EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Actualização Tarifas 2018

David Sota apresentou a reclamação
3 de janeiro 2018

Venho por este meio mostrar a minha profunda insatisfação pelo aumento que irão praticar sobre os valores da potência contratada a partir de 2018.
É verdade que o valor da energia vai descer mas não se fala publicamente do aumento brutal da tarifa diária da potência contratada.

Tarifa 2017 Tarifa 2018 Diferença
Energia Simples € 0,1652 € 0,1569 -5,024%
Potência Simples € 0,1616 € 0,2182 35,025%

Sei que as tarifas da EDP Comercial não são iguais para todos mas no meu caso o aumento dessa rúbrica são 35%!
Após simulação de um dia típico com consumo de 4 kWh, no global o valor/dia sobre 2,85%.

Simulação
Tarifa 2017 Tarifa 2018 Diferença
Energia Simples € 0,6608 € 0,6276
Potência Simples € 0,1616 € 0,2182
Total € 0,8224 € 0,8458 2,85%

Considero que a empresa não tem efectuado um esforço real para manter os clientes, especialmente os que na altura da liberalização do mercado escolheram ficar com a EDP por confiarem na empresa.
Nesta altura em que o custo de vida aumenta significativamente, já não é possível escolher apenas com base na confiança, é obrigatório ponderar as questões financeiras associadas. Como tal, com a crescente oferta de serviços semelhantes por parte de outras empresas no mercado, irei analisar com muitas reservas a minha continuidade como cliente da EDP Comercial.

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2018
3 de janeiro 2018
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

5 de janeiro 2018
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada a 03 de Janeiro se encontra resolvida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente edponline.edp.pt, em energia.edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

5 de janeiro 2018
Cara equipa de apoio ao cliente,

Não considero que a situação se encontre de todo resolvida.

Por email, indicaram-me o seguinte:

"Todos os anos são publicadas novas tarifas de acesso às redes, o que leva a uma atualização dos preços

Informamos que com a publicação anual das novas tarifas de acesso às redes, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os preços da eletricidade e gás natural são atualizados. As tarifas de acesso às redes englobam o custo das redes necessárias ao transporte e distribuição de eletricidade e gás natural desde os produtores até sua casa e os Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), que resultam de decisões de política energética."

Ora, não tenho havido alteração às "redes necessárias ao transporte e distribuição de electricidade", como é que explicam o aumento de 35% no preço?
9 de janeiro 2018

9 de janeiro 2018
Queiram, por favor, explicar-me como é que o email que recebi de vossas excelências, transcrito abaixo, responde à minha pergunta e classifica a situação como resolvida:

"Caro cliente

Recebemos a sua comunicação onde reclama sobre as alterações do tarifário.

*Reiteramos a informação já prestada*
Informamos que tivemos oportunidade emresponder à reclamação.

Nesta conformidade, esclarecemos que não constatámos erro ou lapso que sustente eventual modificação da informação que anteriormente prestámos, motivo pelo qual agora reafirmamos o teor do nosso email, enviado no dia 5 de janeiro de 2018.

*Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas*
Através da sua área de cliente edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Adriano Prates
Diretor comercial
11 de janeiro 2018

11 de janeiro 2018
Já deu para perceber que não vão fazer nada quanto à minha situação, uma vez que se limitam a repetir-se, sem me esclarecerem, apesar de indicaram "esclarecimentos que, exaustivamente, [me têm] vindo a prestar". Como tal, recuso-me peremptoriamente a deixar esta queixa como "resolvida".

Transcrevo abaixo o novo email que me enviaram, para contextualizar o meu desagrado:

" Caro cliente,

Agradecemos o seu contacto em que nos comunica a sua discordância face às informações anteriormente prestadas relativamente à alteração da tarifa.

*Reiteramos a informação já prestada*
Após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que, exaustivamente, lhe temos vindo a prestar.

Com a publicação das novas Tarifas de Acesso às Redes pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e a atualização dos custos de energia, os preços da eletricidade serão atualizados.

*Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas*

Adriano Prates
Diretor comercial
19 de janeiro 2018

3 de fevereiro 2018
Pretendo que fique aqui bem explícito, valha o que valha, que a situação não se encontra resolvida, mas uma vez que se resumem a repetir informação que nao me responde à pergunta, desisto de tentar obter quaisquer esclarecimentos ou justificações por via deste portal, ficando apenas aqui este triste historial do que me aconteceu.
David Sota avaliou a marca
3 de fevereiro 2018

Aparentam ter um sistema automatizado que envia uma resposta pré-formatada imediatamente a seguir à publicação de uma queixa, o que lhes permite dar a entender que respondem de forma célere às queixas, falseando assim o índice de satisfação. Dito isto, nas respostas que foram, de facto, enviadas por email por um ser humano e não por um sistema automatizado, recusaram-se constantemente a responder à minha questão, enviando, novamente, uma resposta pré-formatada relativamente à questão das alterações das tarifas, limitando-se a prefixar as respostas posteriores à primeira com o texto "Reiteramos o já enviado no email anterior".