E-REDES

E-REDES

Distribuição de Eletricidade, S.A. (antes EDP Distribuição)
Março 2021
Março 2021
  • A E-REDES é a empresa do Grupo EDP que faz chegar a energia elétrica a sua casa, ao seu negócio, às pequenas e grandes empresas portuguesas.

• 808 100 100 ou 218 100 100
  • Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Cobrança indevida

Thiago Gulin apresentou a reclamação

No final do mês de Dezembro de 2020 foi me apresentado uma campanha da Edp sobre painéis solares, a qual fiquei interessado e aderi ao assinar o contrato de fornecimento de sistema de energia solar EDP.

Dias depois recebi uma ligação por parte da EDP para agendar o dia da instalação, a qual ficou logo confirmada para o dia 09/02/2021, foi ainda me explicado que, seriam duas equipas, uma para a instalação dos painéis solares e outra para a substituição do contador.

Os dias se passaram, e chegou o dia 09/02 e nenhuma das equipas apareceram, pensei que deveria ser pelo mal tempo, pois estava a chover muito, aliás, chovia muito forte desde o dia 07/02 onde houve uma tempestade aqui nesta região. Enfim, ninguém apareceu e não recebi telefonema neste dia.

No dia 12/02/2021 fui contactado por telefone por um senhor da EDP o qual gostaria de agendar novamente uma outra data, já que não foi possível a instalação no dia 09/02 devido ao mau tempo (como eu imaginava) e assim ficou então agendado para o dia 04/03/2021 entre as 15:30 e 18:00 hrs.

No dia 14/02/2021, recebo uma sms por parte da E-Redes com a seguinte mensagem " A E-REDES informa que devido a sua ausência no dia 09/02/2021 entre as 10:30 e 13:00 não foi possível realizar a visita combinada. O custo deste serviço 20,00€ ser-lhe-a cobrado na fatura do seu comercializador."
Logo vi que havia algum engano e entrei em contacto por telefone com a Edp, nesta ligação expliquei a situação de que ninguém apareceu em minha residência no dia 09/02 e não recebi nenhuma ligação, disse que também fui contactado para o reagendamento onde fui informado que a instalação não foi possível devido ao mau tempo. A senhora que me atendeu disse que iria submeter este pedido para análise e que eu seria contactado nos próximos dias.

Cerca de 15 dias se passaram e eu entrei em contacto novamente com a EDP, pois ninguém me contactou, e pedi informações sobre o meu processo, e o atendente disse que ainda não tinha resposta.

No dia 24/02, recebi a fatura da EDP e lá estava a cobrança dos tais 20,00€. Imediatamente liguei para Edp e o atendente disse o mesmo que o anterior, ou seja, não tinha resposta, mas que ele iria "bloquear" a fatura até a resolução da minha reclamação, e ainda pediu para que eu não pagasse até eu receber uma ligação.

No dia 09/03/2021, conforme o combinado a equipa da instalação dos painéis me ligaram para pedir informações sobre a minha morada e em segundos eles chegaram, e foram logo a fazer o trabalho, esta equipa da instalação foram 5 estrelas! Logo depois chegou a equipa para instalar o contador. O serviço de ambas equipas ficaram perfeitos.

No dia 10/03/2021, recebo uma SMS por parte da EDP a dizer que o prazo de pagamento da minha fatura se terminava naquele dia. Mais uma vez liguei para a EDP, e o atendente mais uma vez disse para eu não pagar pois ele estava a bloquear a fatura naquele momento.

No dia 23/03/2021 recebi a nova fatura, que estava com o valor a pagar referente ao consumo do último período e o valor da fatura "bloqueada" mas com o desconto no valor de 17,64€ (20,00€ - IVA), sendo assim efetuei o pagamento das duas faturas no dia 31/03/2021.
Neste mesmo 23/03/2021, uma hora depois que efetuei o pagamento, recebo o seguinte email da EDP:

"Caro(a) cliente,

Agradecemos o seu contacto em que nos pede esclarecimentos sobre a sua solução de Energia Solar.

Atribuímos uma compensação no valor de 20,00 € pelo incumprimento de serviço técnico
Confirmamos que atribuímos uma compensação no valor de 20,00 € pelo incumprimento da visita técnica. Acrescentamos que o valor da compensação se encontra previsto no Regulamento da Qualidade do Serviço que poderá consultar no portal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)."

Ou seja, estavam mais uma vez a cobrar os 20,00€...

Estes 20,00€ não me pagam o desgaste que estou a ter com esta situação e o tempo que estou a perder, mas não aceito ser burlado desta maneira!
Quem deveria pedir alguma indenização sou eu, pois eu fiquei o dia todo a espera e nem um telefonema me deram para cancelar a visita.
Já que vocês (EDP) dizem que as chamadas são gravadas, vão lá e ouçam as minhas conversas com os vossos assistentes e vejam o que ele disse sobre o porque da equipa não aparecer!
Como podem cobrar algo só porque sim? E se o valor fosse de 500,00€, seria um valor muito significativo, não acham?
Vocês alegam que equipa esteve cá, como vocês podem provar? Registo de uma tentativa de contacto para o meu telefone, um aviso na caixa de correios, tentativa de falar com um vizinho, campainha? Minha casa tem tudo isto e duas entradas por duas ruas diferentes, é mesmo impossível esta situação.
Uma grande falta de respeito com os clientes agir desta maneira, vocês estão a agir de má fé por causa de 20,00€.
Exijo uma resolução coerente e justa para esta situação.
08 abr 2021
E-REDES adicionou uma resposta

Caro(a) cliente,

Estamos a analisar a situação apresentada por si.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Equipa de Apoio ao Cliente

Thiago Gulin está a aguardar o tratamento da reclamação