EAF Serviço Técnico Nacional

EAF Serviço Técnico Nacional - Mau atendimento pós assistência técnica

Filipe Carreira
Filipe Carreira apresentou a reclamação
21 de novembro 2017

O Ar Condicionado da marca HTW foi adquirido a 30-07-2016 no Bricomarché de Viseu.
Foi instalado por uma empresa certificada e encontrava-se a funcionar perfeitamente.
Em Janeiro de 2017, ao tentar utilizar o equipamento para produzir calor, verifiquei que o mesmo não funcionava e solicitei reparação à assistência da HTW através do Bricomarché.
A assistência técnica realizou duas visitas, na primeira de diagnóstico tendo verificado que não existia fuga de gás e que era a unidade exterior que tinha defeito e precisava de ser trocada. Como não dispunham do equipamento, foi necessário fazer uma encomenda e agendar uma nova intervenção. Na segunda visita da equipa, esta removeu a unidade exterior e colocou a nova unidade, tendo,obrigatoriamente, de manipular as tubagens. O equipamento ficou a funcionar perfeitamente.
Em Agosto foi necessário reutilizar o equipamento para emitir frio, tendo verificado que este não efectuava o arrefecimento do ar, tendo sido novamente solicitada a assistência da HTW através do Bricomarché.
No dia 01/09/2017 recebi uma equipa da assistência técnica para efectuar a análise da situação tendo sido referido pelos mesmos, após avaliação do equipamento, que o mesmo tinha pouco gás, sendo o motivo para não refrigerar. Disseram-me que iriam realizar um relatório e que depois a marca iria pronunciar-se sobre a situação.
Como não obtive qualquer informação até 21/09, contactei o Bricomarché que me informou que a garantia não cobrava a reposição do gás.
Posto isto, entrei em contacto com a HTW (espanha) e questionei:
- Qual o motivo do gás ter desaparecido do equipamento com tão pouco tempo de utilização?
- Será defeito do equipamento que leva a esta fuga?
- Será da instalação/tubagens que têm fuga? Se for este caso, a responsabilidade não é da equipa que fez a primeira assistência técnica, em Janeiro, que não terá realizado a instalação de forma conveniente?
Posto isto, penso que ambas as razões deverão ser da responsabilidade da marca, logo, solicito a reparação da situação e reposição do gás ao abrigo da garantia.
A 29/09 (depois de pedir resposta várias vezes), recebi o email:

"Boa tarde,

Temos estado em contacto com os serviços de assistência para tentar solucionar da forma mais célere possível.
Já foi dada indicação ao técnico para reparar a instalação e fazer a carga de gás.
Entre a próxima 2ª e 4ª feira será contactado pelo técnico para agendar a reparação.

Qualquer questão que entretanto necessite, por favor disponha.

Melhores cumprimentos,
Joana Carneiro
Grupo GIA"

No entanto não fui contactado e no dia 10/10 volto a questionar o que se passava, tendo tido a resposta:

"Buenos días,

Lamentamos el tiempo de asistencia. Ya hemos vuelto a ordenar al SAT de zona que contacte con usted.

De todas formas, le adjunto los teléfonos del SAT de zona para que pueda contactar con el, con el fin de que le informe la fecha para su asistencia 18/6827:

Serviço Técnico Nacional
BRAGA - TORRES NOVAS - LISBOA
Rua Luis de Camões Lt.2 nº 25 res/chão dtº.
2350-409 Torres Novas - PORTUGAL
Tel: + 351 211 369 224 Tel: + 351 249 811 055
Tel: + 351 249 811 647 Telm: + 351 913 443 280
Telm: + 351 966 848 127 Email: servicotecniconacional@gmail.com
Email: servicotecniconacional@hotmail.com;

Cualquier duda que le quede, no dude en contactarnos.

Muchas gracias por su atención.

Saludos.
cid:image001.png@01D29759.423CCC90

Ismael Carretero
Departamento técnico

C/ Industria, 13 | Polígono Ind. El Pedregar | 08160 Montmeló (ESPAÑA)
Tel. 93 390 42 20 | Fax 93 390 42 05
sat@groupgia.com |www.groupgia.com"

Posteriormente ficou agendada a intervenção de reparação, para daí a alguns dias.
Nesta reparação, terá sido necessário rectificar a fuga que existia nas ligações que a primeira empresa de assistência técnica provocou e voltar a colocar gás.
Entretanto, ao utilizar o ar condicionado após a reparação, verifico que há uma grande fuga de água na zona do ar condicionado.
Contactei o Bricomarché que me informou que iria proceder à reclamação, não tendo até hoje obtido resposta.
Neste sentido, enviei email para a assistência técnica no dia 10/11, não tendo tido resposta. Por isso, decidi contactar por telefone, tendo sido informado pelo senhor Luís Andrade que a situação não era da responsabilidade da assistência técnica.

