SU ELETRICIDADE Marca Recomendada Marca do Mês
82.1
SU ELETRICIDADE (antes EDP Serviço Universal)
  • A SU ELETRICIDADE é a empresa que comercializa eletricidade no mercado regulado de energia.
    Estamos sujeitos a um conjunto de obrigações de serviço público determinadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), tais como:
    - aplicação das tarifas e preços publicados pelo Regulador
    - fornecimento universal de eletricidade a todos os Clientes elegíveis que necessitem
    - aquisição de energia dos Produtores em Regime Especial com tarifas bonificadas fixadas por legislação específica

• Apartado 12115 - Loja CTT Picoas,

SU ELETRICIDADE - Facturação e débito directo

Rita Almeida apresentou a reclamação
27 de janeiro 2023
A factura de Dezembro vinha com um consumo estimado muito superior ao real. A 23/1 dei os valores reais à data pelo telefone. Informaram-me que iam cancelar a factura, que o débito directo (a dia 27/01) não seria efectuado e que receberia (dentro de cerca de uma semana) uma nova factura com o período da factura anterior até à data da chamada com o valor real rectificado. No dia 27/1 reparo que afinal o valor me foi debitado. Primeiro, eu não recebi a nova factura. A factura devia ser enviada antes de fazerem a cobrança. Segundo, tendo em conta a rectificação e o facto de a nova factura incluir grande parte do novo período de facturação (que devia ser cobrado em finais de Fevereiro) eu devia ter um novo prazo de pagamento (alargado) que reflectisse essas condições. Não me podem cobrar valores do novo período no prazo do período anterior e sem enviar factura! Eu queixei-me porque ia pagar um valor muito elevado (e muito superior ao consumo real) e acabo por ser ainda assim penalizada porque o valor que me cobraram o quase o mesmo e tendo menos tempo para o pagar. Das duas uma: ou pagava agora apenas um período de Dezembro ou incluíam o período anterior e o actual, mas com um prazo ajustado. Em anexo segue a factura do período de Dezembro. Também questionei no dia 23 sobre a aplicação de taxas de IVA (6% e 23%), que aparentemente estavam mal aplicadas, e até hoje estou à espera de uma resposta.
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2023
27 de janeiro 2023
Caro cliente, estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

13 de fevereiro 2023
Caro cliente,

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da sua área reservada (sueletricidade.pt ou app), na linha de atendimento 210 540 540 (dias úteis, das 8h às 22h, custo de chamada de acordo com a tarifa aplicada) ou nas nossas lojas SU ELETRICIDADE.

14 de fevereiro 2023
A questão não está resolvida. Mantém-se o problema: a SU alargou o período de facturação, mas não alargou o prazo de pagamento. Ao incluir um novo ciclo, eu tinha o direito de pagá-lo num novo prazo. Tal não aconteceu e eu tive de adiantar uma soma avultada de dinheiro para pagar uma factura que em vez de um mês de facturação passou a incluir quase dois. Além disso, o débito foi efectuado sem que a SU me tivesse enviado previamente a nova factura a pagamento. A mesma chegou uns dias depois de ma terem cobrado. A SU tem de enviar as facturas ao cliente antes de as cobrar. Finalmente, quando contactei inicialmente a SU para reportar a leitura real do contador informaram-me de que: a factura seria cancelada e emitida uma nova, o débito directo da factura não seria efectuado. Não cumprem a informação que passam aos clientes. Esta empresa não é séria nem transparente.
20 de fevereiro 2023
Caro cliente,

Rita Almeida avaliou a marca
14 de fevereiro 2023

Não é transparente, não respeita o cliente nem a relação contratual.

A) Estamos pelo menos suficinetemnte digitalizados a cerca de 10 anos.
B) Existem cerca de 70% de contadores existentes em Portugal segundo ultimos dados da ERSE.
C) Nenhum contrato de prestação de serviços pressupoe cobranças por estimativa... algum de nos vai a bomba gasolina e paga por estiamtiva...?? acerta as contas dois meses depois?? porque motivo esta SU insiste neste modelo?
D) A resposta é facil de perceber... tal como o posto de gasolina lhe ira cobrar uns "desvios" no acerto da estimativa é o que estes senhores nos fazem... Roubam? é dizer pouco desta galeria de gente....
E) Expor quem sao estas pessoas é fundamental. Fotografias, Facebook, etc. Por esta gente na praça publica. Tanto lhe fazem a si, como a todos nos!