E-REDES Marca Recomendada
80.1
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Código cpe - bloqueio do contrato da luz

Ana Lomba
Ana Lomba apresentou a reclamação
20 de março 2023
A minha mãe herdou uma casa para a qual eu me mudei. A casa tem contador no interior porque já teve eletricidade, logo contrato de fornecimento, ramal, o poste de distribuição faz parte do muro da minha casa com o cabo a fornecer a minha casa e as 3 moradias a seguir á minha casa.
A casa estava fechada há muitos anos, pelo que não tinhamos o código CPE.
Fui á E-redes saber qual era o código CPE com fotografias do contador, porque na EDP Comercial não tinham essa informação.
Na loja da E-redes, não encontram o código CPE, disseram que provavelmente o sistema o tinha eliminado ou que antigamente os comerciais utilizavam os códigos de casas fechadas e por isso não aparecia.
Que para ter um novo tinha que fazer um pedido de ligação a rede.
Não foi a única vez que fui á loja até porque o funcionário chegou a submeter o meu pedido de reativação de código CPE, com auxílio de fotografias e documentação explicando que apenas precisava do código para fazer contrato com a EDP Comercial, porque precisava que isto fosse célere, tenho uma criança com necessidades especiais a cargo e porque parece estranho não existir um mecanismo de reativação destes códigos CPE's, que tudo bem pertenciam a casas que estão fechadas á muito mas as casas não tinham desaparecido do mapa nem as infraestruturas de fornecimento.
O pedido para análise não obteve resultados positivos, por isso iniciei o pedido de ligação á rede.
Consegui submeter tudo o que era necessário para dar início ao pedido, escrevendo sempre nas observações que se trata de uma moradia antiga, com contador, com instalação elétrica e ligação ao poste que apenas faltava o código CPE.
Entretanto o meu pedido de ligação ficou em estado pendente com a indicação de consultar o Manual de Boas Práticas da E-redes, onde percebi que a E-redes queria que trata-se das coisas para passar o contador para o exterior no muro da minha casa, processo esse que não tenho interesse porque:
1- Não pretendo mudar o contador de sítio desde logo do princípio, só queria o código CPE.
2- Não tenho disponibilidade financeira.
3- A casa tem tudo o que precisa para ter luz, até porque já teve nas mesmas condições anteriormente.
Submeti novamente a caderneta predial e nas observações escrevi que não era construção nova, não pretendia mudar o contador de sítio e o ano de inscrição da matriz da caderneta predial e no site passou de pendente para análise ou orçamentação, já não me recordo.
Nesta altura apercebi me que já tinha sido atribuído um código CPE e faço contrato com a EDP Comercial.
Desde esse momento o meu contrato já foi bloqueado por 2 vezes pela E-redes.
Na primeira vez pediram a certificação da instalação junto da DGEG que foi feito e na segunda vez porque o pedido de ligação á rede não estava concluído. Eu não tenho interesse em concluir apenas precisava do código.
Nestas duas semanas se tanto, recebi o orçamento da E-redes para um serviço que não preciso e desnecessário, com o croqui a indicar um ponto de ligação no muro da minha casa, quando já existe um, que como já disse para além de passar na minha casa segue para as casas seguintes, que estão habitadas e tem luz, e a chamada de um técnico da E-redes que não estava a dar com a minha morada e como não consegui atender a tempo ligou para o meu eletricista que posteriormente me contou que o técnico concordava que tínhamos condições para ter fornecimento de electricidade mas que apenas estava a seguir ordens.
Eu ainda não sabia que o técnico e eletricista tinham falado, devolvi a chamada e tentando ser útil, disse que o meu marido estava em casa, que podia entrar sem problemas para ver o contador e o cabo que liga a casa ao poste ao que ele me respondeu que já cá tinha estado e que não era necessário ele entrar que não ia ver nada disso.
Fiquei tranquila, talvez tivesse vindo fazer verificação do estado das infraestruturas da E-redes para fazer a ligação, pensei eu.
Infelizmente não foi, apercebi-me que foi apenas para ver se tinha as caixas para o contador no exterior.
Na segunda vez que o contrato com a EDP é bloqueado liguei para a E-redes para ver se dava para desbloquear porque a situação é ridícula.
Ao que me dizem que tenho que concluir o pedido de ligação á rede, ao que eu respondo que não tenho interesse em fazer-lo porque apenas iniciei o processo porque um funcionário me disse que para ter código CPE tinha que o fazer, que a casa tem tudo para ter luz que não tem lógica estar a contratar um serviço á E-redes que não me vão prestar e nem preciso.
Que não queria mudar o contador de sítio, até porque a E-redes está vinculada com o governo em substituir todos os contadores por contadores "inteligentes" até ao final de 2024, logo a necessidade do contador no exterior em nula.
A assistente confirma-me que não sou obrigada a colocar o contador no exterior mas precisava de concluir o pedido de ligação á rede, que era necessário construir ramal, aqui a minha alma começa a ficar parva, questionei qual ramal, porque o ramal já existe, ao que a senhora me diz que um técnico se tinha deslocado á minha morada e determinou essa necessidade.
Respondi que não existe necessidade, que já me foi confirmado que o ramal está activo e que o técnico não analisou coisa nenhuma porque tanto eu como o meu marido que volto a referir estava em casa, disponibilizamos acesso ao interior da propriedade, ao contador, ao ramal a tudo e ele não quis, veio apenas confirmar se tinha as caixas no exterior.
Resumindo a senhora sugeriu encaminhar a minha situação para análise tendo o prejuízo de poder demorar 15 dias para obter alguma resposta. Eu aceitei, mas na verdade, mais importante para mim não é uma resposta mas que a E-redes deixe de complicar o que a própria criou ao eliminar o código CPE, não bloqueie novamente o meu contrato e me venham ligar a luz. Tenho tudo para ter luz, apenas falta alguém na E-redes carregue no botão do ok. Deixando a observação que já fiz anteriormente, tenho uma criança com necessidades especiais e a luz é necessária para o seu bem estar e mais uma vez não me falta nada para ter luz em casa
Data de ocorrência: 20 de março 2023
20 de março 2023
Caro(a) Ana Lomba,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

A equipa de apoio ao cliente
Ana Lomba
4 de abril 2023
Ainda continuo sem resposta para a minha situação... Após a publicação da minha queixa o meu contrato para fornecimento de luz foi novamente recusado e passado alguns dias a E-redes enviou um e-mail a dizer que iria dar resposta por aqui, pelo portal em vez de me responderem directamente pelo pedido de análise que foi enviado pelos canais internos da E-redes... Continuo à espera... Nem visitas técnicas para verificar o que existe nem nada... Aqui vai foto do cabo existente na minha fachada...
11 de abril 2023
Caro(a) Ana Lomba,

Na sequência do nosso contacto de hoje, consideramos que a situação que nos colocou ficou esclarecida.

Após o encerramento desta queixa irá receber um inquérito de satisfação. A sua resposta a esse inquérito é muito importante para nós. Pedimos que o preencha, ajudando-nos a melhorar o serviço que prestamos.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação adicional:
• Opção "Contacte-nos" do separador "Ajuda" em e-redes.pt;
• Nos nossos Pontos de Atendimento.

A equipa de apoio ao cliente