47.3

E.Leclerc - Pagar por um erro do funcionário

Marisa Alexandra Narciso Gomes Vieira
Marisa Vieira apresentou a reclamação
11 de junho 2014

Dirigi-me ao supermercado  de Santarém, explorado pela Santarendis, para fazer umas compras. Quando lá estava reparei em dois pares de calças - um custava 13,10€ e outro 21,90€ - mas pensei que as mais caras me ficariam melhor. Como já sabia que não fazem devoluções em dinheiro, e como sou super indecisa, perguntei a uma empregada da caixa se, caso fosse necessário, poderia trocar as calças pelas outras (de valor inferior). Recebi, prontamente, a resposta de que não haveria problema na troca. Levava as calças de valor inferior e o restante valor recebia em forma de Vale. Até aqui, tudo bem.
O problema ocorreu no dia seguinte. Voltei à loja, para trocar as calças. Quando chego à caixa, disseram-me que primeiro tinha de ir à Caixa Central. Quando disse, na Caixa Central, que o que queria levar era de valor inferior começaram os problemas. Primeiro disseram-me que é politica da casa não aceitarem trocas por produtos de valor inferior e que eu teria de ir buscar mais artigos, até perfazer o valor do primeiro. Expliquei que, no dia anterior, me tinham dito que eu poderia levar um vale com o valor remanescente. Aí começaram a tentar convencer-me de que eu teria percebido mal. Por sorte, a empregada que me tinha dito isso estava no local - tendo eu dito para chamarem a senhora para esclarecer a situação.
Apesar de terem admitido que o erro tinha sido de uma das suas funcionárias, mesmo assim, não quiseram resolver o problema. Eu ainda disse que não estava a exigir a devolução do dinheiro, mas também não queria era ter de levar produtos que não precisava nem ter de pagar duas vezes pelo mesmo - que eram as soluções que me estavam a apresentar. Pedi para me darem o vale com o valor remanescente, ou para colocarem esse valor em saldo no cartão de fidelização mas não o fizeram - e realço o facto de terem admitido que o erro não tinha sido meu.
Acabei por ter de pagar os 13,10€ das calças que queria levar para troca, tendo recebido um vale de 21,90€ (custo do par de calças que levei inicialmente) que teria de ser gasto todo de uma vez (e que tinha uma validade de um mês) - tendo isso resultado na primeira vez que tive de pedir o Livro de Reclamações.
Por norma, tento sempre racionalizar este tipo de problemas, porque ninguém que explore um espaço comercial gosta de ter reclamações no Livro - e também porque não gosto de arranjar problemas aos funcionários. Mas, neste caso, não me deixaram qualquer outra hipótese.
O que me deixou furiosa foi o facto de não terem mostrado qualquer disponibilidade em resolver a situação a bem - mesmo depois de verem que não tinha sido um erro de percepção meu, mas sim um erro da sua funcionária.
Não consegui perceber o porquê de ter sido eu a pagar por uma imperícia/erro de um funcionário. É por isso que pedi o Livro, e é também por isso que acabei por reclamar aqui.
Espero que, no futuro, outra pessoa não tenha de passar pelo mesmo que eu passei. Perdi tempo, paciência e dinheiro, por um espaço comercial imputar os erros dos seus colaboradores nos seus clientes.

Data de ocorrência: 11 de junho 2014