E-REDES Marca Recomendada
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Cobrança indevida

Thiago Gulin apresentou a reclamação
8 de abril 2021
No final do mês de Dezembro de 2020 foi me apresentado uma campanha da Edp sobre painéis solares, a qual fiquei interessado e aderi ao assinar o contrato de fornecimento de sistema de energia solar EDP.

Dias depois recebi uma ligação por parte da EDP para agendar o dia da instalação, a qual ficou logo confirmada para o dia 09/02/2021, foi ainda me explicado que, seriam duas equipas, uma para a instalação dos painéis solares e outra para a substituição do contador.

Os dias se passaram, e chegou o dia 09/02 e nenhuma das equipas apareceram, pensei que deveria ser pelo mal tempo, pois estava a chover muito, aliás, chovia muito forte desde o dia 07/02 onde houve uma tempestade aqui nesta região. Enfim, ninguém apareceu e não recebi telefonema neste dia.

No dia 12/02/2021 fui contactado por telefone por um senhor da EDP o qual gostaria de agendar novamente uma outra data, já que não foi possível a instalação no dia 09/02 devido ao mau tempo (como eu imaginava) e assim ficou então agendado para o dia 04/03/2021 entre as 15:30 e 18:00 hrs.

No dia 14/02/2021, recebo uma sms por parte da E-Redes com a seguinte mensagem " A E-REDES informa que devido a sua ausência no dia 09/02/2021 entre as 10:30 e 13:00 não foi possível realizar a visita combinada. O custo deste serviço 20,00€ ser-lhe-a cobrado na fatura do seu comercializador."
Logo vi que havia algum engano e entrei em contacto por telefone com a Edp, nesta ligação expliquei a situação de que ninguém apareceu em minha residência no dia 09/02 e não recebi nenhuma ligação, disse que também fui contactado para o reagendamento onde fui informado que a instalação não foi possível devido ao mau tempo. A senhora que me atendeu disse que iria submeter este pedido para análise e que eu seria contactado nos próximos dias.

Cerca de 15 dias se passaram e eu entrei em contacto novamente com a EDP, pois ninguém me contactou, e pedi informações sobre o meu processo, e o atendente disse que ainda não tinha resposta.

No dia 24/02, recebi a fatura da EDP e lá estava a cobrança dos tais 20,00€. Imediatamente liguei para Edp e o atendente disse o mesmo que o anterior, ou seja, não tinha resposta, mas que ele iria "bloquear" a fatura até a resolução da minha reclamação, e ainda pediu para que eu não pagasse até eu receber uma ligação.

No dia 09/03/2021, conforme o combinado a equipa da instalação dos painéis me ligaram para pedir informações sobre a minha morada e em segundos eles chegaram, e foram logo a fazer o trabalho, esta equipa da instalação foram 5 estrelas! Logo depois chegou a equipa para instalar o contador. O serviço de ambas equipas ficaram perfeitos.

No dia 10/03/2021, recebo uma SMS por parte da EDP a dizer que o prazo de pagamento da minha fatura se terminava naquele dia. Mais uma vez liguei para a EDP, e o atendente mais uma vez disse para eu não pagar pois ele estava a bloquear a fatura naquele momento.

No dia 23/03/2021 recebi a nova fatura, que estava com o valor a pagar referente ao consumo do último período e o valor da fatura "bloqueada" mas com o desconto no valor de 17,64€ (20,00€ - IVA), sendo assim efetuei o pagamento das duas faturas no dia 31/03/2021.
Neste mesmo 23/03/2021, uma hora depois que efetuei o pagamento, recebo o seguinte email da EDP:

"Caro(a) cliente,

Agradecemos o seu contacto em que nos pede esclarecimentos sobre a sua solução de Energia Solar.

Atribuímos uma compensação no valor de 20,00 € pelo incumprimento de serviço técnico
Confirmamos que atribuímos uma compensação no valor de 20,00 € pelo incumprimento da visita técnica. Acrescentamos que o valor da compensação se encontra previsto no Regulamento da Qualidade do Serviço que poderá consultar no portal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)."

Ou seja, estavam mais uma vez a cobrar os 20,00€...

Estes 20,00€ não me pagam o desgaste que estou a ter com esta situação e o tempo que estou a perder, mas não aceito ser burlado desta maneira!
Quem deveria pedir alguma indenização sou eu, pois eu fiquei o dia todo a espera e nem um telefonema me deram para cancelar a visita.
Já que vocês (EDP) dizem que as chamadas são gravadas, vão lá e ouçam as minhas conversas com os vossos assistentes e vejam o que ele disse sobre o porque da equipa não aparecer!
Como podem cobrar algo só porque sim? E se o valor fosse de 500,00€, seria um valor muito significativo, não acham?
Vocês alegam que equipa esteve cá, como vocês podem provar? Registo de uma tentativa de contacto para o meu telefone, um aviso na caixa de correios, tentativa de falar com um vizinho, campainha? Minha casa tem tudo isto e duas entradas por duas ruas diferentes, é mesmo impossível esta situação.
Uma grande falta de respeito com os clientes agir desta maneira, vocês estão a agir de má fé por causa de 20,00€.
Exijo uma resolução coerente e justa para esta situação.
Data de ocorrência: 8 de abril 2021
8 de abril 2021
Caro(a) cliente,

