7.7
Airline Company Limited - Sucursal Em Portugal

Easyjet - Reclamação formal de reembolso atrasado há mais de 7 dias

Talita Ongaratto Flávio Ongaratto
Talita Ongaratto apresentou a reclamação
3 de março 2019 (editada a 6 de março 2019)

Boa noite EasyJet, DOU INICIO A este texto de QUEIXA/RECLAMAÇÃO PELO ATRASO DO MEU REEMBOLSO exatamente às 1:00 hora da madrugada em Palmas, Tocantins, Brasil, dia 03/03/2019.

Eu, TALITA CARVALHO BISON ONGARATTO, no dia 23/02/2019 às 22:00:49 horas, Transação À vista no Cartão de Crédito 3571 Visa Internacional Gold, resevei 01 (um) voo número EWPP4PM no valor de 39,24 Libras Esterlinas, destino de Londres para Ibiza para o dia 23/09/2019 no site da EasyJet, porém, errei a data que era para ser no dia 23/08/2019, OU SEJA, comprei a passagem errada!

Eu realizei ESTA reseva EWPP4PM às 22:00:49 horas do dia 23/02/2019, porém, após decorrido o tempo de 01 hora e 32 minutos me dei conta do erro, e exatamente às 23:32:00 horas do mesmo dia CANCELEI A RESERVA EWPP4PM, onde me apareceu a seguinte mensagem de que: decorridos 07 (sete) dias eu teria o reembolso proporcional de 9,24 Libras Esterlinas, onde a Taxa de Cancelamento a ser cobrada era de 30,00 Libras Esterlinas.

Após o cancelamento, confiei fielmente no prazo estipulado de reembolso proposto pela própria Empresa EasyJet que seria de 07 (sete) dias corridos da passagem cancelada EWPP4PM com no valor de 9,24 Libras Esterlinas.

Portanto, diante destes fatos, decidir reservar mais 03 (três) passagens: (01) uma para o dia correto, no data de 23/08/2019 Londres para Ibiza no valor de 109,94 Libras Esterlinas número EWPR3DK; (01) uma passagem de Milão Malpensa a Londres Gatwick número EWPP2PP no valor de 41,81 Euros; (01) uma passagem de Ibiza a Milão Malpensa número EWPP6C9 no valor de 116,61 Euros. O valor total a ser pago por mim nesta fatura de Março referente a estas passagens seria, portanto de 1.459,48 Reais brasileiros (retirando deste valor, logicamente, a Taxa de Cancelamento; trata-se de um valor alto para um brasileiro pagar). Lembrando que deste valor total, tem a Taxa do cobrada pelo meu Cartão de Crédito incluída do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Do valor da passagem EWPP4PM de 39,24 Libras Esterlinas, pagaria, portanto, o valor convertido em Real de 199,00 reais, e, com o reembolso de apenas 9,24 libras esterlinas, teria somente em Real o valor de 46,10 reais de retorno, perdendo em relação a Taxa de Cancelamento o valor em Real de 152,90 reais brasileiros (valor alto). Porém, como a empresa me deu o prazo de reembolso de 07 (sete) dias e mesmo perdendo 30 Libras Esterlinas, decidi que compensava reservar as demais passagens para a minha viagem à Europa que ocorrerá em Agosto de 2019.
No dia 24/02/2019 contatei a EasyJet por telefone em 02 (duas) ligações diferentes e conversei com 02 atendentes diferentes que informaram da possibilidade de eu receber o reembolso total devido ao fato de eu ter cancelado rapidamente a passagem e não ter prejudicado a empresa no quesito de outra pessoa adquirir o mesmo voo.

Enviei depois um e-mail formal ao apoio.cliente@easyjet.com e argumentei com a EasyJet para me poupar da Taxa de Cancelamento que seria de 30 Libras Esterlinas e o reembolso somente de 9,24 Libras Esterlinas (que para mim ficaria em torno de 152,90 Real Brasileiro, ou seja, muito caro, visto que, 1 Libra Esterlina para mim equivale em torno de 4,99 Real Brasileiro), pois havia cancelado o voo no prazo de tempo de 01:32 minutos conforme os PrintScreens em anexo, ou seja, não prejudiquei a empresa ao ponto de impedir que outro passageiro fizesse a compra. No dia 25/02/2019, recebi a resposta da atendente Joana do Serviço de Apoio ao Cliente da EasyJet que me informou que a Taxa de Cancelamento já estava prevista no contrato e que não haveria como me isentar desta. Nisto decidi aceitar, pois já havia tido a resposta da empresa, apesar de não concordar.

