E-REDES

E-REDES

Distribuição de Eletricidade, S.A. (antes EDP Distribuição)
  • A E-REDES é a empresa do Grupo EDP que faz chegar a energia elétrica a sua casa, ao seu negócio, às pequenas e grandes empresas portuguesas.

• 218 100 100
  • Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Leituras, faturação e outros reflexos de posição dominante

Paulo Azambujo apresentou a reclamação

Esta é só mais uma tentativa de expor uma situação a que todos os consumidores estão expostos, quando não há alternativas de fornecimento.

Tenho perfeita consciência que isto não vai alterar nada, mas acho importante acima de tudo denunciar o que é a realidade desconhecida para a maioria das pessoas.

Desde 15/1/21 (sim, há mais de um ano!) que tenho problemas decorrentes da inoperância da E-Redes em transmitir atempadamente as leituras aos distribuidores.

De forma muito resumida:
15/1 - Novo contrato de energia com a EDP (mudança de contador)
Desde esta data e até mudar de distribuidor para a Galp, andei a pagar faturas atrás de faturas baseadas em estimativas. Escusado será dizer que o algoritmo para estimativa é irrealisticamente acima da realidade.

Após ter cancelado o contrato com a EDP e para dar uma ideia das disparidades, já recebi mais de 1000€ em notas de crédito!

25/10 - Novo contrato com a Galp
O problema recomeçou, pois a E-Redes continua a não enviar faturas atempadamente e apenas em dois meses apenas, a estimativa que a Galp faz do meu consumo atingiu os 600€ mensais.

Como tenho autoconsumo, nem a E-Redes, nem o distribuidor aceitam as minhas leituras, pois isso impediria que as estimativas absurdas continuassem e isso não é do interesse de ninguém, exceto do meu!
11 abr 2022
E-REDES adicionou uma resposta

Caro(a) Paulo Azambujo,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

A equipa de apoio ao cliente

11 mai 2022
Paulo Azambujo adicionou uma resposta

Faz agora um mês desde a criação da reclamação.

Para alem de uma chamada que recebi de uma senhora muito simpática da gestão de reclamação da eRedes, que confirmou o meu problema e endereçou o mesmo internamente. Desde então, "radio silence".

Por outro lado, as faturas pendentes derivadas deste problema continuam a acumular na empresa comercializadora.

Este é o update possível.

25 mai 2022
Paulo Azambujo adicionou uma resposta

A ausencia de resposta da eRedes é diretamente proporcional à incompetencia e à arrogancia que são os principais valores de uma entidade que tem posição dominante e imprescindivel para a sobrevivencia de todos.

Se houvesse alternativas...

Isto para dizer que a situação se mantem, sem qualquer solução ou simplesmente satisfação por parte da e-Redes.

08 jun 2022
Paulo Azambujo adicionou uma resposta

Continuo a aguardar resposta!!!

22 jun 2022
Paulo Azambujo adicionou uma resposta

Continuo a aguardar resposta...

Já desisti de fazer comentários demonstrativos da realidade dos serviços prestados por esta empresa pois concluo que os mesmos só servem para dar razão e alimentar o ego de quem é lesado, mas na realidade não tem qualquer efeito pratico e muito menos impacto na empresa.

A verdade é que o pequeno consumidor nada pode fazer perante o poderio de uma empresa de posição dominante, pois os cargos de gestão que poderiam ser responsabilizados pelo comportamento das mesmas, estão protegidos por detrás de um esquadrão legal que só pode ser desafiado por outro ainda maior, o que nunca é o caso do pequeno consumidor.

07 jul 2022

Paulo Azambujo avaliou a marca

Love or leave it

Ver perfil de Daniel Medina

Daniel Medina

Caro Paulo. No Balcão Digital da E-REDES pode enviar sempre as leituras.
Verifique se o número de série do contador é o mesmo que aparece na fatura, caso não seja comunique essa situação ao comercializador.

Quer a distribuidora E-REDES, como o seu comercializador possuem aplicações e websites onde pode enviar as leituras.

Ver perfil de Paulo Azambujo

Paulo Azambujo Autor

Caro Daniel, peço imensa desculpa por não ter reparado no seu comentário, mas não estou de facto familiarizado com o portal.

Na verdade, indicar a leitura poderia e deveria ser uma alternativa, sendo que não me importava nada de ter o onus de mitigar toda esta incompetência pegada, mas infelizmente nas minhas fatura aparece o aviso: "Informamos que, por ter aderido ao autoconsumo, a faturação dos consumos verificados nos diferentes períodos horários são comunicados pelo seu Operador de Rede de Distribuição pelo que não deverá comunicar a leitura do seu contador de eletricidade".

Resumindo, estou no meio da tempestade perfeita :-(

Ver perfil de Cristiano Ferreira

Cristiano Ferreira

Infelizmente estou na mesma situação á 8 meses , caso não haja uma solução nesta próxima semana vão levar com um processo e pedido de indemnização.

Ver perfil de Joaquim Cruz

Joaquim Cruz

O silêncio ainda é o pior disto tudo. 'Apoio ao cliente' devia mudar para 'Departamento do nao vale a pena reclamar'. Um tema que é mencionado frequentemente aqui é a falta de competição.

A E-Redes é uma “Marca Recomendada 2022”! Líder na categoria “Água, Eletricidade e Gás – Eletricidade e/ou Gás – Distribuição”. Isto faz rir. Comparado com quem?

Ver perfil de Paulo Azambujo

Paulo Azambujo Autor

Sim, de facto não nos resta outra coisa senão rir!