Eda - Electricidade dos Açores, S.A

EDA - Recusa de dados para pagamento multibanco

Armando Lopes
Armando Lopes apresentou a reclamação
8 de setembro 2022
A 31 de Agosto de 2022 foi pedido pelo número 800202525 um novo código bancário pois dias antes tentara -se pagar a fatura de agosto (com o N.º DE FACTURAÇÃO: 104 003 113 375 ) e a caixa multibanco não aceitara. O funcionário da EDA remeteu para um problema e disse que eu voltasse a ligar depois. A 6 de setembro , novo telefonema para o mesmo número e a mesma conversa por parte de outro funcionário...e que eu não me preocupasse com aviso de cortes, dado o problema no sistema. Hoje, pelas 14h.10 novo telefonema , depois de me avisarem que chegara uma carta a avisar da possibilidade de corte. Interrogada a funcionário sobre como fazer quem estiver fora da Região Autónoma, a resposta foi curta: possibilitar o faturamento direto , facultando os dados da conta. A pergunta que se coloca é: estar-se -á a " usar este problema" para querer obrigar os clientes a darem os seus dados bancários, obrigando todos, de forma subtil e intencionada, a passarem a fazer pagamentos diretos através da conta? É que não se percebe esta " desculpa " e recusa de emissão de um novo código bancário para pagamento multibanco - ainda por cima quando as faturas são portadoras de um código semelhante - , mesmo depois dos vários telefonemas do cliente para querer pagar ....seguido de um aviso de corte para o compelir á forma de pagamento que a EDA talvez deseje ! Foi dito à funcionária que já que um cliente fora da sua residência era compelido a dar os seus dados bancários , iriam ser pedidas explicações quer ao Presidente do Conselho de Administração , quer à ERSE. E , se fosse necessário , à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2022
Armando Lopes
Armando Lopes avaliou a marca
27 de outubro 2022

Este mês , manhã de 24 de outubro de 2022, a EDA volta por telefone a não emitir nem fatura, nem entidade para pagamento multibanco...volta a dizer que é " a conjuntura", recomendando o pagamento....Na loja da Praia da Vitória a emprega nessa mesma manhã do dia 24.10.2022 insistiu que o pagamento presencial não teria entrega da fatura pois não estava disponível , o que me levou a dizer que chamaria a PSP para levantar um auto perante o procedimento de terem uma verba a pagamento sem quererem entregar a fatura para conferição por parte do cliente, como lhe é devido. Foi preciso insistir e insistir para ligar à faturação e então o pagamento se fazer, mostrando ao cliente a respetiva fatura. A meu lado , vários clientes pagaram , levando um talão e sem terem a fatura, ouvindo -se protestos. Segundo a funcionária, são " procedimentos da empresa", isto é , ordens para receberem pagamentos mas sem entregarem a devida fatura , o que viola a lei.