E-REDES Marca Recomendada
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Leituras, faturação e outros reflexos de posição dominante

Paulo Azambujo apresentou a reclamação
11 de abril 2022
Esta é só mais uma tentativa de expor uma situação a que todos os consumidores estão expostos, quando não há alternativas de fornecimento.

Tenho perfeita consciência que isto não vai alterar nada, mas acho importante acima de tudo denunciar o que é a realidade desconhecida para a maioria das pessoas.

Desde 15/1/21 (sim, há mais de um ano!) que tenho problemas decorrentes da inoperância da E-Redes em transmitir atempadamente as leituras aos distribuidores.

De forma muito resumida:
15/1 - Novo contrato de energia com a EDP (mudança de contador)
Desde esta data e até mudar de distribuidor para a Galp, andei a pagar faturas atrás de faturas baseadas em estimativas. Escusado será dizer que o algoritmo para estimativa é irrealisticamente acima da realidade.

Após ter cancelado o contrato com a EDP e para dar uma ideia das disparidades, já recebi mais de 1000€ em notas de crédito!

25/10 - Novo contrato com a Galp
O problema recomeçou, pois a E-Redes continua a não enviar faturas atempadamente e apenas em dois meses apenas, a estimativa que a Galp faz do meu consumo atingiu os 600€ mensais.

Como tenho autoconsumo, nem a E-Redes, nem o distribuidor aceitam as minhas leituras, pois isso impediria que as estimativas absurdas continuassem e isso não é do interesse de ninguém, exceto do meu!
Data de ocorrência: 11 de abril 2022
11 de abril 2022
Caro(a) Paulo Azambujo,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

11 de maio 2022
Faz agora um mês desde a criação da reclamação.

Para alem de uma chamada que recebi de uma senhora muito simpática da gestão de reclamação da eRedes, que confirmou o meu problema e endereçou o mesmo internamente. Desde então, "radio silence".

Por outro lado, as faturas pendentes derivadas deste problema continuam a acumular na empresa comercializadora.

Este é o update possível.
25 de maio 2022
A ausencia de resposta da eRedes é diretamente proporcional à incompetencia e à arrogancia que são os principais valores de uma entidade que tem posição dominante e imprescindivel para a sobrevivencia de todos.

Se houvesse alternativas...

Isto para dizer que a situação se mantem, sem qualquer solução ou simplesmente satisfação por parte da e-Redes.
8 de junho 2022
Continuo a aguardar resposta!!!
22 de junho 2022
Continuo a aguardar resposta...

Já desisti de fazer comentários demonstrativos da realidade dos serviços prestados por esta empresa pois concluo que os mesmos só servem para dar razão e alimentar o ego de quem é lesado, mas na realidade não tem qualquer efeito pratico e muito menos impacto na empresa.

A verdade é que o pequeno consumidor nada pode fazer perante o poderio de uma empresa de posição dominante, pois os cargos de gestão que poderiam ser responsabilizados pelo comportamento das mesmas, estão protegidos por detrás de um esquadrão legal que só pode ser desafiado por outro ainda maior, o que nunca é o caso do pequeno consumidor.
7 de julho 2022

19 de setembro 2022

3 de outubro 2022

12 de junho 2023
Caro Paulo Azambujo,

Na sequência do nosso e-mail/solicitação n.º 100025091893, encaminhado no dia de hoje, consideramos que a situação que nos colocou ficou esclarecida.

Após o encerramento desta queixa irá receber um inquérito de satisfação. A sua resposta a esse inquérito é muito importante para nós. Pedimos que o preencha, ajudando-nos a melhorar o serviço que prestamos.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação adicional:
• Opção "Contacte-nos" do separador "Ajuda" em e-redes.pt;
• Nos nossos Pontos de Atendimento.

12 de junho 2023
Passados 15 meses da ultima resposta da eRedes, eis que hoje respondem.

Que credibilidade pensa a eRedes que tem neste momento para fazer um post mencionando "...consideramos que a situação que nos colocou ficou esclarecida."?

É claro que não está nada resolvido e mesmo que estivesse, daqui a 15 meses eu respondo!

Obrigado!
13 de junho 2023
Caro Paulo Azambujo,

Pretendemos, antes de mais, expressar a nossa compreensão relativamente à indignação e critica manifestada, em razão da demora verificada na resolução da situação apresentada e pelos transtornos associados.

