EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.9
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Discrepância entre valor fatura anual com o consumo da área de cliente

Paulo Fernando Almeida dos Santos
Paulo Santos apresentou a reclamação
12 de abril 2022
Tenho diariamente acedido à área de cliente da EDP para verificar o valor do acerto anual da conta certa uma vez que enviei a leitura no dia 06/04 e é este o mês do acerto. Ontem verifiquei que no valor do acerto aparecia o valor a receber de 503,24€. Hoje recebo a fatura com valor a receber de 36,43€...Fui novamente verificar os dados na área de cliente e são mesmo 36,43€!!!
O que me faz reclamar é que os dados de consumo de gás na área de cliente são completamente diferentes da fatura recebida. Em ambos os valores de consumo são em kWh (no atendimento da EDP disseram-me que é um erro que não devia estar em kWh) Então na área de cliente aparece um consumo médio de mais ou menos de 100kWh enquanto na fatura o valor médio é de 573,58kWh...
Algo não está bem e não me parece normal a EDP ter os valores de consumo errados na área de cliente. Será isto para enganar os clientes?
Data de ocorrência: 12 de abril 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

12 de abril 2022
Envio um pdf da área de cliente com o consumo de gás anual.
11 de maio 2022
Estimado(a) cliente,

Informamos que o seu pedido continua em análise e que iremos responder-lhe em breve.

8 de junho 2022
A última informação que recebi da EDP foi a informar que davam uma resposta em quinze dias. Espero ter uma resposta na próxima semana.
6 de julho 2022
Boa tarde, aqui transcrevo a resposta da EDP que não me surpreende. Efetivamente confirmam um erro na conversão do consumo de gás:

Caro Cliente,

Recebemos a sua comunicação na qual demonstra o desagrado com os consumos apresentados na sua área de Cliente EDP Zero, referentes ao seu contrato de fornecimento de energia elétrica, na morada situada na...

Detetámos um constrangimento na plataforma EDP Zero
Analisado o assunto, esclarecemos que, detetámos um constrangimento na nossa plataforma EDP Zero, nomeadamente, um erro na conversão de m3 para kWh o que, por consequência, gera um cálculo incorreto no simulador de consumos.

Gostaríamos de esclarecer que, uma eventual dificuldade no simulador da área de Cliente do EDP Zero não influencia a sua faturação apenas impossibilita a consulta da previsão da próxima fatura de ciclo.

Assim, queremos confirmar-lhe que esta situação já foi identificada e a nossa equipa especializada está a trabalhar na correção deste erro, para que, dentro do mais breve possível, a situação esteja normalizada.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área deapoio ao clienteem edp.pt.Para qualquer questão adicional, contacte-nos através da área de cliente, da app EDP, da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional), ou das nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,

Pedro Galvão Pires
Diretor Comercial
Estimado cliente,

Acusamos a receção da sua reclamação, merecedora da nossa melhor atenção.

No entanto e, porque apresentou idêntica reclamação no Livro de Reclamações Online, respondemos por essa via dando conhecimento à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Paulo Fernando Almeida dos Santos
Paulo Santos avaliou a marca
6 de julho 2022

Na dúvida preferi mudar de operador. A EDP prefere novos clientes do que manter os que são clientes há mais de 30 anos. São opções e cada empresa faz a sua...Eu como cliente fiz a minha, e por isso mudei. Não é admissível que uma empresa como a EDP tenha os valores de consumo de gás errados na app e no site.