EDP Distribuição

EDP Distribuição - Energia, S.A

Fevereiro de 2019

Electricidade e/ou Gás - Distribuição

A EDP Distribuição é a empresa do Grupo EDP que faz chegar a energia elétrica a sua casa, ao seu negócio, às pequenas e grandes empresas portuguesas.

Rua Camilo Castelo Branco, 43

EDP Distribuição - Danos em muro por postes da edp

apresentou a reclamação

A EDP manteve durante décadas um poste em propriedade privada, cuja oscilação fissurou estruturalmente o muro onde consta uma instalação de gás e condicionou o regular funcionamenrto do portão da propriedade.

Apresentada a 1ª reclamação à EDP, o poste foi cortado. Quanto aos danos no muro, não foram resolvidos, apenas "mascarados" com cimento.

Conhecendo a EDP a normal oscilação e força destes postes, e os danos causados na propriedade, inexplicavelmente colocaram novo poste, no exterior, mas justo ao muro.
A pedra estalou, a fissuração estrutural inicial está exposta, ou não tivesse sido apenas mascarada; à direita e esquerda do novo poste o muro não pára de fissurar; a instalação do gás está já comprometida, sendo bem visível pelo interior da propriedade a desintegração da caixa do gás.
Pelos danos contínuos na propriedade e a necessidade urgente de interversão, foi enviada nova reclamação EDP.
A resposta obtida da EDP, é de total desresponsabilização, em modo email padrão, com afirmações descontextualizadas e desconexas, descurando antecedentes e provas existentes.
"Não é da responsabilidade da EDPD os danos causados no muro.
Após deslocação da nossa equipa ao local em causa, verificámos que os danos que nos refere não foram causados pelo apoio de rede.
"Não existem motivos de ordem técnica que fundamentem a intervenção solicitada.
Não existe justificação para efetuar a intervenção solicitada, uma vez que não se verificam motivos de ordem técnica que a fundamentem, exercendo o apoio de rede em apreço, todos os parâmetros previstos na legislação em vigor".
26 Set2018
EDP Distribuição adicionou uma resposta

Caro cliente, estamos a analisar o seu contacto.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

adicionou uma resposta

Como é que a EDP dá como resolvido o caso. Pasmem-se!!!

Efetua um telefonem, deixa passar uns dias... faz novo telefonema e envia o mesmo email padrão.

"Cara cliente,
Analisámos com atenção a sua reclamação de 26 de setembro de 2018, acerca de condições de estabelecimento e segurança.

Os danos causados no muro não são da responsabilidade da EDP Distribuição
Após deslocação da nossa equipa ao local em causa, verificámos que os danos que nos refere não foram causados pelo apoio de rede, atualmente localizado no passeio.

Não existem motivos de ordem técnica que fundamentem a intervenção solicitada
Não existe justificação para efetuar a intervenção solicitada, uma vez que não se verificam motivos de ordem técnica que a fundamentem, exercendo o apoio de rede em apreço, todos os parâmetros previstos na legislação em vigor.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Se quiser mais informações, envie-nos um email para apoiocliente@edpdistribuicao.pt ou vá a www.edpdistribuicao.pt. Se preferir, ligue 808 100 100, nos dias úteis, das 08h00 às 22h00.

José António Silva
(EDP Distribuição – Energia, S.A.)"

Na 1ª chamada pedi que a equipa técnica nos contactasse antes de se dirigir ao local.
Como fez da 1ª reclamação, antes de cortar o 1º poste que permanece na propriedade...
Somos 2 proprietários a aguardar, e nada...

Permanecem os danos e a necessidade urgente de afastamento do poste da propriedade!

29 Out2018
EDP Distribuição adicionou uma resposta

Caro cliente, na sequência da resposta prestada nesta data, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais – linha de atendimento 808100100 (dias úteis, das 8h às 22h), formulário edpdistribuicao.pt/contactos, em edpdistribuicao.pt, ou nas nossas lojas.

