Veríssimo & Campos Mediação Imobiliária, Lda

EasyGest - Visita de imóvel com infestação de pulgas

Roger Oliveira apresentou a reclamação
7 de novembro 2019
Entrei em contacto sobre um anúncio publicado pela EasyGest no imovirtual em Montemor-o-novo. Depois de mais de um mês de espera para marcar uma visita e de me explicarem que o imóvel não estava disponível porque ainda tinha uma inquilina que não se disponibilizava para abrir as portas, quando finalmente me contactaram para marcar visita pedi mais informações sobre o imóvel como documentação, fotografias do interior e coordenadas ou localização exacta, recebi apenas um print screen sacado do google maps sem coordenadas. Boa sorte a tentar localizar um imóvel assim.
O objectivo seria garantir que valeria a pena a minha deslocação tanto em custo como em tempo, já que sendo de Lisboa e ir e vir são mais de 200km, e como compra de família e tendo uma bebé de colo, para fazer um investimento fomos também em família. Tudo isto foi explicado previamente e não havia qualquer pressão ou pressa da minha parte.

Mesmo assim marcámos visita num ponto de encontro e o que se sucedeu é apenas triste:
- A agente chegou com 15 minutos de atraso juntamente com a proprietária,
- Só quando chegamos ao local nos foi explicado que não poderíamos ver partes do imóvel, porque a anterior inquilina tinha cães e havia uma infestação de pulgas mas que estava controlada e a ser tratada nessas zonas. Fazer uma visita para não ver é sempre óptimo. Só isto teria sido suficiente para irmos embora, mas fomos inocentes e confiamos no que nos foi dito. Perguntámos se era seguro entrar, disseram que sim.
- À medida que fomos entrando, foi-nos sendo explicado que o estado do imóvel se devia à anterior inquilina, para além de cheirar a canil porque a inquilina alojava 35 cães, havia dejectos dos cães aos kilos por todo o terreno para além de lixo estilo ferro velho no quintal.
- Perguntamos se iriam dar algum tratamento ao que ali se passava, a proprietária disse-nos que iriam apenas terminar a desinfestação nas tais zonas que não entrámos.
- Para aumentar a parada, ficámos também a saber que a anterior inquilina com os 35 cães já tinha ela própria trabalhado como agente para a Easy Gest. Foi de tal forma colocada como bode expiatório para tudo de mal que ali estava, que até isso nos foi confidenciado.
- A descrição do imóvel está como um T8, o que não corresponde à verdade.
- Saímos rapidamente, apesar de tudo o trato foi amistoso.

Resultado : Para além de ter sido uma clara perca de tempo e dinheiro que facilmente poderiam ter sido evitados, agora tenho pulgas em casa que estou há 2 semanas a tentar combater com a preocupação acrescida de ter uma bebé de 4 meses. No fundo paguei uma viagem para apanhar pulgas e trazer um problema novo - oferta totalmente grátis do amadorismo desta agente da EasyGest.

Passado uns dias a agente fez o seu telefonema pro-forma procurando resposta sobre o nosso interesse no imóvel. Antes de mais perguntei-lhe o que julgava ela sobre como tinha corrido a visita. Ela disse-me que achou que nós gostámos e que tinha tudo o que nós procurávamos. Se calhar as pulgas são selectivas e só saltam para cima dos compradores. De seguida disse-lhe tudo o que aqui já está descrito.

Não vejo como é possível não fazer reclamação, quando os agentes existem para agilizar todo o processo e cobram comissões na ordem dos milhares de euros. Se não fazem o seu trabalho, como por exemplo proteger os clientes de embaraços e atentados à saúde pública. Não será de esperar no mínimo que o agente conheça o imóvel, tenha imagens, e saiba dar as informações do estado actual do mesmo? Ou colocar um anúncio na internet e tratar todo o assunto como se estivéssemos a comprar uma cadeira no OLX justifica essa comissão?

A agente pediu desculpas e remeteu a culpa para a proprietária que sabemos que obviamente também a tem. No entanto a mediação, como descrito, é quase inexistente.

Apesar das desculpas, o anúncio continua disponível no imovirtual, sem qualquer actualização.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2019
EasyGest
Exmo. Senhor Roger Oliveira
Receba os nossos melhores cumprimentos.

