EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Box avariada ou desconfigurada

José Roque apresentou a reclamação
11 de abril 2022
Continuação da reclamação 70220922 indevidamente fechada pela EDP até ser considerada "Sem Resolução".
Reclamação inicial em:

Data de ocorrência: 1 de janeiro 2022
11 de abril 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

22 de abril 2022

26 de abril 2022
Estimado cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 9h às 20h), ou nas nossas lojas.

23 de maio 2022

Numa anterior visita ao local foi constatado pelo técnico que os equipamentos instalados correspondem a uma versao anterior à versao que a EDP está presentemente a instalar. Nomeadamente o Re:dy meter que aparentemente está avariado.
O técnico nao dispunha de nenhum equipamento re:dy meter com o qual pudesse efetuar a reparacao e por telefone explicou-me que era necessário encomendar o material à EDP e que seria agendada uma visita técnica para sustituicao do material avariado.
Posteriormente foi agendada, pela EDP Comercial, uma intervencao no local para o dia 18/05/2022, na qual o técnico se faria acompanhar de uma re:dy box e de um re:dy meter com os quais poderia substituir o que se encontrasse avariado.

No dia 16/05/2022 recebi um telefonema de um técnico que se encontrava lo local.
Pretendia que eu lhe confirmasse que tipo de instalacao tenho pois nao estava a entender o que se passava.
Após lhe explicar o que está instalado e qual a sua finalidade, disse-me que nao dispunham de material para substituir porque agora instalam uma nova versao que nao dispoe das mesmas funcionalidades. Informou-me, mais uma vez, que para manter as mesmas funcionalidades tinha que encomendado os equipamentos à EDP.

Eu pergunto: Nao estava já definido que essa encomenda devia ter sido feita e que a substituicao devia acontecer no dia 18/05/2022 ?

O técnico informou-me que mantinham a visita agendada para dia 18/05/2022, que no próprio dia 16 iria encomendar o material para tentar resolver a avaria no dia 18. Disse ainda que "depois" voltaria a contactar.

Até hoje, 23/05/2022, como de costume, nao há qualquer informacao recebida por parte da EDP.

Melhores cumprimentos,
José Roque

Para quem le esta reclamacao apenas por curiosidade, ou só agora toma conhecimento da mesma:
- Nao resido na habitacao, por isso sou informado por telefone;
- Esta instalacao do sistema re:dy foi uma "das primeiras" a ser feita pela EDP no seu lancamento em 2013/2014 e é diferente das actuais instalacoes tanto pelos equipamentos utilizados como pela finalidade a que se destina;
- Os técnicos que se deslocam ao local pertencem a uma empresa subcontratada para prestar este servico à EDP, pelo que considero normal que nao disponham em stock de todas as versoes dos diversos equipamentos;
- Este problema/avaria já se arrasta desde 4 de Janeiro de 2022;
20 de junho 2022

Em sequência á reclamação apresentada em 23 de Maio, recebi um email da EDP Comercial em 14 de Junho a confirmar a recepção da queixa e indicam que a "situação se encontra em análise" e que contam "responder num prazo de 15 dias úteis".
Pelo texto enviado, aprece que voltámos ao início do problema.
Relembro que esta avaria foi inicialmente reportada em 4 de Janeiro de 2022 e estamos a 20 de Junho de 2022.
Até dá para escrever um livro acerca desta avaria :)

20 de junho 2022
Estimado cliente,

Informamos que o seu pedido continua em análise e que iremos responder-lhe em breve.

18 de julho 2022

Em sequência á reclamação apresentada, recebi da EDP Comercial as seguintes comunicações:
- Em 14 de Junho, um email a confirmar a recepção da queixa, onde indicam que a "situação se encontra em análise" e que contam "responder num prazo de 15 dias úteis".
- Em 06 de Julho, um novo email com o mesmo texto do email de 14 de Junho e dando novamente 15 dias úteis para responder

Uma avaria que foi inicialmente reportada em 4 de Janeiro de 2022 e estamos a 18 de Julho de 2022.
Já se passaram aproximadamente 136 dias úteis.

18 de julho 2022

2 de agosto 2022
O Portal da Queixa envia emails a perguntar o estado desta reclamação, pois bem, cá vai.

Em sequência á reclamação apresentada, e esquecendo todos os emails anteriores, telefonemas e interações, recebi da EDP Comercial as seguintes comunicações:
- Em 27 de Julho, um novo email com o mesmo texto do email de 06 de Julho e dando novamente 15 dias úteis para responder

Suspeito que em 17 ou 18 de Agosto receberei outro email com o mesmo teor dos anteriores.

