49.3
Cooplecnorte - CRL
  • Zona Industrial Vila Verde - Lote 1
    3770-305 Oliveira do Bairro
  • infocliente@scamark.pt

E.Leclerc - Utilização de jammer ilegal, bloqueador de sinal de telemóvel

Higor Ferreira apresentou a reclamação
8 de agosto 2020
Venho por meio desta alertar e, posteriormente formalizar denúncia junto à ANACOM em face da loja de Darque, da rede E.lecrerc.
A loja em questão faz uso de jammers, ou seja, aparelhos que impedem sinal de internet, telefone ou qualquer outro meio convencional de comunicação, e que estes são dispositivos cuja utilização é ilegal e portugal, segundo a própria ANACOM, que inclusive apresenta alternativas ao uso deste aparelho.

Assim que se adentra à loja, não se tem sinal de internet para que o cliente possa comparar preços, não se tem qualquer tipo de meio de comunicação por telemóvel, impossibilitado fazer ou receber uma ligação urgente, e até mesmo para os serviços de emergência. Logo à porta fo estabelecimento, retorna o sinal. Os próprios seguranças utilizam-se de meios arcaicos para comunicação, similar a um telefone sem fio ou porteiro eletrônico.

Entende-se o motivo, pois pode vir a evitar furtos/roubos, porém impede direito constitucional do cliente que ali precisa estar, vislumbrando que não se trata de algo que seja desagradável, mas sim da utilização de dispositivos ilegais, que além da segurança, impedem o consumidor de averiguar preços de produtos em concorrentes utilizando o telemóvel, impedem de se comunicar com alguém que resolva esperar no park, e até mesmo de recever uma ligação de trabalho, ou, como foi no meu caso, uma ligação de oferta de trabalho, a qual acabei por perder por conta da ilicitude praticada por esta rede.

De fato, creio que nenhuma providência será tomada, entretando caso realmente não seja, prosseguirei com denúncia à ANACOM e demais órgãos competentes.
Data de ocorrência: 8 de agosto 2020
E.Leclerc
10 de agosto 2020

Informamos que a situação reportada foi transmitida à loja.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Dep.to Qualidade
E.Leclerc
13 de agosto 2020
Darque, Viana do Castelo, 13 de Agosto de 2020
Assunto: Resposta a sua Reclamação no Portal da Queixa.

Exmo. Senhor,
Venho por este meio, no seguimento da reclamação apresentada no Portal da Queixa, relativa a um problema de “Sinal de Rede Móvel” (reclamação transcrita mais abaixo), informar que temos efectivamente conhecimento do problema indicado mas do qual somos totalmente alheios. Infelizmente trata-se de um problema técnico com a intensidade/qualidade do Sinal de Rede Móvel na zona onde encontra inserido o Hipermercado E.LECLERC DE DARQUE.
Assim sendo passo a informar que não utilizamos qualquer tipo de equipamento com o intuito de provocar uma diminuição do Sinal de Rede Móvel no interior da nossa Loja. Gostaria apenas de acrescentar que temos efectivamente consciência da importância de existir uma boa qualidade do Sinal de Rede Móvel no interior da nossa Loja, seja para nós, seja para os nossos Clientes.
Bem pelo contrário, temos efectivamente consciência dos problemas que nos provoca (a nós e aos nossos Clientes) essa falta de Sinal de Rede Móvel e é por isso que ao longo dos 16 Anos de actividade do Hipermercado E.LECLERC de Darque, já fizemos diversas tentativas junto das principais Operadoras de Comunicações Móveis em Portugal, para tentarmos melhorar a qualidade do Sinal de Rede Móvel nesta zona de forma a conseguir melhorar a qualidade do Sinal no interior da Loja. Mas infelizmente sem nunca conseguirmos qualquer resultado.
Lamentamos e compreendemos a dificuldade apresentada, mas infelizmente não conseguimos de momento apresentar qualquer solução para evitar esse problema.
Na expectativa de continuar a merecer a sua preferência, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
Atentamente.
Loja Viana
14 de agosto 2020
Prezados,
Antes de mais nada gostaria de agradecer a resposta e a cordialidade, demonstrando respeito pelo cliente.
Outrossim, infelizmente creio haver um equívoco na mesma, uma vez que já utilizei um dispositivo "anti-jammer" no local, incapaz de inibir o efeito de um jammer, porém capaz de detectar o funcionamento de um, o qual detetou no local. Poderia se tratar de uma imensa coincidência de alguém mal intencionado utilizando tal dispositivo no local, mas a probabilidade, tenho de admitir ser extremamente baixa. Em resposta ainda foi informado que a loja vem tentsndo resolver o problema há 16 anos, se for esse o caso, com um custo irrisório para a loja, devido ao poder aquisitivo da mesma, o problema poderia ser facilmente resolvido com antenas e amplificadores de sinal para o interior.
Porém sinceramente creio que a reclamação por estes meios sejam ineficazes, uma vez que o cliente não tem acesso a áreas restritas.
Vislumbro ainda, que caso fosse realmente de interesse que os clientes tivessem acesso à rede móvel(não somente a internet, mas principalmente ligações) os seguranças não seriam orientados da forma que são, pois certa vez estava a tirar foto de uma roupa para mostrar a minha esposa e logo fui abordado e solicitado a manter o telemóvel guardado, ainda com a audácia de solicitar vista ao meu telemóvel para apagar a foto, o que obviamente não concedi, pois nem as polícias tem esse direito.
Continuo a ser cliente, porém só vou quando procuro por algo muito específico e dou preferência a outros mercados, e imagino que a loja poderia lucrar muito mais se não houvesse esse problema, pois com certeza não fui o único a reparar, tampouco a evitar o local.

De qualquer maneira, agradeço a atenção e cordialidade na resposta, ainda visando solicitar fiscalização por parte dos órgãos responsáveis.

Cordialmente,

Higor Ferreira avaliou a marca
14 de agosto 2020

Boa marca, apesar dos preços elevados, mas o bloqueio de sinal de telemóvel na loja de Darque realmente complica, e faz me deixar como última opção.

O problema existe no eleclerc de darque, no Burger King, no continente.... o problema está na falta de rede 3G e 4G em toda a zona. Havendo apenas 20/30% de rede GSM na zona, e muito fraca!
E depois dentro do edifício metalico ainda piora...
Mas garanto que no continente é bem pior ficando mesmo sem sinal por completo.
Essa afirmação de que utilizam jammers é infundada e sem propossito.