No âmbito da queixa por si registada no Portal da Queixa no passado dia 07 de Novembro de 2019, cumpre-nos tecer as seguintes considerações:
Desde logo, como refere, e muito bem na sua comunicação, a marcação da visita ao imóvel tornou-se mais morosa que o pretendido, uma vez que se encontrava a decorrer as limpezas/desinfestação do imóvel em apreço, que só puderam ser realizadas após a entrega do mesmo pela arrendatária. Entrega essa, que ocorreu após varias tentativas por parte da Senhoria sem sucesso, tendo apenas se concretizado na sequência de várias queixas junto dos órgão policiais locais. Vossa Exa foi por isso informado de tais factos. Assim, concluímos que a marcação da visita se protelou no tempo, com vista à salvaguarda dos interesses e segurança de todos os envolvidos e claro de potenciais clientes compradores.
Posto isto, a visita ao imóvel foi agendada logo que se vislumbrava existir condições para a realização da mesma em segurança, tendo sido Vossas Exas. informados que não poderiam ainda visitar a totalidade da propriedade devido aos trabalhos de desinfestação que ainda ocorriam no mesmo. Não obstante, manifestaram interesse em visitar o imóvel o quanto antes.
Pese embora, fosse reconhecido que o imóvel não se encontrasse nas melhoras condições, facto pelo qual foram efetuadas as limpeza e desinfestações e uma vez que estas se encontravam a decorrer, não podemos de forma alguma aceitar a descrição sobre o estado do imóvel que é referida por vossas Exas e manifestamente exagerada.

Cremos ainda que o facto de a anterior inquilina poder eventualmente ter sido Ex -colaboradora da EasyGest, em nada acrescenta para a exposição efetuada, pelo que não nos pronunciamos sobre tal ponto. Mais se diga que em momento algum se terá passado a informação que e inquilina coabitava com trinta e cinco cães, uma vez que tal facto nos é desconhecido.
Aproveitamos para questionar a sua afirmação quanto ao facto de o imóvel não corresponder na verdade a um T8, tal como estaria anunciado, uma vez que como refere e subscrevemos não visitou a totalidade do mesmo, não aferindo assim concretamente da sua tipologia e que diga-se, corresponde ao anunciado.
Quanto à mencionada perca de tempo e dinheiro, estamos certos que qualquer aquisição de um bem imóvel, acarreta custos, disponibilidade e deslocações inerentes, visto que não sendo um bem de aquisição corrente se torna necessária a realização de visitas a vários imóveis por forma a encontrar o imóvel desejado.
Face ao exposto, entendemos a situação pelo qual se encontra a passar atualmente, lamentando a mesma, no entanto, reiteramos a posição já assumida e transmitida supra, não podendo assim aceitar tal responsabilidade.

A empresa EasyGest pauta a sua atividade comercial no âmbito da mediação imobiliária, com transparência e profissionalismo, primando sempre pelos interesses dos seus cliente quer vendedores ou potencias compradores.

Estaremos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional ou solicitação futura.
EasyGest
13 de dezembro 2019
A empresa entende que a "resolução" requisitada pelo autor da reclamação não é passível de ser aceite:
"Resolução
Deixo à vossa criatividade, partindo do principio que não vão fazer nada.
- Responsabilizarem-se pelos custos associados à desinfestação na minha casa;
- Actualizar o anúncio com honestidade ou removê-lo;
- Dar formação e seleccionar pessoas com critério, perfil e empatia para o desempenho de funções em nome de uma marca"

13 de dezembro 2019
Não é por usarem um português formal em tom jurídico que o conteúdo da resposta deixa de ser medíocre. Depois de uma visita que decorreu pessimamente e a roçar um atentado à saúde pública, a vossa resposta só pode ser interpretada com 'humor' e a continuação do vosso standard de qualidade.

Resumindo:
a) querem publicamente aproveitar dizer que fizeram tudo bem, melhor não poderiam ter feito, zero de responsabilidade. Objectivo - limpar a imagem, não assumir e voltar a repetir os mesmo erros;
b) o cliente exagera e inventa informações - portanto deve ser mentiroso;
c) interessante ver que entretanto o anúncio foi alterado, consta dizer que já não afirmam tratar-se de T8 mas sim de 3 montes e baixaram o preço - de algo deve ter servido reclamar;
d) interessante ver que não interpretam uma reclamação como oportunidade de melhorar o serviço e possivelmente recuperar um cliente, preferem antes interpretar uma reclamação apenas com orgulho reafirmando em bom português o quão bons profissionais são;
e) fazer o cliente gastar tempo e dinheiro quando o poderiam ter evitado - olha faz parte do negócio, aguente-se - porque é que não me informaram do estado do imóvel (pulgas e falta de acesso) antes de me deslocar? ( a pergunta é retórica - sabemos todos a resposta e esta é a verdade);
f) não se referem uma única vez ao facto de ter apanhado pulgas, expresso no titulo da reclamação ( visita em segurança ?).

