EDP Comercial
EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
57,5%
Taxa de Retenção de Clientes
55,5%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A
  • A EDP Comercial é a empresa do Grupo EDP que atua no mercado livre de energia.
    Com uma oferta integrada de gás natural, eletricidade verde e serviços que lhe dão conforto e segurança (packs Living EDP), inovamos com soluções de energia solar e mobilidade elétrica de forma a construir o futuro consigo.

  • 213 535 353
    Chamada para a rede fixa nacional

EDP Comercial - 4ª falta a agendamento

Resolvida
R. Lemos
R. Lemos apresentou a reclamação
19 de setembro 2018

Venho por este meio exercer o meu direito à indignação e estupefacção relativamente ao inominável mau serviço exercido pela EDP Gás no distrito de Viana do Castelo.

Mudei de casa recentemente e solicitei a mudança da titularidade do anterior contrato de fornecimento para meu nome, solicitando ainda - ao abrigo do que determina o Decreto-lei nº. 521/99 de 10 de dezembro e Portaria 362/2000 de 20 de junho - a inspecção extraordinária determinada pela celebração deste novo contrato de fornecimento de gás.

A EDP define períodos horários de 2h30 para que os técnicos - dentro desse espaço de tempo - tenham margem para visitar a casa e fazer a referida inspeção.

Na primeira marcação ninguém apareceu, ligamos para a EDP, e foi-nos referido que o técnico tinha passado pela casa alegando que não se encontrava ninguém. Verificada a morada, e depois de insistirmos que estávamos em casa, apresentando provas de tal facto, foi atestado que efectivamente ninguém passou por aqui.

Na segunda e terceira visitas, depois da estupefacção sobre a forma como a EDP lidou com a situação, ligámos durante o período de espera de 2h30 e foi-nos dito que à hora a que ligamos já nenhum técnico se deslocaria para fazer a inspecção.

À hora a que vos escrevo 19h23, faltam 37 minutos para a data limite da inspecção de hoje - que foi combinada das 17h30 às 20h00. Creio que também hoje não se advinha que qualquer técnico comparecerá.

Chegados a este ponto, creio que o ónus do cumprimento do Decreto-Lei atrás referido deixou de estar sobre os nossos ombros - consumidores/clientes-, pois creio que a nossa boa-fé ficou provada ao remarcar-mos 4 vezes uma inspecção que seria de todo o interesse da EDP fazer.

As incongruências estão à vista, se um consumidor falhar e estiver ausente aquando da visita dos técnicos, a EDP reserva-se no direito de cobrar uma taxa de 20€. Lanço a ideia a debate: será que pelos técnicos terem falhado 4 vezes a visita, a EDP me vai dar 80€? E acrescento: Será que me vão pagar o tempo em que fui lesado - 10 horas no total - em que não pude sair de casa e tive de condicionar a minha vida para ficar à espera dos 'seus' técnicos?

Assinale-se que disse 'técnicos' porque a EDP adjudica este serviço de inspecção a empresas em regime de outsourcing cuja principal preocupação é fazer com a EDP aquilo que a EDP faz com os seus clientes - preocupar-se em ter lucro. Desconhecendo um dos principais fatores de sucesso das empresas: o Apoio aos seus clientes. Claramente a empresa - ou empresas - que prestam este serviço em Viana do Castelo deixam a desejar, transparecendo uma facilmente evidenciada arrogância empresarial - se calhar era tempo de a EDP rever este contratos de outsorcing.

Tudo isto me deixa a com a inabalável sensação que a privatização da EDP foi talvez dos piores negócios a que este país já assistiu. A liberalização do mercado energético só faz sentido através do respeito pelos consumidores que são a força viva deste mercado. Ainda mais quando se trata de um mercado basilar de toda a existência humana - a necessidade de ter energia, de cozinhar.

A EDP revela-se incapaz de dar uma resposta válida às solicitações dos seus clientes - a cada telefonema havia uma diferente resposta por parte do seu call-center - preocupando-se apenas em apresentar novas propostas e serviços comerciais.

Resumindo, não vou voltar a ligar para a EDP a marcar uma visita. Creio que qualquer tribunal me dará razão caso aconteça alguma fatalidade. Tenho as sms como prova de todas as marcações e o que é certo é que ninguém se dignou sequer a dar resposta ou a fazer um telefonema a perguntar o que quer que fosse.

Início sim uma nova batalha, contra aquilo que acredito estar completamente errado na privatização da EDP e na forma de se tratar os clientes. Vamos disseminar a mensagem e mostrar a nossa indignação através de qualquer meio - não para denegrir a imagem da EDP - mas para reclamar um tratamento diferente por parte daqueles que deveriam agradecer todos os dias o facto de sermos nós clientes a fazer desta empresa uma das maiores em Portugal.
 

Data de ocorrência: 19 de setembro 2018
EDP Comercial
19 de setembro 2018
Caro cliente, estamos a analisar a situação apresentada por si que desde já lamentamos.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
EDP Comercial
20 de setembro 2018
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente edponline.edp.pt, em energia.edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.