida qualquer documentação oficial que comprove que o carro tem baterias próprias (sem necessidade de contrato aluguer de baterias), contactei as seguintes entidades: Renault – Alemanha, RCI Banque – Alemanha, Renault – Portugal, RCI Banque – Portugal e o Stand “AHM Autohaus Muller GmbH” – Freising Alemanha (stand onde foi o Zoe vendido em novo), as quais (todas) me confirmaram que o veículo possui em vigor um contrato de aluguer de baterias na Alemanha, o qual devia ter sido transferido para Portugal, pelo importador do automóvel, supostamente a "Famaburgo Lda.", com a mesma sede da "E-Drive Option".
Como resposta ao meu pedido de esclarecimento, o banco “RCI Banque – Portugal”, na qualidade de proprietário da bateria que equipa o carro que comprei a V. Ex.as, já procedeu à minha notificação para que indique todos os dados do importador (supostamente a empresa “Famaburgo Lda” com a mesma sede da empresa/ stand “Edrive Option”, para que possam agir judicialmente pelo facto de não ter sido transferido o contrato de aluguer de bateria da Alemanha para Portugal.
Face ao exposto e com base nos meus direitos como consumidora, sentindo-me enganada por essa empresa, exigi através de cartas registadas com aviso de receção; que até ao prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar da entrega; a anulação/ resolução do contrato de compra e venda da viatura e devolução do valor pago pela mesma (vinte e três mil euros) + o valor do registo para transferência de propriedade (cinquenta e cinco euros e trinta cêntimos), pelo método de transferência bancária imediata para o IBAN lá indicado. Sendo restituído o veículo a V. Ex.as, após receção dos €23 055,30 (vinte e três mil e cinquenta e cinco euros e cinquenta cêntimos) e preenchimento com as devidas assinaturas do Requerimento de Registo Automóvel para a transferência de propriedade.
Face à demora na resposta, contactei o "auto-intitulado" sócio-gerente, Sr. Alberto Ramalho, questionando-o se iria responder às missivas por mim remetidas, ao qual o mesmo respondeu que ainda não havia respondido por falta de tempo, pois estaria a abrir mais um stand em Vila Real (Av. Aureliano Barrigas 169, 5000-442 Vila Real), mas que a resposta seria negativa.
Uma vez que não vejo cumprida a minha legítima exigência, informo V. Ex.as que irei avançar com procedimento judicial, incluindo queixa crime, para ver efetivada a resolução do contrato de compra e venda. Ou caso consiga efetuar a compra da bateria, junto do “RCI Bank”, ser ressarcida do valor das mesmas (supostamente superior a oito mil euros, aguardando valor final). Os valores aos quais tenha direito a ser ressarcida, serão sempre acrescidos de juros de mora, à taxa legal em vigor, desde a presente data até efetivo e integral pagamento.
Outro aspecto a considerar, tal como indicado anteriormente, tem a ver com a diferença de preço entre a versão “Intens” e a “Exclusive”, cerca de €2000 (dois mil euros) a qual terá de ser assumida por V. Ex.as, nos moldes atrás indicados.
Com aceitação da rescisão / anulação do contrato de compra e venda, V. Exas poderão regularizar a situação do veículo e vendê-lo a outro cliente em conformidade com as verdadeiras características, sem termos de passar por todo um processo judicial e consequente exposição mediática a que possam estar sujeitos, pois estarei legitimada a reclamar a todas as entidades fiscalizadoras da vossa atividade, nomeadamente: ASAE, Autoridade Tributária, Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, etc...
Urge informar todos os leitores para que tenham cuidado ao comprar veículos elétricos, nomeadamente Zoe's, verificando (antes da compra), através do VIN, junto da Renault Portugal e/ou país de origem, RCI Bank Portugal e/ou país de origem. Àqueles que já o fizeram e para evitarem ter dissabores futuros, nomeadamente o bloqueio da carga, ausência de garantia das baterias ou não pagamento de danos nas baterias por parte das seguradoras; verifiquem também a situação das baterias, nas entidades atrás indicadas.
Com os meus melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 10 de junho 2021
21 de junho 2021
Finalmente, foi recebida carta de resposta elaborada por parte de alguém (não se percebe quem, pois não se identifica) que se diz ser "Diretor Executivo da Dinastia Motriz Lda.".
Esta carta, nada de novo traz ao que foi exposto. Pura e simplesmente, o stand nada assume, continuando com o discurso completamente irreal de que venderam centenas de carros e que não têm clientes com baterias bloqueadas.
No entanto, não apresentam documentos que provem que o veículo possui baterias próprias... Quando eu possuo provas documentais do contrário.
Esta empresa chega ao cúmulo de me acusar de "chantagista" por enunciar diversas entidades onde foi e vai ser denunciada esta situação.
Queixa-crime por burla, seguirá os seus trâmites legais, com a expectativa de que justiça seja feita.
25 de julho 2021
A empresa continua a não assumir nada...
Terei de efetuar contrato de aluguer de baterias com o banco RCI, comprando-as de seguida...
Entretanto, aguardemos desenvolvimentos da Justiça Portuguesa.
6 de agosto 2021
Continuamos a aguardar desenvolvimentos.
No entando, são já inúmeros os casos semelhantes ao nosso, enganados pela E-Drive (Dinastia Motriz).
15 de agosto 2021
Enquanto esta empresa aumenta o número de stands, vão aumentando o número de casos conhecidos de burla.
Para os lesados, fica o apelo para que façam queixa-crime e não se deixem levar por falsas promessas e/ou desbloqueios provisórios do carregamento da bateria, através de técnicas dúbias que só vos desvaloriza ainda mais as viaturas.
31 de agosto 2021
Enquanto toda a empresa está de férias...
Por este lado, aguarda-se uma mão cheia de nada...
14 de setembro 2021
Contrato de aluguer da bateria, já foi efetuado.
Aguardamos o valor para a compra e imputação desse valor à Dinastia Motriz.
12 de outubro 2021
Irei fechar esta reclamação, apenas com a indicação do seguinte:
Acabámos por comprar a bateria ao RCI Banque, ficando-nos todo o processo em perto de 8.000 euros de prejuízo.
O resto, o Tribunal irá decidir.
Se mesmo depois de lerem esta queixa, acreditarem no "conto do vigário", mais não posso fazer para ajudar a que tal não aconteça.
Fizemos a nossa parte.
Herculano Rodrigues avaliou a marca
12 de outubro 2021

