EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.1
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Débito precoce, excessivo e indevido em conta bancária por consumo

Madalena Kilombi Sango
Madalena Sango apresentou a reclamação
Excelentíssimos senhores,

No dia 25/3/2020 a EDP procedeu ao débito de 159,21,00 €(cento e cinquenta e nove Euros e vinte e um Cêntimos) à minha conta bancária, suponho por consumo bimensal dos produtos (electricidade e gás), de que sou cliente

Esta cobrança está contratualizada e autorizada para depois do dia final, 30, de cada mês, bimensalmente.

Esta cobrança por débito bancário é, portanto, ilícita, porque viola não só o prazo acordado, por ser precoce, mas também por ser excessivo, na medida em que o meu consumo nunca chegou a alcançar este custo.
Numa altura em que está decretado o Estado de Emergência este débito é malévolo e quase mortífero para a sobrevivência da minha família.

Exijo responsabilização e reparação imediatas.

Obrigada pela atenção.

Madalena Kilombi Sango
Data de ocorrência: 26 de março 2020

27 de março 2020

Madalena Sango
27 de março 2020
Excelentes Senhores,
Não se pode considerar RESOLVIDA "um ilícito de abuso de confiança em debito directo precoce e excessivo a uma conta bancária." Isto indicia confirmação e persistência na prática do dolo.

Os melhores cumprimentos.

Madalena K. Sango.
30 de março 2020
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

Madalena Sango
1 de abril 2020
Excelentíssimos Senhores,
1. O artigo 43º do Regulamento das Relações Comerciais (RRC) não se resume ao seu nº 2, que invocam como justificador de uma cobrança precoce, dolosa e prejudicial para a economia da minha família, num altura em que, pelos vistos, se apregoa um Humanismo por parte de todos, conforme - e BEM, aliás, é o propósito recente do Responsável da EDP em doações de máscaras para as comunidades mais vulneráveis.

2. Ainda assim, a virtude do nº 2 / artigo 43º / RRC impõe que Vossas excelência, para efectuar tal cobrança em seus ternos, devessem PROVAR que a factura referente à tal consumo-cobrança me tina sido apresentada 20 dias contados até ao dia 25/03, o que não será possível provar.

3. O nº 1/ artigo 43º / RRC estipula, em generalidade e superioridade (ao nº 2 do mesmo artigo) que "o modo e meios de pagamentos das facturas.(...) são objecto de ACORDO entre partes." Outrossim, Vossas Excelências fazer-me-iam cobranças mensais, em vez de bimensais, conforme ACORDADO. Ora a data ACORDADA, conforme TEM SIDO SEGUIDO pela própria até antes deste abuso NÃO É senão a Data ACORDADA e que tem suporte no 1º/ 43º/RRC.

4. O Ajuste alegadamente feito em majoração da cobrança é por minha parte desconhecida, pois examinei as leituras, e na ausência da factura 10339593764 referente à tal cobrança, PEÇO Esclarecimentos e envio da mesma ao meu email (coisa que deveria ser feita previamente).

De todo em todo, tão só pretendo que a lei, neste caso, que o 1º/43º/RRC SEJA RESPEITADO, e que em caso de prevaricação - como me parece provado - haja RESPONSABILIZAÇÃO e REPARAÇÃO. O momento que atravesso, com o pouquíssimo que tento poupar, representa TUDO. Neste momento por incúria de Vossas excelências e e a minha família (com CRIANÇAS) passamos MISÉRIA.

Obrigada.

Madalena K. Sango