EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Divergência de valores

Saulo apresentou a reclamação
16 de junho 2021
Bom dia.

Efetuei o registo de um pedido de ajuda no dia 19 de Maio que até o momento não foi respondido, muito menos solucionado. Entrei em contacto por telefone a fim de ter uma resposta, entretanto, apenas fui orientado a aguardar o contacto da equipa responsável. Acompanho o pedido através da minha área do cliente e já alterou o status de atribuído para pendente, mas continuo sem receber qualquer tipo de atualização sobre a análise da situação.

Adquiri um termoacumulador híbrido e no dia anterior a instalação, contactei a equipa técnica através do número em que contactaram-me, onde falei com uma senhora que não me recordo o nome, talvez Carolina, a perguntar qual era o valor cobrado pela equipa para realizar a instalação do disjuntor diferencial ao qual eu fiquei responsável de fazê-lo por conta própria, entretanto, não consegui a tempo e, por isso, gostava saber qual seria o valor cobrado pelos técnicos. Pois às 17:54 do dia 07 de Maio, retornaram a chamada para informar que o valor cobrado seria de 63,75. Posto isto, concordei que fizessem o serviço no dia seguinte junto à instalação do termoacumulador. No dia da instalação, efetuaram a colocação do disjustor diferencial e entregaram-me uma via do serviço com o valor informado de 63,75. No dia 18 de Maio, recebi uma chamada por parte da EDP a confirmar os valores, tanto do termoacumulador quanto do serviço extra, eis que sou informado do valor de 60 euros a mais pela mão de obra executada para colocação do disjuntor. A questão é que em nenhum momento anteriormente foi-me informado que haveria esse custo adicional, não me informaram na chamada da equipa técnica que haveria o acréscimo da mão de obra e nem por parte dos técnicos quando me deram a via do serviço extra, constava a informação. Tenho agora mais que o dobro do gasto previsto pela falta de informação que não foi me passada em momento algum, para além da falha comunicativa de informar o valor a ser cobrado pelo equipamento e não pela mão de obra quando estou a requisitar o serviço completo. Ainda está a ser cobrado a mão de obra de 2 técnicos, posto que o serviço de colocação do disjuntor certamente pode ser feito por um único técnico, tanto que somente um deles fez todo o serviço. A deslocação de 2 técnicos deu-se pela instalação do termoacumulador, não pelo serviço extra.

Aproveito ainda para colocar mais uma incongruência, de acordo aos documentos enviados, o valor do termoacumulador já com a instalação e adicionais, perfazem o valor de 960,64. Após o serviço extra executado, enviaram-me um novo documento com a adição deste serviço, entretanto, o valor total apresentado é de 1153.56 euros. Com base nos valores apresentados de 63,75 do equipamento + 60,00 da mão de obra, seria um acré scimo de 123,75 aos 960,64 já previstos, totalizando 1.084,39. Ao ligarem ontem, não consegui verificar todos os valores em linha com o agente já que estava a trabalhar e não podia dispensar tempo para este tipo de avaliação dos valores, mas posteriormente verifiquei esta divergência.

Feito o pedido através da área do cliente no site da EDP em 19 de Maio, esperava que houvesse algum tipo de contacto, avaliação, análise ou até mesmo correção, entretanto, ao receber a nova fatura, verifico que estão a cobrar todos os valores a maior conforme apresentado acima.

Anteriormente, no dia 14 de Maio apresentei também outro pedido de apoio, posto que os técnicos na instalação do equipamento, deixaram uma chave escapar, acertando meu frigorífico e marcando-o permanentemente, e até o momento também não obtive qualquer resposta referente ao ocorrido.

Fico no aguardo de uma resposta e resolução satisfatória.

Data de ocorrência: 16 de junho 2021
16 de junho 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
7 de julho 2021
Caro cliente,

Na sequência da resposta prestada, enviada para o endereço eletrónico associado ao seu contrato, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através do nosso site, da app EDP Zero, das linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
7 de julho 2021
Boa tarde.

Referente aos valores errados, o problema foi resolvido rapidamente após a abertura da reclamação, agradeço imenso o atendimento rápido e conclusivo da situação.

Entretanto, quanto ao dano estético causado ao frigorífico, recebi uma mensagem a dizer que a equipa técnica confirmou não ter deixado nenhuma ferramenta escapar e que a posição da instalação do equipamento era distante do frigorífico.

Minha companheira acompanhou todo o processo de instalação e garante que a marcação no frigorífico foi devida ao escape de uma ferramenta. A instalação do termoacumulador deu-se acima da pia da loiça, que está a mais ou menos 2 metros de distância do frigorífico, posto que é um ponto mais alto, é completamente possível que o escape de uma ferramenta acerte-o pela frente ou lateral, onde de facto aconteceu o dano, o qual inclusive enviei uma imagem da marca deixada via EDP online. Peço que conduzam uma nova avaliação com a equipa técnica, o frigorífico é novo e teve a aquisição feita ha 1 mês da instação do termoacumulador, assim como quando da instalação, faziam apenas 3 semanas incompletas que estava em uso, pois não havia mudado de morada logo que a adquiri.

Entendo que possa haver resistência em assumir o dano por parte da equipa técnica, pois pode incidir em penalização, todavia, caso não haja o reconhecimento quem será penalizado sou eu, com a depreciação do equipamento por um dano que não foi causado por mim, para além de que isto já leva meses só para obter uma única resposta.
13 de julho 2021
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

Saulo avaliou a marca
14 de julho 2021

Apesar de ter aberto o pedido através da plataforma da empresa, só respoderam-me após 1 mês quando efetuei a abertura do pedido no Portal da Queixa, dessa forma, deixa claro que há um certo desleixo enquanto não houver maior exposição que possa trazer consequências negativas. Um dos problemas menores não foi resolvido, não pedi qualquer tipo de compensação, apenas constatei o ocorrido e infelizmente não houve um pedido de desculpas sequer, apenas uma resposta generalizada em que colocam-me na posição de mentiroso, posto que a equipa técnica não assumiu a responsabilidade pelo dano causado. Percebo que é difícil efetuar julgamentos de índole do consumidor, entretanto, em situações como essa a honestidade de nada vale, pois a marca preserva-se o direito de acreditar na palavra de quem quiser, apesar de todo detalhamento provido.