Reconhecendo que não agimos com a celeridade desejada, facto que muito lamentamos, reiteramos que de facto, a situação apresentada já foi, entretanto, regularizada, pelo que apenas nos resta esperar por uma nova oportunidade de o servir com a qualidade e a celeridade que não conseguimos alcançar nesta ocasião.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação adicional:
• Opção "Contacte-nos" do separador "Ajuda" em e-redes.pt;
• Nos nossos Pontos de Atendimento.

14 de junho 2023
Podemos continuar a fazer isto todos os dias até porque se algo que a eRedes me ensinou foi a ser paciente.

Só vou considerar a situação resolvida, quando efetivamente for resolvida.

Fazendo minhas as vossas palavras "Reconhecendo que não agimos com a celeridade desejada", espero que entendam tambem que eu tenha o mesmo comportamento e não aceite a resolução com a celeridade desejada.

As ações da eRedes causaram-me prejuizos financeiros e psicologicos, pois viver na eminencia da Galp (outra cambada de acefalos que faturam tudo o que a eRedes diz mesmo que seja matematicamente impossivel) me cortar o serviço devido a faturas astronomicas que foram emitidas a partir de leituras erradas que a eRedes forneceu.

Por tudo isto e mais uma vez fazendo minhas as vossas palavras "pelo que apenas nos resta esperar por uma nova oportunidade de o servir com a qualidade e a celeridade que não conseguimos alcançar nesta ocasião", espero que numa proxima oportunidade reconheça competencia e credibilidade nas palavras da eRedes mesmo antes de ver a situação resolvida na pratica.

Termino como comecei, podemos continuar a fazer isto todos os dias até que consiga de facto confirmar a resolução do tema ou podem tem um pingo de vergonha e para com as tentativas de fechar o tema unilaterlmente, pois nunca o aceitarei!
23 de agosto 2023
As consequencias da ação da eRedes ainda perduram.

Apesar de já ter visibilidade de correções no site da eRedes, do erro que persistiu por mais de um ano, o problema persiste e a Galp ainda não reverteu a faturação errada.

Como não tenho acesso à comunicação entre as entidades, estamos no diz que disse entre ambas e sem fim à vista.
Paulo Azambujo avaliou a marca
15 de setembro 2023

Coitado de quem cai nas teias de incompetencia da eRedes... Só me resta agradecer do fundo do coração e mesmo após 15 meses de sofrimento o facto da eRedes ter resolvido o problema, pois tem o proder de o arrastar por varios anos, por isso, eternamente grato eRedes!

Caro Paulo. No Balcão Digital da E-REDES pode enviar sempre as leituras.
Verifique se o número de série do contador é o mesmo que aparece na fatura, caso não seja comunique essa situação ao comercializador.

Quer a distribuidora E-REDES, como o seu comercializador possuem aplicações e websites onde pode enviar as leituras.

Caro Daniel, peço imensa desculpa por não ter reparado no seu comentário, mas não estou de facto familiarizado com o portal.

Na verdade, indicar a leitura poderia e deveria ser uma alternativa, sendo que não me importava nada de ter o onus de mitigar toda esta incompetência pegada, mas infelizmente nas minhas fatura aparece o aviso: "Informamos que, por ter aderido ao autoconsumo, a faturação dos consumos verificados nos diferentes períodos horários são comunicados pelo seu Operador de Rede de Distribuição pelo que não deverá comunicar a leitura do seu contador de eletricidade".

Resumindo, estou no meio da tempestade perfeita :-(

Infelizmente estou na mesma situação á 8 meses , caso não haja uma solução nesta próxima semana vão levar com um processo e pedido de indemnização.

O silêncio ainda é o pior disto tudo. 'Apoio ao cliente' devia mudar para 'Departamento do nao vale a pena reclamar'. Um tema que é mencionado frequentemente aqui é a falta de competição.

A E-Redes é uma “Marca Recomendada 2022”! Líder na categoria “Água, Eletricidade e Gás – Eletricidade e/ou Gás – Distribuição”. Isto faz rir. Comparado com quem?

Sim, de facto não nos resta outra coisa senão rir!