SU ELETRICIDADE Marca Recomendada Marca do Mês
83.8
SU ELETRICIDADE (antes EDP Serviço Universal)
  • A SU ELETRICIDADE é a empresa que comercializa eletricidade no mercado regulado de energia.
    Estamos sujeitos a um conjunto de obrigações de serviço público determinadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), tais como:
    - aplicação das tarifas e preços publicados pelo Regulador
    - fornecimento universal de eletricidade a todos os Clientes elegíveis que necessitem
    - aquisição de energia dos Produtores em Regime Especial com tarifas bonificadas fixadas por legislação específica

• Apartado 12115 - Loja CTT Picoas,

EDP Serviço Universal - Corte do fornecimento de energia electrica

Sofia Frias apresentou a reclamação
11 de julho 2018

Exmos. Senhores,
Sou cliente da EDP Serviço Universal, que me fornece a energia electrica para a morada associada à conta contrato indicada, onde funciona um escritório a que vou uma vez por semana. No passado dia 06.07.2018 entrei e não tinha electricidade e contactei com a EDP Distribuição na medida em que me tinham contactado com o intuito de agendar a alteração do contador para um mais actualizado, o que ficou marcado para 18.07. Pensei que o problema seria decorrente de algum desencontro neste agendamento, mas fui informada que a EDP Distribuição havia procedido ao corte de energia por indicação do meu fornecedor, ou seja, que teria que contactar com a EDP Serviço Universal. Contactei então com a EDP Serviço Universal que me esclareceu que tinham mandado proceder ao corte porque tinha uma factura em atraso, de Maio de 2018, no valor de 15,88€, que era pagável até Junho de 2018 e que como não tinha sido paga, então deixaram de fornecer.Perguntei se não era suposto eu ter sido avisada para a necessidade de proceder ao pagamento desta factura sob pena de me deixarem de fornecer energia,pois que por regra quando estava em dívida uma factura costumavam enviar na factura seguinte, nunca tendo eu tido qualquer problema relacionado com este contrato, que vigora há mais de 5 anos. Responderam que me enviaram uma carta a avisar do pagamento sob pena de corte. Acontece, porém, que nunca recebi tal carta, nem fisicamente nem por email. Tenho a factura relativa a Maio de 2018 no email, mas já não tenho a que referem avisar-me do corte de energia. NUNCA recebi qualquer aviso prévio alertando-me e interpelando-me para o pagamento imediato sob pena de corte no fornecimento de energia. Não posso, por conseguinte, deixar de manifestar a minha indignação perante o sucedido, para mais quando estava em falta o pagamento de uma única factura, de Maio de 2018, pelo valor de 15,88€. Ora, no decurso do atendimento pelo funcionário do serviço EDP Universal foi-me esclarecido que a reposição de energia iria implicar um pagamento de valor superior ao da factura, com indicaçao de que a energia seria reposta em 12h a não ser que eu tivesse urgência, mediante acréscimo de valor a ser pago nesse caso. Neste mesmo dia 06.07.2018 paguei os 15,88€. Verifico que hoje me foi enviada para o email a factura contendo não só o valor dos 15,88€ da factura que estava por pagar como a factura de Julho, contendo o valor de 27,53€ a título de encargos que pressuponho resultar da reposição de energia. Ora, não posso deixar de manifestar a minha indignação pelo tratamento que estou a ter como cliente, pelo facto de não ter procedido ao pagamento de UMA ÚNICA factura, que afinal me debitam novamente, no valor de 15,88€, pois que a decisão foi logo a de determinarem o corte no fornecimento de energia. É desproporcional, injusto e desleal. Não o posso aceitar pacificamente. Para mais quandonem sequer fui interpelada para pagar. Enviam tantos emails, com tantos assuntos e publicidade e não enviam um email ou uma carta a avisar que vão cortar o fornecimento de energia electrica???? A relação comercial, no respeito pelos meus direito, parece-me que impunha que no mínimo me tivessem dado uma oportunidade de proceder ao pagamento dos 15,88€ em dívida antes de procederem ao corte. Não foi isso que se passou no meu caso. Fui completamente surpreendida com a falta de energia e com os motivos invocados para o fazerem. Estou estupefacta e completamente insatisfeita. Não concordo com o pagamento dos 27,53€ que me estão a debitar pela reposiçao de energia, pois que são uma forma de se locupletarem à minha custa. Sei que pago pouco de energia electrica mas é pelo facto de só aceder uma vez por semana ao espaço. Por isso arranjam todas as razões possíveis para me debitarem valores. Estou para ver como vai ser quando me alterarem o contador pela EDP distribuição...seguramente que é com o intuito de que comece a pagar mais...Estou muito insatisfeita com a EDP no geral, em especial com a EDP serviço universal. Irei recusar-me a proceder ao pagamento dos 27,53€. Equaciono seriamente mudar de fornecedor de energia electrica. A não ser que me retirem o valor da factura em relação aos 27,53€. De outra forma não há volta a dar ao assunto, sinto-me desrespeitada pela forma como me trataram enquanto V/Cliente. Não foi uma actuaçãohonesta da vossa parte. Não considero que a falta de pagamento de uma factura só por si seja motivo suficiente para que de imediato procedam ao corte, sem qualquer aviso prévio. Fico a aguardar pela resolução desta situação, sendo que se tiver mesmo que pagar os 27,53€, seguramente que vou mudar de fornecedor.