Estamos a analisar a situação apresentada por si.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Caro Thiago Gulin,

Na sequência da resposta prestada nesta data através do email/solicitação n.º 100007123232, consideramos que a situação que nos reportou foi esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais:
• Apoio ao Cliente 808 100 100 ou 218 100 100, disponível nos dias úteis, das 8h00 às 22h00, custo chamada definido pelas condições do tarifário;

Prezados senhores,
Agradeço a vossa resposta e comunicação via email, mas esta situação ficou resolvida apenas para a vossa parte, pois da minha parte não ficou resolvida e muito menos esclarecida.
Vocês enviara-me um email, o qual respondem a minha reclamação e enviaram uma fotografia do portão da minha casa com data de 09/02/2021 (em marca d´água)!?!? O que esta foto prova? Sem dizer que qualquer pessoa pode passar frente ao meu portão e tirar uma fotografia em qualquer dia e meter a data que bem entender... Mas não vou entrar por aí, só quero saber o que esta foto prova??? Se esta foto for verídica, significa que eu teria que estar o dia todo no portão a vossa espera na chuva? No contrato diz que o cliente tem ficar na rua a vossa espera? Será que os vossos funcionários não sabem tocar a campainha? Não sabem fazer um telefonema e comunicar que estão frente a minha casa? Será que eles não conseguem ver que a casa tem outra entrada ao lado caso não consigam na primeira? Conseguem ver que há uma distância de pelo menos 40 metros entre o portão e a casa?
É tudo muito estranho, pois a segunda equipa ( que efetuou o serviço) chegou no horário e fez uma simples ligação e eu fui abrir o portão...
Esta situação está a me deixar sem paciência e cada vez mais desagradado.
Prezados senhores,
Esta situação está a me deixar sem paciência e cada vez mais desagradado.
29 de abril 2021
Caro Senhor Thiago Gulin,

Na sequência da resposta prestada nesta data através do email/solicitação n.º 100007966899, consideramos que a situação que nos reportou foi esclarecida.

30 de abril 2021
Prezados senhores,
Vocês insistem em dar a situação como resolvida, mas esta continua nada resolvida.
Chega a ser hilário como vocês querem enganar o consumidor, me sinto lesado e ROUBADO, sim ROUBADO! Pois de uma falha vossa e de pura incompetência de seus colaboradores me cobraram 20,00€ de uma maneira suja e baixa.
Já comentei anteriormente que, 20€ é um valor baixo mas se fizerem esta aldrabice com mais algumas centenas de clientes, serão milhares de euros em vossos cofres.

Vocês se fazem de desentendidos, por este motivo voltarei a repetir mais uma vez, vocês tiraram uma foto do portão da minha casa e alegam que foi no dia 09/02/2021, e acham que isto é prova de que vieram à minha casa? Esta foto pode ter sido tirada em qualquer outro dia, e se realmente vocês vieram, como vou adivinhar que vocês estavam lá fora se nem se quer tocaram a campainha ou fizeram uma chamada para o meu telefone???
Talvez se eu fizesse um desenho vocês conseguiriam entender melhor, mas vou dar um exemplo simples e objetivo.
Imaginem que a D. Maria fez uma marcação em um consultório dentário e no dia da marcação ela não se apresenta na receção, não toca a campainha e muito menos liga para o consultório para avisar que está na porta do consultório. Dias depois, D. Maria (muito experta) se sente no direito de enviar uma reclamação ou escrever no livro de reclamações, alegando que pretende ser compensada com 20€ pelas despesas de sua suposta deslocação e não ser atendida, e como uma prova incontestável ela tem uma foto da porta do consultório!!
Por favor, até uma criança consegue ver quem tem razão!

Peço que sejam honestos e parem de me cobrar por algo que não corresponde a verdade!
Thiago
30 de abril 2021
Prezados senhores,

Por favor, até uma criança consegue ver quem tem razão!

Thiago
3 de maio 2021
Caro Senhor Thiago Gulin,

Na sequência da resposta prestada nesta data para o seu endereço de e-mail, consideramos que a situação que nos reportou foi esclarecida.

5 de maio 2021
Mais uma vez deram como resolvida esta situação, mas lamentavelmente não está resolvida.
Creio que percebi na vossa resposta que enviaram um email, mas comunico que não o recebi.
Peço que parem de me ROUBAR e devolvam o meu dinheiro!
Não admito ser lesado de uma forma tão descarada, fiz tantas perguntas e não respondem como tem de ser, acham que, com estas respostas miseráveis irão me calar?
Repito mais uma vez, se vieram em minha casa, porque não me chamaram? Campainha? Telefone?
Deixem de tretas por favor!
Thiago Gulin avaliou a marca
10 de maio 2021

Não recomendo, já estou a analisar preços das outras empresas e irei trocar para outra marca. Foram covardes, fui roubado de uma maneira descarada! Eles foram espertos em dar como resolvidas todas as queixas até acabar o limite das minhas reclamações e assim eu sou "obrigado" a dar o caso com encerrado