49.5
  • infocliente@scamark.pt

E.Leclerc - Não aceitaram devolução de produto intacto nos 15 dias legais

Sandra António apresentou a reclamação
22 de julho 2017

Gostaria de demonstrar o meu desagrado com o E.LECLERC de Caldas da Rainha. Comprei um Produto o qual antes dos 15 dias pretendi devolver, pois estava mais barato e o produto intacto e resolvi fazê-lo, pois legalmente posso devolver um produto não estando satisfeita.

Qual não foi o meu espanto, que as funcionárias em questão não aceitaram a minha devolução. Alegaram que era uma questão comercial, preferindo que eu ficasse desiludida com a loja em questão e não quiseram resolver a minha situação.
A responsável de loja chegou a dizer que comprou uma casaco e que um dia depois estava 100euros mais barato, gostava de saber o que tenho a ver com isso como cliente. Chegou a referir-me que cliente vão à loja e compram latas de comida para cão e que depois vão devolver as outras porque o cão não gosta.
Mas como foi uma questão de birra, quiseram levar a sua ideia "avante", preferiram que eu além de reclamar no livro de reclamações, viesse aqui faze-lo também.
Nunca nenhum outro supermercado me negou a devolução do produto estão ele selado e intacto, como foi o caso deste.
OU seja, pelo que fiquei a perceber só aceitam devoluções se assim o entenderem. Um cliente pode não decidir devolver porque uma semana depois o viu mais barato? Não pode porque está em promoção? Se for
o acaso que até provou o produto e não gostou, não pode ir devolver as outras caixas, porque simplesmente as funcionárias acharam que não aceitavam a devolução.
Gostaria ainda referir que quando cheguei ao balcão a funcionária começou a emitir a devolução sem problema algum, até que a Responsável de loja achou que não aceitava, porque eu ja ter reclamado de o produto estar mais barato.
Será que este assunto, tratando-se de sensivelmente 5euros, valeria isto tudo?
As funcionárias não deveriam ter uma visão de satisfação do cliente não entrando em confronto?
A minha ideia era receber a devolução e ir efectuar compras, mas pelo que percebi é preferível um cliente aborrecido, legalmente não me deram nenhuma resposta válida disseram que como eu já tinha reclamado do preço que não aceitavam. Que tinha tido azar. Penso que não seja assim que se trata os clientes. Perdi 5 euros, mas o supermercado também perdeu porque não meto lá mais os pês. Felizmente em Caldas da Rainha existem imensos hipermercados por isso será que fui só eu que fiquei a perder???

Aqui fica o meu desagrado com a entidade, volto a referir que não espera que esta cadeia o fizesse.
Se o produto pode voltar a ser colocado para venda porquê não aceitar??
Façam um pouco de benchmarking, não seria descabido de todo certamente.
Obrigada.

Data de ocorrência: 22 de julho 2017
E.Leclerc
24 de julho 2017
Bom dia Prezada Cliente,

Vimos informar que iremos dar seguimento à sua queixa junto da loja.
Esperamos poder contribuir para a sua satisfação.

Cordialmente,
Departamento de qualidade
E.Leclerc
bom dia,

Após análise junto da loja, a mesma informa-nos:
• O produto a devolver pela cliente eram uma barritas energéticas em que as mesmas foram adquiridas no dia 11 de Julho;
• No entanto, a cliente no sábado, dia 22/7, pelas 10h00 aproximadamente, indagou a caixa central e a sua indignação prendia-se com o fato de ter adquirido na semana anterior o produto que agora estava com um promocional de 50%;
• A mesma fez referência que ao final do dia viria devolver as mesmas;
• Assim o disse, assim o fez, mas com grande desplante pelo fato de adquirir, a mesma quantidade e apresentou-nos o talão do dia 11/7, isto porque as adquiridas no dia 11/7, com certeza que já as comeu e quereria ganhar 50% em cima de uma compra adquirida hà 11 dias atrás;
• A devolução de produtos que não seja por fato imputável à loja, serão efetuadas no âmbito de uma cortesia comercial e nunca por uma obrigação legal.

Respeitosos Cumprimentos,
Departamento Qualidade
27 de julho 2017
Bom dia, para sua informação não as comi.
Ainda assim, obrigada pela sua resposta.
Qualquer das formas foi importante para mim ver a vossa postura, pois como consumidora é importante na escolha de onde faço compras e coloco gasóleo.
Como consumidora procuro comprar ao melhor preço possível e se quiz devolver foi porque me.senti enganada e queria o diferencial de volta.
Pelos vistos para vocês pouco importa se fico aborrecida, mas após ter feito as.minhas contas quanto ao que gasto tenho a certeza absoluta que quem fica a perder é o hipermercado. Mas que importa isso para vós não é?
Só para terminar, tudo na vida é um aprendizagem e enquanto existem hipermercados que por cortesia devolvem, existem os que não tem cortesia pelos clientes.
Obrigada e bom trabalho!
Boa Tarde,
Para vossa informação, não as comi!!!
Ainda assim, agradeço a vossa resposta quanto ao facto de legalmente não ter direito nenhum e se tratar apenas de cortesia comerciais. Que pelo visto, não tem, pelo menos para comigo não tiveram.
Como consumidora e como todos nós, pretendo ter o produto ao melhor preço possível, e como me senti enganada queria o valor que paguei a mais de volta.

Como tudo na vida serve de aprendizagem e como tal, serviu para eu saber como consumidora onde faço as minhas compras e onde não faço!
Como referiram e muito bem, "assim o disse, assim o fiz", o mesmo acontecerá quanto ao facto de não gastar nem mais um euro, tanto no hiper como no posto de abastecimento. Mas pelo que fiquei a perceber isso também pouco importa para vós.

Para mim o assunto está encerrado, embora estou certa de que eu perdi o que paguei a mais, mas vós no final do ano é menos a minha parte que aí fica!

Grata pela disponibilidade,
Os melhores cumprimentos,
Sandra António avaliou a marca

Não pretendo

Ver perfil de
22 de julho 2017

Atenção que a garantia de satisfação ou reembolso ( os tais 14 e não 15 dias que fala) só se aplicam para compras efetuadas á distancia! No caso das lojas físicas essa garantia não se aplica! Muitas lojas aceitam devoluções por uma questão de cortesia, não porque são obrigadas.

Obrigada pelos vossos comentários