Data de ocorrência: 11 de julho 2018
11 de julho 2018
Caro cliente, estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Apoio ao cliente
26 de julho 2018
Caro cliente, na sequência da resposta prestada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais – formulário edpsu.pt - contactos, portal do cliente - edponline.edp.pt, linha de atendimento 808505505 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Apoio ao cliente
27 de julho 2018
De facto, a situação foi esclarecida do seguinte modo: a EDP Distribuição refere que tem registo em como enviou uma carta para a minha morada, a avisar do corte. Acontece que esse registo é prova apenas de um alegado envio, e não a prova em como recebi essa alegada carta. Não é estranho que enviem a factura por email, os dados para pagamento por sms e já não avisem do corte senão pro carta????Enviam tantas mensagens por email, não só facturas, mas publicidade...e a do corte só por carta????Nem por email nem por sms???? Para mim, na minha modesta opinião, existe um acordo entre a EDP Universal e a EDP Distribuição e devem seguramente que repartir o dinheiro associado ao corte/reposição de energia. Só assim se justifica que por falta de pagamento de uma factura com data limite de 22.06.2018 cortem a energia electrica logo no início de Julho de 2018. Não é estranho que depois enviem esse mesmo valor em dívida logo na factura de Julho, recebida por email em 11.07.2018??? Se vieram cortar a energia electrica??? e se eu não pagar não repõem??? E voltam a mandar a factura com o valor em dívida em 11.07.2018??? Isto quando sabiam perfeitamente que eu já tinha pago e tanto é assim que enviaram o valor devido pela reposição de energia??? Irei mudar de fornecedor. É ponto assente.
Sofia Frias avaliou a marca
27 de julho 2018

Infelizmente a reclamação que reportei não foi resolvida, pois que o contacto efectuado foi para transmitir que a EDP mantém a sua posição. Continuo extremamente insatisfeita com a EDP Universal. Assim como com a sua actuação. A queixa neste portal foi mais uma frustração, enquanto cliente, por verificar que tudo não passa de uma aparência...a resposta que obtive não foi nenhuma resolução do que quer que fosse. Irei pagar e terminar o contrato.

Escreves tanto para dizeres que nao tens razao, Recebes a fatura e nao pagas, responsabilidade como cliente é sua. Por isso nem li o testamento. na fatura vem la a data de pagamento. Bom fim de semana.