EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Contrato

CF
CF apresentou a reclamação
30 de março 2021
Penso que estou a ser alvo de uma burla quanto à faturação dos meus gastos com energia elétrica e não consigo perceber até que ponto vai a responsabilidade da própria empresa fornecedora, EDP, no avolumar de valores apresentados para pagamento.
Passo a descrever sucintamente os factos:
1) sou cliente da EDP
2) o meu contrato era com tarifa bi-horária, valor fixo mensal com acerto ao fim de 12 meses e pagamento por débito direto
3) o último acerto consta da fatura que segue em anexo com o número 104006168181, recebida por e_mail em 04/11
4) nela podemos ver o plano de pagamento para os 12 meses seguintes
5) como só espero nova fatura passados 12 meses, os e_mails da EDP seguem para uma pasta que não fica visível e raramente abro
6) no dia 22/12 recebi, mas foi para a caixa mencionada no número anterior, um e_mail a alertar para uma dívida
7) se tenho débito direto, não se entende essa dívida
8) como os débitos diretos sempre decorreram dentro do previsto, não verifico se são efetuados
9) em 27/01, recebi por e_mail uma fatura, número 202003396203, que segue em anexo mas a qual não analisei porque, para mim, todas as contas com a EDP estariam saldadas
10) penso que em 3/2 me apercebo do e_mail do número anterior e questionei a EDP sobre alguma dívida que eu tivesse
11) em 4/2, recebi a seguinte sms: "Caro(a) cliente, informamos que nao existem valores com data-limite de pagamento ultrapassada."
12) em 10/2, recebi nova sms com ameaça de corte de energia: "Caro(a) cliente, o seu fornecimento de energia tornou-se elegivel para ser interrompido por falta de pagamento da fatura. Utilize os meios digitais para pagar o valor de 123.28EUR ENT 20174 REF 513148410. Para mais informacoes ligue 808 53 53 53 ou 213 53 53 53. Se ja pagou ignore esta mensagem."
13) liguei para o número 808 53 53 53
14) nas chamadas que entretanto fiz para a EDP ou as que fizeram para mim, fui atendido por pessoas sem a devida formação para a função, falam como se todos dominassem os campos das faturas e todo o procedimento contratual, fazem perder a paciência a qualquer um, agradecia que pedissem as gravações das minhas chamadas para verem como são tratados os assuntos da EDP
15) só numa segunda chamada me apercebo que a fatura era de mais de € 270
16) para mim os débitos diretos estavam a ser cumpridos, portanto, não conseguia entender como tinha a pagar esse valor
17) no dia 8/3 recebi nova sms: " Caro(a) cliente, termina hoje o prazo de pagamento da sua fatura de energia. Utilize os meios digitais para pagar o valor de 143,24 EUR ENT 20174 REF 240927363. Para mais informacoes ligue 808 53 53 53 ou 213 53 53 53. Se ja pagou ignore esta mensagem."
18) só então me apercebi que o plano de pagamento não estava a ser cumprido
19) qual o motivo?
20) efetuei o pagamento
21) em 22/2, recebi nova fatura, com o número 220001519258, que segue em anexo
22) em 17/3, recebi nova sms: " Caro cliente, o pagamento da sua fatura falhou e desativou o débito direto. Pague no MB Ent 23013 Ref 268706841 Valor 16.00 EUR. Se ja pagou, por favor ignore. Para reativar o debito direto, ligue 808 53 53 53", este pedido é surreal, não existe qualquer fatura nem qualquer justificação para este valor
23) em 23/3, recebi nova sms: " Caro(a) cliente, o seu fornecimento de energia tornou-se elegivel para ser interrompido por falta de pagamento da fatura. Utilize os meios digitais para pagar o valor de 151.06EUR ENT 20174 REF 295604749. Para mais informacoes ligue 808 53 53 53 ou 213 53 53 53. Se ja pagou ignore esta mensagem.", esta também surreal. Não existe qualquer fatura, nem por e_mail nem por carta, limitam-se a enviar sms com referências multibanco para pagar
24) parece-me que alguns direitos dos consumidores estão a ser pisados por esta empresa
25) nas chamadas telefónicas percebi que algum INCOMPETENTE mudou o meu contrato sem o meu consentimento
26) numa chamada telefónica, a funcionária da EDP desculpou-se dizendo que foi o sistema
27) além de tudo isto que foi relatado, tentam fazer dos outros tolos
28) acreditam que num dia de sol, o sistema, que para eles deve ser um computador, "lembra-se" de mudar o contrato do Carlos Farias, só porque ...
29) a culpa de tudo isto é de um INCOMPETENTE que ficará sossegado, na sua secretária, quando faz gastar horas a quem trabalha e desgastar o sistema nervoso de quem já tem a sua quota parte de stress diário
30) para terminar
31) como cliente que sempre honrou os seus contratos, exijo que a EDP faça o mesmo, assim, espero que a ERSE obrigue a EDP a devolver todos os montantes pagos por mim desde janeiro, eu comprometo-me a pagar as mensalidades já vencidas e não debitadas pela EDP, no final dos 12 meses será feito o acerto das contas como estava previsto em outubro
32) espero que a ERSE alerte a EDP para parar com montantes a pagar que sejam faturados de forma fantasma
33) espero que a ERSE faça a EDP parar com as ameaças de corte energético a quem sempre cumpriu
34) espero que este caso seja resolvido no mais curto espaço de tempo porque penso não pagar qualquer valor à EDP até haver uma decisão desta reclamação
35) após a queixa na ERSE, as ameaças de corte de fornecimento de energia continuaram.
Data de ocorrência: 30 de março 2021
30 de março 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
9 de abril 2021
Caro cliente,

Considerando que esta reclamação foi apresentada no Livro de Reclamações Online, informamos que a mesma já mereceu resposta através dessa via, a qual, nos termos legais, foi também remetida à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Equipa de apoio ao cliente
CF