Verifiquem através do VIN se as baterias dos carros eléctricos são próprias ou alugadas... Não se deixem enganar.

Boa tarde Sr Herculano,
Desde ontem fiquei com o mesmo problema e fiz o mesmo percurso, falando com a Patrícia que não assume nada e com o responsável do banco RCI... Foi me confirmado há mais pessoas a passar pelo mesmo, e gostaria de saber o que se pode fazer nesta situação, e juntar o meu caso ao seu processo judicial se for possível. Uma vez que não se trata de uma situação única mas sim- de um processo criminal organizado e com muitas vítimas. Uma situação muito triste, que espero que seja analisada conforme às leis em vigor...

Boa noite.
Se fez todas as diligências aqui partilhadas, terá mesmo de efectivar queixa crime contra a Dinastia Motriz.
Mesmo que não receba qualquer indemnização, espero que a Patrícia e o Ramalho vão ver o sol aos quadradinhos.
Quanto ao processo por burla, o tribunal da Maia irá, à partida, fazer a "junção" de todos os processos que terão de ser em nome individual.

Boa noite Sr Herculano, penso que caí na mesma burla. Na fatura diz bateria bateria sem aluguer mas na verdade é uma expressão sem significado jurídico. Fiquei mais nervoso quando liguei á Patrícia e referiu estar de férias e não poderia ver isso. Nas características e RCI refere que as bateria são alugadas.Comprei o carro no início do mês, o próprio anúncio referia baterias próprias.
Gostaria, caso seja um caso de burla, ajudar no que for possível, uma vez que discordo completamente com este tipo de burla. De notar que referi várias vezes á Patrícia que só estaria interessado no carro se as baterias não fossem de alugar, que fossem incluídas no preço ( o que ela assegurou que seria).
Dito sumariamente o que aconteceu gostaria que soubesse que pode contar com o meu apoio para expor está burla.

Confesso que ao ler estes comentários que se centram em apenas duas pessoas, fico com a sensação que algo de "anormal" está na forma como as reclamações são publicadas. Digo isto pois sei que esta mesma empresa tem vindo a fazer um bom trabalho na venda de carros elétricos inclusive ganho bastantes concursos públicos para o Estado ao nivel das Camaras Municipais. Sugiro que aos dois reclamantes alterem o titulo da reclamação pois não se trata de Fraude mas sim de meio mundo ter estado fechado devido á Pandemia e há procedimentos que tem que ser feitos por pessoas presentes nos seus lugares de trabalho. Também poderão acrescentar que a mesma empresa de predispôs a emprestar uma viatura até o mal entendido estar resolvido, Mas que nenhum dos reclamantes aceitou!!

O Sr. Fernando Ascensão (se é realmente o seu nome) vive em que mundo?!
O "mal-entendido" que refere, custou-me perto de 8.000 euros.
Não caiam no conto do vigário.

Ola, é triste ainda acontecer estas situações, espero que tudo se resolva. Tb ando a procura deste modelo, com alguma calma e foi através de vendedor/amigo que obtive a informaçao do Vin, vinha aqui alertar. sendo que a informaçao ja foi dita, só venho aqui acrescentar que para terem a informação sobre as baterias basta o Vin como ja foi referido e um telefonema a própria Renault.

Boa Tarde.
Estou a querer fazer um video a chamar atenção ao seu caso e o cuidado que as pessoas tem que ter na compra de um Zoe.
Pode me contactar Sr. Herculano para o meu email: escreve.filipe@gmail.com

Obrigado

Boa Tarde Sr Herculano
Na sequência do sucedido gostaria de entrar em contacto com o senhor para esclarecer alguns dos procedimentos que teve em consideração para resolver a sua situação.
Caso seja oportuno deixo o email da minha esposa Catarinacorreiacarneiro@gmail.com
Obrigado