Editorial Presença

Editorial Presença - Sistema de vendas retrógrado

Bernardo Couto Pinheiro
Bernardo Pinheiro apresentou a reclamação
10 de dezembro 2020
Começo por descrever todo o serviço de compras da editorial presença, com uma palavra, ultrapassado. Com todas as mudanças que assistimos com covid, era de esperar que serviços de compras online atuassem com a mínima das falhas, coisa que na editorial não acontece. Pior do que haver falhas, é não haver ninguém disposto a resolve-las, quanto muito não seja falar com o cliente queixoso. No dia 30/11/20 do fiz uma encomenda de 3 livros, que garantiam eles no site que se encontravam todos disponíveis. Passado dois dias, e sem sinal de resposta da parte deles (por email), decidi ir ao site e ver em que estado a encomenda se encontrava. Para minha surpresa, estava em 'espera', pois afinal não tinham todos os livros que encomendei (dos 3 apenas 1 não 'havia' em stock. Tendo a paciência, de aguardar e tentar resolver o problema, principalmente depois da semana do black friday, indico os dados necessários (pedidos pela editora) para que se proceda à devolução do dinheiro. De notar que a encomenda encontrava-se pendente, por uma falha deles, e que ainda, decidem bloquear todo o processo. Mantendo a calma, preencho os campos necessários para a devolução do dinheiro, de forma a agilizar a situação da restante encomenda. Passado uns dias enviei email ao apoio da editorial, questionando-me se a restante encomenda já tinha sido expedida e se chegaria no prazo que indicaram (2/3 dias uteis). Hoje dia 10/12, já sem 'necessidade' da encomenda pois era para oferta de aniversário, decidi verificar no site se existe algum aviso ou explicação para esta demora. Para minha surpresa não existe qualquer notificação.
Visto que o problema surge, pois sem a indicação de um NIB/IBAN válido, estes não conseguiam prosseguir com todo o processo, não entendo a demora da encomenda, como também não entendo a demora da devolução do dinheiro. Neste momento e já sem paciência, questiono-me se a melhor atitude não será dirigir-me a um espaço físico, reclamar no livro de reclamações e pedir a devolução de toda a encomenda, pois já não me tem utilidade.
Na esperança que esta critica sirva para alertar outros potenciais clientes para optarem por outra loja e não, para que alguém de editorial repare na critica e a tentem resolver. Pelo que observei, passa-lhes ao lado.
Por fim, 3 pontos chave que considero importantes para compra e venda de produtos online e que a mesma falhou redondamente.
Publicidade enganosa, tanto na exposição de um grande stock quando no tem.
Prazo de entrega, curto, mas longe de ser eficaz. É preferível indicarem um prazo maior, mas cumprirem, do que um prazo curto para vender mais rápido e não cumprir.
Falta de comunicação. Parece me que as pessoas que deviam auxiliar no processo quando há este tipo de entraves, não se interessa muito por uma encomenda e respondem de uma forma automática, quase como se as respostas a queixas estivessem em tabela de acordo com o assunto.

Realço ainda o facto de escrever editorial presença com letra pequena, pois são aquilo que os descreve: pequenos.
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2020
Bernardo Pinheiro
19 de dezembro 2020
É preciso andar atrás do prejuízo. A marca não contacta o cliente apesar de saber que não foi feita a entrega. Após duas chamadas comunicam que a encomenda chegará depois do natal. Não se confirmando irei fazer escrever no livro de reclamações. Mais uma vez, que isto sirva de apoio para todos que ponderem comprar nesta editora. Não o façam
Bernardo Couto Pinheiro
Bernardo Pinheiro avaliou a marca