Pois bem, não inventei as pulgas que trouxe para casa.
Não inventei que só fui informado do que se passava quanto à limpeza e desinfestação após chegar à porta do imóvel ( transparência e profissionalismo ?) - vale tudo para tentar atrair clientes e vender - a omissão é uma forma de esconder a verdade e dizerem-me que fui informado o quanto antes é mentira e é preciso descaramento.
Não inventei usarem a anterior inquilina como desculpa para tudo.
Não inventei os kilos de dejectos de cão na extensão do terreno ( diz-me que decorriam limpezas, seria às prestações ?)
Não inventei a proprietária afirmar 2 vezes que não concordava com a visita, com a visita a decorrer dentro do imóvel.
Não inventei os 35 cães, 5 na casa principal e 30 no local que não pudemos visitar. Não podem continuar a alegar que não têm conhecimento - está exposto na reclamação e a vossa agente estava lá quando dito pela proprietária - como deve ser exagero meu mais vale ignorar.
Não andei a insistir atrás do imóvel, foram vocês que resgataram o contacto.

Não têm conhecimento dos cães, mas do que me foi previamente informado em telefone já têm total e partilhado conhecimento - lembram-se tão bem disso que até se lembram de mais.
Isso seria memória selectiva e apenas se fosse verdade - mais uma vez -> não fui informado do estado do imóvel, apenas que o imóvel se encontrava arrendado e a inquilina não abria as portas enquanto lá estivesse. O que foi falado foi que quando o imóvel vagasse poderiam voltar a contactar. Querem mesmo fazer acreditar que se eu soubesse de tais factos de falta de higiene e infestação, alguém no seu juízo iria com a filha de 4 meses, ou mesmo sem ela, marcar e fazer uma visita?

Bem podem tentar limpar a imagem, mas acho que a vossa estrela e meia aqui no portal da queixa representa bem a qualidade do serviço prestado - devem ser os clientes todos eles muito férteis de imaginação. Eu só tenho uma reclamação feita aqui no portal, e digo isto porque não quero que inventem desculpas como ' é daquelas pessoas que não tem mais nada que fazer e passa a vida a reclamar na internet.'

Como tal e em resposta à qualidade das vossas afirmações que imputam todas as culpas do sucedido ao cliente e com informações pouco verdadeiras, adiciono a exposição com o nome da agente e o link anúncio, gesto que não tive iniciativa na exposição pública da reclamação inicial, por cordialidade e na esperança que a soubessem atender.
Faço-o para que menos pessoas tenham que passar pelo mesmo que eu passei, e tendo em conta a vossa resposta fariam tudo igual outra vez. Vale o que vale, mas quem ler e for isento poderá retirar as suas deduções.

O nome da agente da Easy Gest: Beatriz Frias.
O anúncio está no imovirtual - imóvel em Montemor-o-novo:

Quanto à Easy Gest, conseguiram com esta resposta colocar-se no topo das agências a evitar. Não basta escrever que são transparentes e profissionais, teriam que agir como tal.

Não pretendo qualquer contacto futuro ou resposta adicional da vossa parte.
20 de dezembro 2019
Bastaria dizer algo do género em estilo pró-forma : "lamentamos e pedimos desculpa pela situação ocorrida, trabalhamos para melhorar todos os dias e a sua opinião é importante para nós".

No entanto a vossa resposta só demonstra incompetência, insensatez, orgulho e amadorismo. Um cliente apanha pulgas e ainda alimentam a expectativa de que o cliente esteja disposto a comprar sem ver a totalidade do imóvel, e ainda afirmam que faz parte...

A não repetir, por cada cliente insatisfeito perdem muitos mais.
Roger Oliveira avaliou a marca
20 de dezembro 2019

Com o comportamento e respostas expostas e pelo azar que tive, tive a pior experiência de sempre na busca de um imóvel. Já vendi e já comprei imóveis, por isso a minha experiência com agentes imobiliários é suficiente para ter referências de mercado. A avaliar por esta experiência, esta marca não deveria operar no mercado pois não efectuam o serviço a que se propõem : mediar a compra e venda de imóveis, salvaguardando ambas as partes. Apenas têm os olhos postos no lucro pessoal. De qualquer forma o mercado tende a regular-se a si próprio e maus serviços tendem a fechar portas sempre que um serviço mais profissional surge e ocupa o lugar de amadores.