No final disto tudo, questiono de quem é a responsabilidade afinal para análise da situação e eventual reparação, uma vez que as situações têm sido sucessivamente provocadas pela assistência técnica.

Data de ocorrência: 21 de novembro 2017

não representando a assistência técnica da marca HTW, temos a dizer que o problema pedido à data com rectificação e colocação de gás foi efectuado devidamente.

O problema da água é que o Sr Joaquim não tem na sua instalação inicial a colocação de tubo de dreno para a saída/condução dos condensados que se geram, como é normal numa instalação.
Logo não é um problema gerado pela assistência, mas sim por quem lhe instalou o equipamento e não contemplou o tubo de dreno como lhe foi convenientemente referido e informado.

O seu problema desde o início está relacionado com a empresa/pessoa que lhe fez a instalação e é a eles que deve reclamar. Sendo que a instalação de equipamentos de ar condicionado só pode ser feita por empresas certificadas para o efeito, segundo a lei, é da responsabilidade de quem contrata o serviço de averiguar a situação.
Os mesmos têm de passar factura do serviço realizado e então perante isso o Sr Joaquim poderia reclamar perante eles a reparação e colocação do tubo de dreno.

Sem mais, os nossos melhores cumprimentos.
A gerência
27 de dezembro 2017

Boa tarde
Antes de mais os nossos cumprimentos.
Vimos por este meio responder ás criticas apresentadas pelo Srº fazendo também os nossos próprios comentários.
Depois de termos lido a extensa reclamação, alguns pontos saltam-nos de imediato á vista:
1º trata-se de um profissional da reclamação que reclama de tudo e todos
2ª Pelo preciosismo da sua reclamação, o srº deve ser a pessoa mais correcta, mais honesta, mais profissional de que há memoria. E sem qualquer ironia, atravemos-nos a dizer que o srº será o próximo prémio nobel da competência.
FACTOS:
O srº relata uma serie de factos que não sabemos se são verdade ou mentira e nem isso nos interessa absolutamente para nada.
A única coisa que nos interessa é informar o srº que faz uma difamação desta empresa e que se não se retratar, terá brevemente a informação dessa consequência, pois vai ter que provar qual foi o serviço que esta empresa lhe fez, lhe facturou ou qual a relação comercial que teve com esta empresa.
O srº fala de uma marca de ar condicionado HTW e refere que poderá não ter sido bem atendido... Nada temos a ver com isso. E de facto se tem alguma reclamação a fazer, deverá fazer a essa empresa.
Mas há uma coisa que nos ressalta ainda mais á vista:
O srº lê mas não sabe o que é que lê, porque confunde a empresa STN ( Serviço Técnico Nacional ) com a empresa de ar condicionado HTW marca espanhola.
E isto certamente foi- lhe dito ao telefone. Só que o srº como não deve ter mais nada para fazer, dedica-se a fazer reclamações.

Por último, depois das reclamações que o srº fez a todos os santos, foi-nos solicitado (á STN por ser esta uma empresa certificada em AVAC em Portugal) para fazermos uma visita para perceber porque é que o seu ar condicionado pingava água, e embora esta empresa nada tenha a ver com o assunto, verificou o seguinte:
Foi instalado por uma empresa (como o srº refere no seu email), credencia, mas que nem sequer um tubo de dreno colocou.
O que significa que o srº fala muito e acerta pouco e que, com toda a certeza, o seu equipamento não foi instalado por nenhuma empresa credencia em Portugal, senão decerto o srº teria apresentado a factura da empresa certificada com o respectivo alvará e com o registo de intervenção tecnica da manipulação de gases aquando da instalação do ar condicionado.
A única coisa que temos em comum neste processo é que a STN é uma empresa de serviço tecnico de AVAC/R. e que o srº usou e utilizou de forma errada.
Para futuro numa próxima queixa, aconselhamos a tenha em atenção quem é que vai difamar, porque em todo este processo, o srº não tem qualquer razão.
A Gerencia da STN