Easypay - Instituição de Pagamento Lda
  • correio@easypay.pt

Easypay - Falta de profissionalismo, não resolvem os problemas

Miguel Ramos apresentou a reclamação
17 de setembro 2020
Contratei os serviços desta empresa para recebimentos por mbway e multibanco no meu site, supostamente estava tudo tratado, quando comecei a receber pagamentos verifiquei que os mesmo não estavam a ser creditados na conta, depois de enviar e-mail dos quais não obtive resposta quando finalmente atenderam o telefone fui informado que faltavam documentos.
Nunca tinha recebido qualquer informação da falta dos tais documentos, ou seja começaram a receber os pagamentos sem que o processo estivesse realmente concluído.
Fui informado do que faltava, uns pdf complicados de obter, tem de ser através do firefox (mas só algumas versões) o pc tem de ser recente, também funciona no explorer (mas só numa versão antiga), enfim vi-me negro para conseguir enviar os documentos, estou a 5 dias a espera de uma resposta.
No meio disto tudo já se passou um mês, sem ter recebido qualquer pagamento.
Não respondem aos e-mails e via telefone normalmente dizem que não é possível atender de momento, depois de estarmos uns 10m em linha.
Estou desde segunda a espera de uma resposta, acabei hoje por conseguir ligar e fui despachado para um colega que ainda me vai enviar um e-mail.
Falta de respeito e profissionalismo.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2020
Easypay
18 de setembro 2020
Miguel Ramos,

Fiquei muito triste com a sua reclamação neste Portal e da Helena Ramos no Google. Se calhar merecemos mesmo receber a sua reclamação, mas talvez não pelas razões que invoca.

SOBRE O REGISTO:
De facto o Miguel iniciou o processo de abertura de conta da easypay no dia 13 de Julho. No dia 15 juntou toda a documentação que o Miguel considerou adequada. Todavia o Miguel escolheu a opção EMPRESA LDA e depois submeteu a documentação como ENI-Empresário em nome individual.

SOBRE A DOCUMENTAÇÃO:
A easypay no processo de submissão de documentos refere:

"No âmbito do desenvolvimento do seu negócio a easypay está sujeita ao cumprimento de um conjunto de deveres e mecanismos associados ao exercício da sua actividade, em conformidade com Leis e Regulamentos relevantes emitidos pelo Banco de Portugal, pelo Banco Central Europeu, pelo conselho Europeu para os pagamentos Electrónicos, pelos Sistemas de Pagamento Electrónico e demais entidades reguladoras e gestoras de meios de pagamento. Com o objectivo de combater o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, é dever da easypay, como Instituição de Pagamentos, identificar e conhecer os seus Clientes e respectivas organizações, de acordo com o previsto na Lei n. 83/2017 de 18 de Agosto de 2018 (alínea b) do n.º1 do art.º 24º)

Saiba mais em: https://www.bportugal.pt/legislacao/lei-no-832017-de-18-de-agosto"

De forma a respeitar as normas para prevenção de branqueamento de capitais, é dever da easypay, como Instituição de Pagamento, identificar e conhecer os nossos Clientes e respectivas organizações.

Reforça ainda no separador de "upload de ficheiros" que:

"Faça o upload da documentação que é necessária recolher, seguindo as exigências do Banco de Portugal, para que possamos aprovar a sua conta muito rapidamente e começar a receber automaticamente as suas transferências de fundos."

Ora, segundo o sistema, o Miguel diz que é uma "empresa", não submete toda a documentação que lhe pedimos e mesmo assim clica no Botão "Concluir submissão de dados", confirmando que a documentação estava correcta.
Ou seja, o sistema pede cópia da certidão permanente e o Miguel não envia. Pede a declaração dos Beneficiários Efectivos e o Miguel não envia. E não envia porque afinal o que o Miguel queria era ser ENI (Empresário em nome individual) e não uma "empresa". Mas também não nos disse que estranhava estarmos a pedir coisas que não faziam sentido.

SOBRE OS PAGAMENTOS:
Apesar de a easypay nunca lhe ter referido que a sua conta estava aprovada, o Miguel fez pedidos de tokens de pagamento e começou a receber pagamentos. Recebeu o primeiro no dia 30 de Agosto (Domingo) e dia 4 de Setembro liga para a easypay. A easypay transmite que a conta está irregular e que é preciso mais documentação.

A easypay no seu processo de agilidade converteu uma conta de LDA numa conta de ENI e não o obrigou a começar tudo do princípio.

A easypay na sua visão de ajudar o mercado a aderir aos sistemas de pagamentos electrónicos permite durante 30 dias que use o sistema e que entretanto envie a informação.