Contudo administradores da Empresa EasyJet, ao cancelar o voo EWPP4PM às 23:32:00 horas do dia 23/02/2019, conforme o PrintScreens em anexo, a empresa me informou que teria o prazo de "AGUARDAR ATÉ 7 (SETE) DIAS PARA QUE O PROCESSO SEJA CONCLUÍDO PARA O REEMBOLSO DE 9,24 LIBRAS ESTERLINAS". Entretanto, JÁ ESTAMOS NO DIA 03/03/2019, OU SEJA, APÓS 08 (OITO) DIAS TRANSCORRIDOS DA DATA DO CANCELAMENTO DA RESERVA EWPP4PM DE 23/02/2019 E NÃO OCORREU O REEMBOLSO E AINDA CONSTA COMPRA APROVADA NO MEU CARTÃO DE CRÉDITO! A minha fatura vai vencer ESTA SEMANA e não tenho o dinheiro para pagar as 39,24 Libras Esterlinas, que dá o valor de 199,00 reais brasileiros (extremamente caro!) e corro riscos de ter que pagar multas absurdas por conta do atraso da empresa em me efetuar o reembolso necessário no prazo previsto na lei, conforme o Artigo 8.o, Regulamento (CE) n.° 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004:

“Direito a reembolso ou reencaminhamento
1. Em caso de remissão para o presente artigo, deve ser oferecida aos passageiros a escolha entre:
a) - O reembolso no prazo de sete dias, de acordo com as modalidades previstas no n.o 3 do artigo 7.o, do preço total de compra do bilhete, para a parte ou partes da viagem não efectuadas, e para a parte ou partes da viagem já efectuadas se o voo já não se justificar em relação ao plano inicial de viagem, cumulativamente, nos casos em que se justifique.” (Artigo 8.o, Regulamento (CE) n.° 261/2004)

Portanto, conforme o Artigo da União Europeia, meu reembolso não foi restituído no tempo hábil, onde terei, que provavelmente, levar multas no meu cartão de crédito por não ter como pagar este valor total de 199,00 reais, causando-me danos materiais e danos morais, fora todos os transtornos de ter que entrar em contato com a empresa.

DIANTE DESTES FATOS, CONCLUÍ-SE: conforme se trata de um ERRO DA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA EASYJET GRAVÍSSIMO EM RELAÇÃO AO CLIENTE POR NÃO CUMPRIR O PRÓPRIO PRAZO ESTIPULADO, Solicito, desde já, URGENTEMENTE reparação moral e material, conforme a legislação, DO REEMBOLSO DO VALOR TOTAL DE 39,24 LIBRAS ESTERLINAS SEM A COBRANÇA DA TAXA DE CANCELAMENTO, VISTO QUE JÁ ULTRAPASSARAM OS 07 (SETE) DIAS CORRIDOS PROPOSTOS PELA EMPRESA, com riscos de eu pleitear uma ação DE DANOS MORAIS E MATERIAIS pelo atraso cometido da empresa e o erro inegável de não terem cancelado a compra a tempo.

Em anexo, todos os comprovantes de que eu efetivei a compra e que esta ainda consta como APROVADA no dia 03/03/2019 e os PrintsScrens que COMPROVAM QUE CANCELEI a passagem às 23:32:00 horas após a compra da passagem às 22:00:49 horas do dia 23/02/2019. Peço atendimento URGENTE por parte da empresa, pois não pouparei esforços caso não seja RESTITUÍDA INTELGRAMENTE o valor de 39,24 LIBRAS ESTERLINAS sem a cobrança da Taxa de Cancelamento, por se tratar de ATRASO EVIDENTE E ERRO GRAVE DA EMPRESA EASYJET LESANDO DIRETAMENTE O CLIENTE de me restituir a tempo pelo transtorno causado de me fazer escrever esta queixa e possivelmente pagar taxas absurdas em meu cartão de crédito Visa Internacional me causando danos extraordinários materialmente e moralmente.

Nestes Termos, peço deferimento!

PALMAS/TO, BRASIL, 03/03/2019 às 03:49 da madrugada.

At.te, Talita Carvalho Bison Ongaratto.

Data de ocorrência: 3 de março 2019