EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - 4ª falta a agendamento

R. Lemos
R. Lemos apresentou a reclamação
19 de setembro 2018

Venho por este meio exercer o meu direito à indignação e estupefacção relativamente ao inominável mau serviço exercido pela EDP Gás no distrito de Viana do Castelo.

Mudei de casa recentemente e solicitei a mudança da titularidade do anterior contrato de fornecimento para meu nome, solicitando ainda - ao abrigo do que determina o Decreto-lei nº. 521/99 de 10 de dezembro e Portaria 362/2000 de 20 de junho - a inspecção extraordinária determinada pela celebração deste novo contrato de fornecimento de gás.

A EDP define períodos horários de 2h30 para que os técnicos - dentro desse espaço de tempo - tenham margem para visitar a casa e fazer a referida inspeção.

Na primeira marcação ninguém apareceu, ligamos para a EDP, e foi-nos referido que o técnico tinha passado pela casa alegando que não se encontrava ninguém. Verificada a morada, e depois de insistirmos que estávamos em casa, apresentando provas de tal facto, foi atestado que efectivamente ninguém passou por aqui.

Na segunda e terceira visitas, depois da estupefacção sobre a forma como a EDP lidou com a situação, ligámos durante o período de espera de 2h30 e foi-nos dito que à hora a que ligamos já nenhum técnico se deslocaria para fazer a inspecção.

À hora a que vos escrevo 19h23, faltam 37 minutos para a data limite da inspecção de hoje - que foi combinada das 17h30 às 20h00. Creio que também hoje não se advinha que qualquer técnico comparecerá.

Chegados a este ponto, creio que o ónus do cumprimento do Decreto-Lei atrás referido deixou de estar sobre os nossos ombros - consumidores/clientes-, pois creio que a nossa boa-fé ficou provada ao remarcar-mos 4 vezes uma inspecção que seria de todo o interesse da EDP fazer.

As incongruências estão à vista, se um consumidor falhar e estiver ausente aquando da visita dos técnicos, a EDP reserva-se no direito de cobrar uma taxa de 20€. Lanço a ideia a debate: será que pelos técnicos terem falhado 4 vezes a visita, a EDP me vai dar 80€? E acrescento: Será que me vão pagar o tempo em que fui lesado - 10 horas no total - em que não pude sair de casa e tive de condicionar a minha vida para ficar à espera dos 'seus' técnicos?

Assinale-se que disse 'técnicos' porque a EDP adjudica este serviço de inspecção a empresas em regime de outsourcing cuja principal preocupação é fazer com a EDP aquilo que a EDP faz com os seus clientes - preocupar-se em ter lucro. Desconhecendo um dos principais fatores de sucesso das empresas: o Apoio aos seus clientes. Claramente a empresa - ou empresas - que prestam este serviço em Viana do Castelo deixam a desejar, transparecendo uma facilmente evidenciada arrogância empresarial - se calhar era tempo de a EDP rever este contratos de outsorcing.

Tudo isto me deixa a com a inabalável sensação que a privatização da EDP foi talvez dos piores negócios a que este país já assistiu. A liberalização do mercado energético só faz sentido através do respeito pelos consumidores que são a força viva deste mercado. Ainda mais quando se trata de um mercado basilar de toda a existência humana - a necessidade de ter energia, de cozinhar.

A EDP revela-se incapaz de dar uma resposta válida às solicitações dos seus clientes - a cada telefonema havia uma diferente resposta por parte do seu call-center - preocupando-se apenas em apresentar novas propostas e serviços comerciais.

Resumindo, não vou voltar a ligar para a EDP a marcar uma visita. Creio que qualquer tribunal me dará razão caso aconteça alguma fatalidade. Tenho as sms como prova de todas as marcações e o que é certo é que ninguém se dignou sequer a dar resposta ou a fazer um telefonema a perguntar o que quer que fosse.

Início sim uma nova batalha, contra aquilo que acredito estar completamente errado na privatização da EDP e na forma de se tratar os clientes. Vamos disseminar a mensagem e mostrar a nossa indignação através de qualquer meio - não para denegrir a imagem da EDP - mas para reclamar um tratamento diferente por parte daqueles que deveriam agradecer todos os dias o facto de sermos nós clientes a fazer desta empresa uma das maiores em Portugal.

Data de ocorrência: 19 de setembro 2018
19 de setembro 2018
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
20 de setembro 2018
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente edponline.edp.pt, em energia.edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente