EDP Distribuição

EDP Distribuição - Energia, S.A

Julho 2020

Electricidade e/ou Gás - Distribuição

A EDP Distribuição é a empresa do Grupo EDP que faz chegar a energia elétrica a sua casa, ao seu negócio, às pequenas e grandes empresas portuguesas.

Rua Camilo Castelo Branco, 43

EDP Distribuição - Ocupação de Terreno Privado

20662318
Maria Marques apresentou a reclamação

Boa dia caros senhores,

A situação começa quando a EDP, aproveitando o fato de me encontrar sozinha em casa nesse dia, de forma pouco concreta, me abordou, no sentido de me informarem que iriam substituir o poste existente na minha propriedade (de baixa tensão), por um outro, não me tendo informado nem dado quaisquer pormenores sobre os trabalhos a efetuar.

Com o inicio dos trabalhos, os quais nem avisaram quando seriam, tive que recorrer aos meus filhos por telefone, a chorar, informando que me estavam a destruir o terreno, tendo eles ficado em pânico assim como eu e desde essa data não tenho conseguido dormir em condições. Fui alvo de um assalto nesta morada recentemente, o que por si só já era motivo para estar exaltada e fico agora sem saber quem pode entrar no meu terreno, sendo que não conseguirei distinguir quem entrará no meu terreno com boas ou más intenções.

O poste existente de baixa tensão, foi para já substituído por dois postes para média tensão, foi também aberta uma vala, onde terão alegadamente enterrado alguns eléctrodos de terra para proteção da instalação contra descargas atmosféricas. Neste momento não foram ainda passadas as linhas aéreas.

Entendo que a EDP possa beneficiar da constituição de servidões sobre terrenos privados necessários ao estabelecimento das partes integrantes da rede eléctrica de serviço público, após aprovação dos projectos (artigo 12.º, n.º 3, alínea c), do Decreto-lei n.º 29/2006, de 15 de Fevereiro), no entanto também assiste aos proprietários dos terrenos o pedido para desvio dessas linhas ou por último a serem indemnizados pela concessionária.

Até ao momento houve a destruição de árvores (sobreiros), danos em caminhos e parte da vedação, houve a destruição de uma canalização de água, houve a destruição de parte da cultura semeada, ocupação do solo, devido à instalação dos postes, ocupação temporária do solo, com obras e equipamentos e posteriormente terei certamente redução de rendimento da propriedade (com diminuição da sua área) e desvalorização da mesma.

Esta situação foi já exposta através de reclamação por telefone, através da linha de apoio ao cliente, ao Sr. Luís Freitas.

Tendo recebido uma carta a convidar-me a colocar por escrito tal reclamação, que agora faço, mas que mais uma vez demonstra total falta de respeito pela minha situação, tenho 83 anos, uma vez que me obrigam a escrever-vos uma carta ou um email, o que me obrigou a deslocar e a ter que chamar um neto para me ajudar a criar um email.

Venho assim por este meio solicitar o desvio dos postes, para fora da minha propriedade, uma vez que os danos causados e aqueles que advêm da perda de propriedade, não são coerentes com um valor de indemnização já proposto de 125 Euros por cada poste, pelo que o meu interesse é que os mesmos sejam removidos e repostas todas as condições anteriormente existentes.

Fico a aguardar para breve que sejam tomadas todas as diligências a fim de resolver a situação.

25 Jul2018
EDP Distribuição adicionou uma resposta

Caro cliente, estamos a analisar o seu contacto.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

30 Jul2018
EDP Distribuição adicionou uma resposta

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais – linha de atendimento 808100100 (dias úteis, das 8h às 22h), formulário edpdistribuicao.pt/contactos, em edpdistribuicao.pt, ou nas nossas lojas.

30 Jul2018
31 Jul2018

Boa tarde caros senhores,

Até ao momento não me foi dada qualquer resposta, que espero seja por escrito para o email por onde enviei a reclamação.

Pelo que não entendo a vossa frase "Caro cliente, na sequência da resposta prestada nesta data, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida."

Continuo a aguardar resolução.

31 Jul2018
Maria Marques avaliou a marca

Reclamação foi fechada sem estar resolvida.

06 Ago2018
Maria Marques adicionou uma resposta

Não consigo entender os vossos e-mails com a informação de que a situação está resolvida neste sentido, conforme já solicitei agradeço que me enviem o documento que dizem ter por mim assinado para o meu email e agradeço que retirem os postes da minha propriedade.

06 Ago2018

Maria Marques adicionou uma resposta

É de facto interessante a forma como dizem resolver o problema, se dizem que têm um documento por mim assinado, enviem-no para o meu email.

Caso contrário na vossa próxima entrada na minha propriedade, serei obrigada a chamar a GNR.

Mais, agradeço que em vez de perderem tempo a telefonar, escrevam um email com essa informação e acompanhem por favor com o documento que terei supostamente assinado.

12 Ago2018
Maria Marques adicionou uma resposta

Na sequência da vossa carta, onde anexaram o documento que supostamente terei assinado, segue a seguinte análise.

Nunca assinei qualquer documento, pelo que o anexo que me enviam não tem qualquer validade.

É fácil perceber que nem sequer a assinatura é igual àquela que consta no meu Bilhete de Identidade, pelo que a mesma desde logo não tem qualquer validade.

Pode claramente perceber-se que quem preencheu o documento, preencheu também o campo da assinatura, a letra é igual, no entanto outra evidência que não fui eu a preenchê-lo é a letra "G" de Guerreiro, podem ver na minha assinatura do Bilhete de Identidade que não escrevo assim o "G".

Houve claramente uma tentativa de falsificarem a minha assinatura, situação grave e da qual irei tomar as devidas providências.

Conforme já disse anteriormente, qualquer tentativa para entrarem na minha propriedade, serei forçada a chamar a GNR, que deveria ter feito logo na primeira vez, agradeço a que a vossa resposta seja feita por esta via, não irei atender mais telefonemas.

Neste momento aquilo que pretendo é que retirem os postes da minha propriedade, reponham a mesma como encontraram e aguardo por indemnização porque até ao momento houve a destruição de árvores (sobreiros), danos em caminhos e parte da vedação, houve a destruição de uma canalização de água, houve a destruição de parte da cultura semeada, ocupação do solo, devido à instalação dos postes, ocupação temporária do solo, com obras e equipamentos sem qualquer autorização, valendo-se de documento ilegal.

Aguardo na expectativa pelo fim desta usurpação ilegal.

24 Ago2018

24 Ago2018
27 Ago2018
Maria Marques adicionou uma resposta

Mais uma vez não entendo as vossas respostas, depois de não receber no dia 24 qualquer telefonema, carta ou e-mail, não entendo como escrevem no Portal da Queixa:

Só podem estar a brincar com as pessoas.

27 Ago2018
28 Ago2018

28 Ago2018
01 Out2018

Boa tarde caros senhores,

Uma vez alterado o poste de sitio, aguardo esclarecimento sobre o valor de indemnização que terei direito por todo os danos morais e materiais causados, durante este processo.

01 Out2018
10 Out2018