EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.2
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Anormalidade na contagem de gás natural. faturação quadrimestral

José António Teodoro Amaro
José Amaro apresentou a reclamação
6 de abril 2020
Contagem de gás muito espaçada no tempo (4 meses sem contagem) de que resultou consumo incontrolado.
Data de ocorrência: 6 de abril 2020
6 de abril 2020
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

8 de abril 2020
Caro cliente,

José Amaro
13 de abril 2020
A resposta recebida em 8 de Abril às 19:19 h deu-me algumas certezas e manteve algumas dúvidas:

Agora sei que a empresa EDP Comercial são meros faturadores/cobradores, colocados entre o fornecedor da energia e o consumidor/pagador, não exigindo sequer do vosso parceiro fornecedor leitura atempada para poderem faturar consumos reais. Não tendo contagens, escondem-se atrás da figura de “consumo estimado”. É cómodo. Esqueceram-se, porém, de declarar que as barras do gráfico de "CONSUMO MÉDIO MENSAL", indicado como "Gás natural – Leituras reais", é uma falácia, É apenas um exercício feito "a posteriori" que vos deixa bem na fotografia. Revela “eficiência”, mas é uma mentira. Se fosse verdade, as barras de Outubro e de Dezembro nele indicadas eram suficientes para alertar os vossos Serviços de Segurança para a eventualidade de se tratar, por exemplo, de fuga de gás. Segurança pública não faz parte do “core business” da EDP Comercial. Sobre este ponto não li qualquer comentário na resposta que recebi.

Não gostei de ler “Salientamos ainda que não pode esta empresa, nem qualquer outra … , "justificar" os consumos efetuados pelos clientes …” Como cliente não preciso que algum fornecedor “justifique” consumos meus. Mas ficaria mais descansado se vos soubesse preocupados com a segurança pública e com a eficiência. Neste caso bastaria que exigissem dos parceiros fornecedores leitura bimensal atempada. Com isso, qualquer sistema informático simples alertaria para consumos anormais. Claro que, numa visão meramente economicista, quanto mais consumo, maior faturação …

Quero ainda fazer referência ao conceito de “leitura comunicada pelo cliente”. Trata-se de gesto de boa vontade do cliente e não de obrigação que substitua o trabalho do fornecedor, de leitura dos seus contadores. O trabalho de leitura tem um custo que é debitado e pago pelo cliente. Haverá casos especiais em que o cliente deve fazê-lo, cooperando. Não pode ser norma nem obrigação do cliente e não substitui o serviço do fornecedor que é pago pelo cliente. Quando o fornecedor quiser reduzir esse custo, pode, por exemplo, recorrer à instalação de telecontagem.

Fiquei com a dúvida se, da minha anterior reclamação, terá sido dado conhecimento ao vosso parceiro fornecedor de gás que é quem, pelos vistos, deu origem a esta reclamação, informação essa que agradeço me seja fornecida.

Melhores cumprimentos,

José Amaro