Venda de Motos e Acessórios
  • ola@ecooltra.com

Ecooltra - Cobrança indevida

Afonso apresentou a reclamação
7 de novembro 2021
Sem que eu tenha utilizado a Ecooltra, foram-me debitados 25€. Solicitei explicações e recebi um e-mail dizendo que está relacionado com "uma multa em que estive envolvido". Não me responderam mais, a diversas insistências.
Parece um caso de burla ou de péssimo funcionamento.
Data de ocorrência: 26 de outubro 2021
Ecooltra
Exmo. Sr. Afonso,
No seguimento da receção da notificação da reclamação feito no “Portal da Queixa”, vimos a referir o seguinte:
1. O reclamante acima identificado é utilizador registado dos serviços da Ecooltra Scootersharing e realizou diversos alugueres dos nossos veículos.
2. A Ecooltra recebeu uma notificação das autoridades locais (Polícia Municipal de Lisboa ou EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M., S.A.), que diz respeito a uma infração de estacionamento prevista nos artigos 48º a 52º, da Subsecção VI “Paragem e estacionamento” do Código da Estrada.
3. Após consulta aos nossos registos, essa infração resulta de um aluguer realizado pelo reclamante.
4. De acordo com o artigo 135º “Responsabilidade pelas infrações”, do Capítulo I “Disposições Gerais”, do Título VI “Da responsabilidade” do Código da Estrada, procedemos a identificar o Reclamante como o condutor responsável.
5. No dia 06/08/2021, procedemos a comunicar as autoridades competentes a identificação do condutor, conforme expressamente indicado nos Termos e Condições Gerais da Ecooltra e aceite pelo utilizador.
6. Nesse momento, apenas poderíamos enviar ao reclamante a notificação de gastos administrativos. A notificação formal da infração é da responsabilidade das entidades competentes.
7. Conforme os Termos e Condições Gerais, aceite pelo reclamante, informámos que seria realizada uma cobrança, através do cartão associado à conta do reclamante na eCooltra, no valor de 25.00 euros, como “Gastos Administrativos de Gestão de Multas”.
8. Lembramos que são as autoridades locais que detêm o poder decisor sobre as notificações de fiscalização rodoviária. Qualquer dúvida, deverá ser contactada diretamente às autoridades competentes.
9. A morada registada pelo Reclamante na conta Ecooltra é a que foi transmitida às autoridades competentes. Tudo leva a crer que as autoridades terão notificado o Reclamante para essa morada.
10. Somos da opinião que a falta de informação referente à infração, apresentada pelo Reclamante, é originada pela falta de atualização dos dados do Reclamante na conta Ecooltra.
Esperamos que, com esta informação, seja possível esclarecer os factos que originaram a reclamação acima referida e com isto seja encerrado este processo.
Estamos disponíveis para esclarecimentos adicionais.
cumprimentos
Equipa da Cooltra
Exmos. Srs.,
1. É muito triste que tenha sido necessário apresentar uma reclamação pública para obter resposta às dezenas de pedidos de esclarecimento, que submeti por e-mail, relativamente aos 25€ cobrados.
2. É também de muito mau tom imputar-me qualquer desactualização de dados, que não existe.
3. Fico, no entanto, finalmente esclarecido sobre a razão (até agora absolutamente misteriosa) sobre os 25€ cobrados. Não podendo deixar de considerar que o valor é manifestamente desproporcionado e excessivo - desincentivando, desse modo, o uso desta plataforma -, há agora pelo menos uma explicação para a cobrança daquele valor.
4. Tem a e-cooltra razão de que a eventual impugnação da coima que me venha a ser aplicada (por infracção que desconheço) não é dirigida contra a E-Cooltra, mas contra as autoridades competentes, depois de me notificarem. Simplesmente, não era esse o objecto da reclamação: eu não soube nunca por que razão foi cobrada aquela importância. E era devido, por isso, um maior cuidado aos meus pedidos de esclarecimento.
5. Agradeço a explicação, tendo apenas a lamentar as condições contratuais que (infelizmente) aceitei, correspondendo a uma importância tão elevada pelas despesas administrativas.
9 de novembro 2021
Agradeço que editem a vossa resposta, de modo a não publicar o meu nome completo na internet.
Ecooltra
10 de novembro 2021
Exmo. Sr. Afonso,
Texto alterado conforme solicitado.
Cumprimentos
A equipa da Cooltra
Afonso avaliou a marca
10 de novembro 2021

Ignora os seus clientes. Só depois de publicada a queixa consegui ter uma resposta.