Uma avaria que foi inicialmente reportada em 4 de Janeiro de 2022 e estamos a 02 de Agosto de 2022.
Já se passaram aproximadamente 146 dias úteis.

2 de agosto 2022

16 de agosto 2022

18 de agosto 2022
Exmos. Srs.
Encontro-me em férias pelo que não tenho o telefone de contacto comigo.
Estarei novamente disponível a partir de 29.08.2022 inclusive.
Aguardo o V. Contacto nessa altura.
Melhores cumprimentos.
1 de setembro 2022
Exmos. Srs.
Conforme indicado anteriormente, encontro-me desde o dia 29/08/2022 novamente disponível pelo que podem entrar em contacto assim que entenderem.
Melhores cumprimentos.
9 de setembro 2022
Apenas para atualizar o estado desta reclamação inicialmente apresentada no dia 4 de Janeiro de 2022.
Já passaram 174 dias úteis o que representa 1393 horas de trabalho.
Em todo este tempo a EDP não consegue resolver uma avaria com hardware que forneceu e em sistemas por si geridos.

Hoje, 09 de Setembro de 2022 recebi novo email da EDP com o texto que transcrevo em baixo.
O email de hoje é mais uma cópia de, pelo menos, outros 3 que recebi anteriormente com intervalos de cerca de 15 dias entre eles.

-- / início do email recebido /--
Caro Cliente,

Comunicamos a receção da reclamação que nos foi remetida através do Portal da Queixa e que acima se referencia, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos apresentou encontra-se em análise
Informamos que continuamos a analisar a situação apresentada, recorrendo aos dados disponíveis nos sistemas de informação que, no entanto, não foram suficientes para podermos responder à sua exposição.

Aguardamos informação por parte dos nossos Serviços Técnicos
Continuamos, a recolher elementos adicionais junto dos nossos Serviços Técnicos, a fim de ser efetuada a necessária avaliação atendendo à situação que nos reportou.

Contamos responder-lhe num prazo de 15 dias úteis
Contamos no prazo de 15 dias úteis, comunicar-lhe as conclusões obtidas.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt. Para qualquer questão adicional, contacte-nos através do site, da app EDP Zero, da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h) ou das nossas lojas.

Pedro Galvão Pires
Diretor Comercial
-- / fim do email recebido / --
23 de setembro 2022
Estimado(a) cliente,

Informamos que o seu pedido encontra-se a ser analisado.

10 de outubro 2022
Estimado(a) cliente,

Informamos que o seu pedido encontra-se a ser analisado.

24 de outubro 2022
Esta reclamação já tem contornos de anedota.
A EDP é incapaz de resolver o problema e mantém a avaria aberta sem encetar qualquer acção.
Até no "copy and paste" dos emails falham pois num título referem 130 dias e no texto referem 15 dias. É só ler em baixo.
Apenas vou recebendo uns emails de forma regular a informar que, e passo a transcrever:

--- // ---
De: EDP Comercial
Assunto: Sua comunicação de dia 23 de maio de 2022, dirigida ao Portal da Queixa (6001164263 - 8112590874)

Caro Cliente,

A situação que nos apresentou encontra-se em análise

Aguardamos informação por parte dos nossos Serviços Técnicos

Contamos responder-lhe num prazo de 130 dias úteis
Contamos no prazo de 15 dias úteis, comunicar-lhe as conclusões obtidas.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas

Pedro Galvão Pires
Diretor Comercial
-- // --

Em resumo, a EDP Comercial nada faz com excepção de enviar estes emails, que até podem ser automáticos, para o cliente pensar que algo está a ser feito.

Portanto, apenas posso classificar esta comunicação da EDP Comercial como sendo uma informação falsa.

Com os melhores cumprimentos
24 de outubro 2022
A anedota continua...

Às 12:00 recebo novo email onde a EDP Comercial corrigia parte do texto e onde se podia ler...
"Contamos responder-lhe num prazo de 30 dias úteis
Contamos no prazo de 15 dias úteis, comunicar-lhe as conclusões obtidas. "

Às 12:02 recebo mais um email onde a EDP Comercial corrigia novamente parte do texto e onde se pode ler...
"Contamos responder-lhe num prazo de 30 dias úteis
Contamos no prazo de 30 dias úteis, comunicar-lhe as conclusões obtidas. "

Afinal parece que ficamos em 30 dias úteis até a EDP Comercial enviar mais "areia para os olhos".

Obrigado pelos esclarecimentos.
28 de outubro 2022

28 de outubro 2022

31 de outubro 2022
Estimado cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

José Roque avaliou a marca
21 de dezembro 2022

Demoram meses para responder e quando respondem é para dizer que nada podem fazer