EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.4
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Acertos de leituras sobre leituras estimadas

Marco Carvalho apresentou a reclamação
19 de abril 2019 (editada a 15 de janeiro 2020)

Este mail foi enviado em resposta a uma exigência de pagar uma factura que eu fui reclamar há quase um ano e que nunca obtive resposta concreta acerca dos valores exorbitantes que me são reclamados.
A típica situação onde o proprietário da habitação não dá as leituras reais durante quase um ano e depois vem a EDP reclamar os valores quando se dá a leitura real consumida…

À ATENCÃO DO SR. ADRIANO PRATES

Confirmo a recepção do seu email e agradeço a sua iniciativa.

No entanto, receio que as informações que me fornece carecem de qualquer documentação atestando a veracidade dos dados que me indica.

Tenho em minha posse a factura EDP detalhada Nr. 10190175889, ainda da titular precedente, A** **** GONÇALVES, com a facturação do periodo de 20/09/2017 a 19/10/2017. Ora, nesta factura consigo obter a informação de que a titular acima citada, tinha dado a sua última leitura real a 02/04/2017, sendo a mesma factura (ver anexo) emitida a 19/10/2017.
Desse facto, constatamos que nenhuma leitura real foi dada durante 6 MESES E 17 DIAS.

Leitura dita REAL a 09/11/2017:

-P. 945
-C. 2009

Diferença destes valores:
- V. 109 + P. 30 + C. 66 = 205 Kwh de diferença

Agora, como havia dito no relatório que enviei anteriormente, inconsciente da importância de dar as leituras reais todos os meses, apenas dei a minha leitura real a partir do dia 12/04/2018, ou seja 5 MESES e 3 dias.

Leitura REAL ao 12/04/2018:

-P. 1092
-C. 2380

Diferença destes valores:
-V. 922 + P. 241 + C.487 = 1650 KWh de diferença

Em conclusão, é inexplicável a pequena discrepância de valores entre o período de MAIS DE 6 MESES em ausência de leituras reais, e os valores de discrepância 8 VEZES SUPERIOR durante o período de 5 MESES em que não transmitimos as leituras reais.

O facto de não me ter transmitido qualquer documentação que comprove os consumos reais dos primeiros 5 meses de contrato também contribui para as minhas suspeitas em relação à leitura “real” que me comunica.

Desta forma, exijo documentação que ateste que realmente a leitura real a 9 de NOVEMBRO de 2017 corresponde ao que indica no mail anterior, assim como documentação detalhada que ponha em evidência os consumos de aumento exponencial nos meses de DEZEMBRO 2017, JANEIRO 2018, FEVEREIRO 2018 e MARÇO 2018.

Mais informo, o valor que me reclama 440.30 €, não corresponde ao valor do acerto da factura que me foi transmitida, de 364.28 €.

Sendo que até à data não obtive nem explicações nem evidências válidas acerca do que estou a pagar, não é nem moralmente aceitável quando me asseguram que o valor restaria o mesmo até a sua resolução, nem legalmente aceitável estarem a agravar uma dívida que devia estar congelada até o tratamento da minha reclamação ser dado como terminado.

Junto anexo toda a documentação que sustenta as inconformidades que eu reclamo desde Maio de 2018 e peço para que estes aspectos sejam investigados com a seriedade que merecem.

Mantenho firme a minha convicção de que esta situação chegará a uma resolução plausível sem ter que recorrer a meios legais nem à difusão nos meios de comunicação social deste mal-entendido que, convenientemente, apenas tende a beneficiar a EDP COMERCIAL em detrimento das evidências concretas apresentadas pelos seus clientes.

Com os melhores cumprimentos.

Data de ocorrência: 19 de abril 2019
20 de abril 2019
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

23 de abril 2019

25 de abril 2019
Não, a situação não está de todo resolvida, o facto de terem dado o caso como resolvido apenas contribui para a frustação e cólera pela maneira como gerem uma reclamação...
29 de abril 2019

29 de abril 2019
Só podem estar a brincar, fazem um telefonema a nao acrescentar nada de novo ao caso, nem o prometido mail me enviam e toca a fechar o 'ticket'...
Nao sei bem qual a definicao de resolvido para estes senhores...
30 de abril 2019

6 de maio 2019
Uma solução real ao problema não foi apresentada, apenas se limitam a ligar a pedir para fechar a reclamação. Enquanto não se debruçarem realmente na genesis do problema este não se encontra resolvida. Já expliquei detalhadamente o porquê dos valores que me querem cobrar estão incorrectos, convencerem-me que não têm culpa do erro da EDP distribuição não me resolve o problema, não tenho que Andar a bater à porta das múltiplas"filiais" da EDP para implorar que revejam a situação.
9 de maio 2019

26 de maio 2019
Boas Sr. ADRIANO PRATES,

acabo de ligar à EDP Distribuiçao que acaba de me confirmar que a leitura inicial indicada é ESTIMADA e nao real.

