EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.1
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Cobrança "camuflada" de abatimentos

André Silva apresentou a reclamação
20 de maio 2019 (editada a 24 de maio 2019)
Boa tarde.
Mensalmente efectuo o envio das leituras de electricidade e gás para a EDP, poupando assim postos de emprego a estes srs. Não obstante, por esquecimento meu não efectuei o envio das mesmas durante 1 mês ao qual os ilustres fizeram uma facturação estimada! Até aqui tudo bem, nada contra. O problema surge quando na facturação seguinte lançam uma alínea na factura designada por "ABATIMENTOS", segundo eles referem que se trata de um abatimento dos consumos que foram estimados! O meu Histórico de facturas desde que tenho contrato ronda o intervalo de 45€ até 55€ mensais (electricidade + gás), logo na factura que contempla os famosos abatimentos esta é do valor total de 42,63€.
Vamos por partes:
TOTAL da FACTURA: 42,63€
ABATIMENTO de Electricidade: 16,84€
ABATIMENTO de Gás: 16,67€

Logo, esta factura sem abatimentos perfazia um total de 76,14€ muito acima da média gasta por mim, ou seja, estes senhores aproveitam a facturação do mês seguinte para dizer que fizeram descontos ou abatimentos!

Estes senhores se querem fazer ABATIMENTOS ou DÈBITOS por cálculos estimados são obrigados a lançar a respetiva NOTA DE CRÉDITO OU NOTA DE DEBITO, mas ao invés disso estão a faze-lo através da factura do mês seguinte como se efectuassem algum tipo de desconto na mesma.

A minha factura em questão está PAGA, não devo nada a ninguém mas os valores de ABATIMENTOS vão ter de ser lançados numa NOTA DE CRÈDITO.

Por favor estejam atentos a esta nova situação de facturação!
Data de ocorrência: 20 de maio 2019
20 de maio 2019
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

21 de maio 2019
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

21 de maio 2019
Ainda não está resolvida o problema.
21 de maio 2019
Mais uma vez passo a explicar:
A minha factura de electricidade No 10280092807 e factura de Gás No 10280092808 referente ao período de facturação de 19 de Fevereiro a 18 de Março e no valor total de 58,47€ foi efectuada a partir de estimativa (única vez que por esquecimento não efectuei o envio da leitura). Até aqui tudo muito bem. Na factura do mês seguinte, ou seja, factura referente ao período de facturação de 19 de Março a 18 de Abril efectuaram o que dizem chamar "abatimentos" do mês anterior.
Os "abatimentos" tem de ser contemplados sobre o valor total da factura a que se referem, ou seja, se há abatimentos por valores estimados estes tem de estar inseridos na mesma factura ou numa nota de debito/crédito. O que fizeram foi debitar esses abatimentos na factura seguinte sem qualquer cabimento.
23 de maio 2019
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

André Silva avaliou a marca
1 de julho 2019

Mais uma vez uma empresa que tenta iludir as pessoas. Fujam!!