A easypay na sua missão de protecção dos consumidores (ordenantes) não transfere os fundos enquanto não tiver toda a documentação e a PDA (Proposta de Adesão assinada).

A easypay na sua forma de acelerar o processo dá dicas de qual o software mais adequado para obter determinados comprovativos.

De facto toda a equipa da easypay está de parabéns.
Sinceramente não sei onde falhamos.

Mas mesmo assim em meu nome e dos meus colaboradores peço desculpa e continuarei a exigir que cada dia a easypay possa prestar um melhor serviço, com mais inovação e mais pagamentos.

Sebastião de Lancastre
(CEO)
23 de setembro 2020
Boa tarde sr. Sebastião de Lencastre, desde já agradeço a sua resposta, no entanto a mesma não corresponde a toda a verdade dos factos, se não vejamos;

Dia 4 de Setembro não foi o meu primeiro contacto com a vossa empresa, dias antes faço o primeiro telefonema onde sou informado apenas que está em falta a proposta de adesão, e que a mesma me vai ser enviada por e-mail.
Não me é referida qualquer falha na abertura da conta ou falta de documentos.
Nem de todo sabia que tinha escolhido mal a opção de empresa, estou a sabe-lo agora pela primeira vez.
Não recebi qualquer e-mail com a proposta de adesão nem qualquer informação do porque não tinha sido enviado.

NA FALTA DE RESPOSTA ligo novamente então dia 4, ai sim sou informado da falta de 5 documentos.
Dia 5 envio os referidos documentos e dia 8 envio novo e-mail a perguntar o ponto da situação.

NA FALTA DE RESPOSTA ligo novamente passado uns dias e então sou informado que os pdf se enviei não são validos pois não foram adquiridos pelo firefox.
Envio novamente os pdf dia 14, dia 16 envio novo e-mail a perguntar o ponto da situação.

NA FALTA DE RESPOSTA dia 17 ligo novamente e nem me sabem informar do ponto da situação, altura em que abro esta reclamação.

É que de facto nunca fui contactado pela vossa empresa. Nunca fui informado que tinha cometido erros no preenchimento dos meus dados na vossa plataforma, diz que activei o tokem sem a easypay me tivesse informado que a minha conta estava aprovada, mas também nunca fui informado que não estava, nem percebo porque é possível activar o token não estando a conta aprovada.

O sr. refere que toda a equipa da easy pay está de parabéns porque certamente não é uma pessoa exigente, pois as razões que invoco são o que de facto aconteceu e são validas.

Já agora agradecia que me informa-se o ponta da situação, se falta ainda alguma coisa, aproveito para informar na na passada sexta feira enviei a proposta de adesão devidamente assinada por correio azul, certamente já a receberam, está o meu processo concluído para começar a receber os fundos, falta ainda alguma coisa ?

Os melhores cumprimentos
Easypay
23 de setembro 2020
Boa tarde Miguel Ramos,

Lamento todo o barulho que está a fazer e a forma como está a prejudicar a easypay com queixas para todo lado e sem qualquer fundamento.

A easypay é um empresa regulada e cumpre rigorosamente as leis e quando o cliente tem razão é a primeira a reconhecer isso. Não é o seu caso. Foi o Miguel que começou todo o processo de forma errada e agora culpa a easypay.

Podia ter pedido desculpa pelo seu erro, mas não o fez ...

Diz que enviou o documento em falta por correio azul na 6 feira dia 18.
Hoje 4 feira dia 23 de Setembro ainda não o recebemos.

Porque não enviou em correio registado ?

Após a recepção do documento e tal como lhe foi transmitido a easypay pode demorar até 5 dias úteis para verificar a sua validade.

Sebastião de Lancastre
(CEO)
25 de setembro 2020
Boa tarde Sr. Sebastião de Lancastre.

Não enviei por correio registado porque tal não me foi solicitado (outro erro da vossa empresa) ia eu imaginar que uma carta com duas folhas se ia extraviar ? estranho...

Já reenviei a documentação pedida, desta vez por correio registado com AR, também já me foi confirmado que receberam tudo e que finalmente o processo está concluído, procedendo a transferência dos meus valores na próxima segunda dia 28.

Em relação ao resto do teor da sua ultima resposta não tenho mais nada a acrescentar ao que já relatai e expus anteriormente.

Aguardo pelos créditos na minha conta e a continuação de um bom relacionamento comercial.

Cumprimentos
29 de setembro 2020
Problema resolvido, sido muito atenciosos e profissionais.
Miguel Ramos avaliou a marca
29 de setembro 2020

Apesar dos contratempos tudo se resolveu.