29 Out2018
30 Out2018
adicionou uma resposta

Face à reclamação apresentada em 2015, a EDP reconheceu responsabilidade pelos danos/fissuração do muro por oscilação do poste e prontamente enviou uma equipa técnica que, repito, serrou o poste (parte do poste permanece visível na propriedade), colocou novo poste justo ao muro, pressionar o muro, e não tratou devidamente as fissuras estruturais. Fissuras que reabriram, e com a pressão do novo poste novas fissuras apareceram.
Apresentada nova reclamação a 24/03/2018, e até à data a solução encontrada pela EDP tem sido a de desresponsabilização, incumbindo os funcionários de queimar tempo com discursos e emails formatados. Email após email, novo argumento, ora pela descontextualização do factos, deturpação de informação e omissão de factos.

A 09/10/2018 em email a EDP afirma:
"Não é da responsabilidade da EDPD os danos causados no muro.
"Não existem motivos de ordem técnica que fundamentem a intervenção solicitada.

No email de 29/10/2018 a EDP, as incongruências são bem visíveis.
“Reiteramos os esclarecimentos já prestados
Procedemos à reapreciação do assunto que nos expôs e, face à ausência de qualquer facto novo que conduza a uma alteração da nossa posição, mais não podemos do que reiterar os esclarecimentos que lhe transmitimos anteriormente.
Os danos reclamados não decorreram da nossa intervenção
Em julho de 2015 foi-nos solicitado um desvio de rede, tendo sido constatado pela nossa equipa técnica, que o muro em questão já apresentava danos/fissuras anteriores à nossa intervenção.
O poste encontra-se instalado no passeio
Não existem motivos de ordem técnica que fundamentem uma nova intervenção.”

Vejamos, danos por reparar, por fissuração estrutural do muro, aberta e em forma de “ramificação” do poste da EDP que permanece cortado na propriedade. Novo poste justo ao muro, com imensa fissuração de pressão, instalação do gás comprometida, comprometimento do fecho do portão e segurança do prédio...
Não obstante, a EDP reclama a ausência de factos novos… Rutura na instalação do gás? A queda do muro?

Em 2015 reclamou-se à EDP por danos/fissuração. Desde a construção dp prédio que o poste cá está, e parte cá permanece como prova. Obviamente que o muro em questão apresentava danos/fissuras anteriores à vossa intervenção, e permanecem irresponsavelmente.

Face às circunstâncias e pelo disposto no art. 509 do CC, não existem motivos que fundamentem a vossa intervenção?

30 Out2018

adicionou uma resposta

A EDP insiste em fechar a reclamação como estando resolvida, o que não corresponde à realidade, descurando o disposto no art. 509 do CC.

adicionou uma resposta

Não se aguardam esclarecimentos, aguarda-se o arranjo do muro, e desta vez exige-se que EDP retire parte do poste que mantém na propriedade.

adicionou uma resposta

A EDP limitou-se a mandar alguém tirar umas fotos da deficitária reparação, fissuras abertas, danos evidentes, inclui nas fotos uma bastante visível do novo poste encostado ao juro, não obstante, descarta-se com uma mentira.

Surreal!

adicionou uma resposta

Face ao já exposto, publico a resposta recebida da EDP, hoje por email.

"Mantemos a nossa posição.
Relativamente à questão que de novo suscita, reafirmamos todas as respostas que anteriormente prestámos, as quais resultaram da decisão desta empresa de não proceder à reparação do muro em causa, pois que o dano reclamado não resultou de ação ou de omissão sua, razão pela qual não lhe poderá ser imputado.

Atenta a insuperabilidade do conflito que sustenta esta reclamação e sendo inócuas futuras reclamações, nada terá esta empresa a opor a que o mesmo venha a ser judicialmente decidido."

21 Jan2019
adicionou uma resposta

Vergonhosa a forma como a EDP fecha o caso, dando-o como resolvido, quando na realidade nada fez, o muro continua a desfragmentar-se comprometendo a instalação do gás

Não esqueçamos uma anterior mentira inventada pela EDP, mas que prova
que o muro não foi reparado como devia.

Em email como prova futura "Salientamos ainda que, o responsável da propriedade informou o nosso colaborador na altura da execução dos trabalhos, para não se realizarem reparações para além daquelas que foram executadas por ter decidido reparar todo o muro, devido ao estado em que o mesmo se encontrava".

alterou o estado para Resolvida
editou a reclamação