EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Correção de faturação

Ricardo Miguel Dias Ribeiro
Ricardo Ribeiro apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2020
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que não estou de acordo com o ajuste de contas que me foi imputado pela EDP Comercial, pelo motivo, segundo estes, de uma anomalia do contador da minha habitação, detectado após troca pelo novo contador digital. Após troca de contador da minha habitação por parte da entidade prestadora EDP Comercial, recebi um email a indicar um ajuste de contas no valor de 131,44€, sem qualquer explicação.

Contactei a referida Entidade a questionar a situação, e foi-me indicado que não poderiam explicar pois ainda não se encontrava facturado esse valor.

Após receber a fatura, com data limite de pagamento até 06 de Março de 2020, com o valor de 131,44€ contactei novamente a EDP Comercial, ao qual me foi dito que havia uma anomalia no contador e que o valor corretor de consumo era o anunciado na fatura.
Tendo sido feito pela referida entidade um ajuste de contas de 01 de Agosto de 2019 a 30 de Janeiro de 2020, de 700kWk, que dá um valor de fatura a pagar de 131,44€, a mais do já pago até à presente data. Respondi que considero que não seja um problema meu, pois estou nesta habitação à perto de 4 anos, e que os valores de consumos foram sempre idênticos, inclusive que tínhamos nos dois últimos meses um acréscimo nos valores da fatura devido a um novo membro na família. Se o contador possuía alguma anomalia deveria ser verificada quando iniciei o contrato com a entidade ou então verificada aquando das leituras pela própria entidade.

A meu ver é da responsabilidade da entidade fazer a fiscalização do correto funcionamento ou não do contador, e consequentemente, caso seja verificada alguma anomalia, a devida reparação do mesmo. A EDP Comercial pretende imputar-me agora a responsabilidade de pagamento deste valor, o que eu considero não ser da minha total responsabilidade.
Segundo a mesma Entidade têm provas que eu realmente consumi este valor durante o período indicado, a minha questão é : somente agora, depois de alterado o contador, é que verificaram que o mesmo não estava em conformidade, e decidiram imputar me o pagamento de 131,44€ ?

Na minha opinião , é um procedimento absurdo e sem qualquer base de fundamento.

Após esta reclamação enviada para a entidade EDP Comercial a resposta que obtive foi a seguinte:
Caro(a) cliente,

Agradecemos o seu contacto em que nos informa que não concorda com a faturação emitida por existência de avaria no contador.

Confirmámos a existência de uma anomalia no contador.
Analisada a situação, informamos que o Operador de Rede de Distribuição (ORD), entidade que gere a rede que leva a energia a sua casa, substituiu no dia 31 de janeiro de 2020 o contador associado ao seu contrato de eletricidade, por ter verificado que este não estava a registar corretamente os seus consumos.

Foi feito um cálculo do consumo para o período da anomalia
Conforme regulamentado, o ORD fez um cálculo do consumo para o período entre 01 de agosto de 2019 e 30 de janeiro de 2020, em que o contador não registou corretamente as suas leituras.

Corrigimos a sua faturação
Com base nas leituras que nos foram comunicadas pelo ORD a 30 de janeiro de 2020 (24.048 kWh), emitimos a 01 de fevereiro de 2020 a fatura nº 801030008519929 de 131,44 €, que corrige a faturação relativa ao período de 01 de agosto de 2019 a 30 de janeiro de 2020.

A sua faturação foi corretamente emitida com base no que indicámos consideramos que a faturação foi corretamente emitida..

Lamentamos o incómodo causado e estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt. Para qualquer questão adicional, contacte-nos através do site, da app edponline, da linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h) ou das nossas lojas.
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2020
27 de fevereiro 2020
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

4 de março 2020
Caro cliente,

Ricardo Ribeiro
16 de março 2020
Após ser contactado telefónicamente em tentativa de apoio pela vossa entidade, reclamei à empresa EDP Distribuição sobre a anomalia detectada e obtive a resposta que já eu tinha especulado. Anomalia foi detetada no dia 31 de janeiro, dia da troca do contador e não ateriormente conforme me foi respondido pela vossa entidade, e ao qual os mesmo indicam também que a faturacao é da vossa parte, e que apenas reportam as anomalias e consumos estimados em caso de anomalia.

Volto a referir o contador quando instalado já não estava com a anomalia indicada tendo em conta que os meus valores foram sempre semelhantes?

Não deveria ter sido feita manutenção, inspeção do aparelho em vez de agora estarem a imputar estes valores?

Resposta da EDP Distribuição:
Detetámos uma anomalia no contador
Confirmamos a deteção, no dia 31 de janeiro de 2020, de uma anomalia no contador da sua instalação: Ligação nos bornes do contador entre a fase de entrada e a fase de saída, deixando assim de existir a garantia que os consumos de eletricidade estivessem a ser corretamente registados.

De acordo com o disposto no Artº 266 do Regulamento das Relações Comerciais, publicado pela ERSE, procedemos à correção do uso de redes e enviámos ao seu comercializador de energia elétrica para considerar em faturação.

Contacte o seu comercializador de eletricidade
Esclarecemos que as questões relacionadas com a faturação emitida deverão ser esclarecidas com o seu comercializador de energia elétrica, uma vez que a faturação é atividade da competência do mesmo.
19 de março 2020
Caro cliente,