E-REDES Marca Recomendada
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Fraude AT operador eletricidade

Lígia Oliveira
Lígia Oliveira apresentou a reclamação
7 de junho 2023

Esta situação já vem sendo reportada desde 03/05/2023 pela página do E-Redes e, antes disso através de contactos telefónicos.

A minha avó foi abandonada pela filha e, no âmbito de processo de maior acompanhado eu (neta) fiquei como sua tutora legal. No seguimento deste abandono a filha (minha progenitora), ficou a residir na casa da minha avó indevidamente usando os serviços de água de luz.
Foi efetuado pela minha avó (a seu pedido) pedido de cancelamento dos serviços de Luz na EDP Comercial contudo, enviaram a resposta à situação exposta pª o email associado que era o da filha da titular.
Quando me desloquei à Loja da EDP pª dar seguimento ao pedido de cancelamento efetuado pela minha avó, foi-me dito que o serviço tinha efetivamente sido desativo em nome dela mas por alteração contratual. Ora, esta dita alteração é fraude pois foi usada pela filha da minha avó uma procuração que está revogada desde 26/01/2023, no seguimento do processo de maior acompanhado.
No contacto efetuado com E-Redes no dia 03/05/2023 o operador mencionou que iria enviar comprovativo de que tinha ocorrido essa Alteração Contratual a 21/03/2023 e, indicou que iria encaminhar uma reclamação interna (que não podia dar informação de qual era o operador) pª analisarem esta minha reclamação de fraude.
Não recebi qualquer resposta e, efetuei entretanto 2 reclamações no E-REDES pª saber ponto de situação dessa situação, sendo enviada a resposta "tipo" a indicar que já tinham respondido a esta situação a 24/04 e 03/05 respetivamente.

Trata-se de uma situação de fraude, AT indevida por quem se encontra a usar os serviços de eletricidade e, por isso, os mesmos têm de ser desligados pela titular do mesmo, não tendo a mesma assinado qualquer documento a autorizar esta alteração.

Esta mesma situação foi reportada no operador de água da zona de residência em causa e, deram efetuaram o cancelamento de imediado, tendo ainda me confirmado que tinha havido uma tentativa de Alteração de Titularidade que eles não aceitaram, face à nossa reclamação por fraude, e toda a documentação que enviamos inerente ao processo.

Assim, o E-Redes comprometeu-se a encaminhar uma reclamação interna ao operador de eletricidade, a qual não encaminhou e nem responde às reclamações efetuadas.
Data de ocorrência: 7 de junho 2023
7 de junho 2023
Caro(a) Lígia Oliveira,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

A equipa de apoio ao cliente
14 de junho 2023
Caro Lígia Oliveira,

Na sequência do nosso contacto de hoje, consideramos que a situação que nos colocou ficou esclarecida.

Após o encerramento desta queixa irá receber um inquérito de satisfação. A sua resposta a esse inquérito é muito importante para nós. Pedimos que o preencha, ajudando-nos a melhorar o serviço que prestamos.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação adicional:
• Opção "Contacte-nos" do separador "Ajuda" em e-redes.pt;
• Nos nossos Pontos de Atendimento.

A equipa de apoio ao cliente
Lígia Oliveira