Por favor analise esta situação com maior cuidado s.f.f.

Aguardo uma revisao seria do meu caso.

27 de maio 2019

27 de maio 2019
Ainda por resolver
28 de maio 2019

28 de maio 2019

Agradeço a resposta que mereceu toda a minha atenção.

Resulta da insistência de cobrança de valores correspondentes a consumos que me são alheios, a abertura de uma exposição do caso à instituição DECO, que poderá eventualmente entrar em contacto com os meios que me dispõe anteriormente para vias de esclarecimento adicional tanto a sujeito do processo resolutivo dos vossos serviços, como a actuação das empresas subsidiárias que enunciou.

Sem mais assunto, aguardo pacientemente por futuros desenvolvimentos.

30 de maio 2019

4 de junho 2019
A situação não se encontra resolvida.
6 de junho 2019
O Sr. Adriano Prates diz não ter factos para deixar de reiterar os valores da factura que me endereça para liquidação. Eis os factos que não analisou:
"Não obstante, declaro que contactei a EDP Distribuição, tal como me foi sugerido, e a mesma entidade me confirma que os valores relativos à leitura do dia 9 de Novembro de 2017 são estimados e não reais.

Por esse motivo e por não me ter recusado a fornecer leituras relativas à data da celebração da titularidade inerente ao contracto com somente e apenas esta entidade, EDP Comercial, considero que a responsabilidade e diligência de cobrança dos consumos que a mim me dizem respeito, com a exactidão que lhe é exigida, da supracitada."

Isto, Sr. ADRIANO PRATES, são factos.

Por favor, resolva o problema com factos e não com argumentos.

Obrigado
11 de junho 2019

11 de junho 2019
Situação por resolver, é escandalosa a vossa resolução de queixas!
12 de junho 2019

2 de setembro 2019
Nao obtive nenhuma resolução, a empresa limita-se a fechar a reclamaçao para limpar o seu nome ,uma prática agressiva sem qualquer update
3 de setembro 2019

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

9 de setembro 2019
Reclamaçao nao resolvida, a companhia recusa discutir o facto que me esta a cobrar uma factura com base em valores estimados de consumos do titular anterior.
12 de setembro 2019

10 de outubro 2019
Problema ainda por resolver, facturaçao final sobre leituras estimadas
11 de outubro 2019

11 de outubro 2019
Lamentável esta comunicação da parte da EDP. Continuam a exigir pagamento de leitura final com base numa leitura estimada, o que me foi confirmado pela edp distribuição, para a qual fui redireccionado.
Por favor resolvam—se internamente pois defender-me-ei por todos os meios legais.
14 de outubro 2019

15 de outubro 2019
Continuo sem resposta prática à minha reclamação, ja fiz o que me pediram ao ligar a edp distribuição...
17 de outubro 2019

17 de outubro 2019
Aguardo desenvolvimentos.
18 de outubro 2019

29 de outubro 2019
Não resolvido. Continuam a pedir para pagar uma factura de final de contracto com base em leituras estimadas.
As mensagens (automatizadas?) Nada acrescentam à minha reclamação.
Reitero a minha reclamação.
31 de outubro 2019

7 de novembro 2019

23 de dezembro 2019
Falta um retorno depois do exposto
23 de dezembro 2019

13 de janeiro 2020
Continuo sem obter clarificaçoes acerca do que me facturam, nenhuma resposta ais meus pedidos até agora
20 de janeiro 2020

1 de fevereiro 2020
Por favor contactem-me por telephone para resolver a reclamação por resolver
7 de fevereiro 2020

21 de fevereiro 2020
A comunicacao e o diálogo tornam-se impossiveis quando as respostas recebidas sao automatizadas e nao respondem aos meus pedidos de esclarecimentos.
Peço que o responsavel da EDP me contacte directamente por telefone ou por mail que nao seja NOREPLY...
Obrigado desde já.
27 de fevereiro 2020

17 de março 2020
Meus caros,
Eu ouvi os vossos esclarecimentos, já vos expliquei porque é que os vossos esclarecimentos são infundados e já vos apresentei os factos.
O que acontece é que são vocês que não aceitam os meus esclarecimentos factuais e ninguém da vossa parte se digna a ter-me ao telefone para de facto me retirarem definitivamente esta factura de valores ficticios que me pedem para cobrar.
17 de março 2020

22 de março 2020
Meus caros,
23 de março 2020

18 de outubro 2019

Nada resolvido nem se dignam a rever o caso com tudo o que ja foi feito

13 de janeiro 2020

Peço que o Sr Adriano Prates me contacte directamente