EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.8
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Equipamentos avariados na sequência de instalação de painéis solares

João Carvalho apresentou a reclamação
21 de novembro 2021
Quando os técnicos da EDP instalaram os painéis solares na minha habitação, em 26 de outubro de 2021, estando os trabalhos quase finalizados, verifiquei que o forno da cozinha tinha deixado de funcionar. Prontamente informei o técnico e a situação foi confirmada por este. Associei a avaria ao facto de ter havido necessidade de ligar e desligar o quadro elétrico algumas vezes. Após a saída dos técnicos da minha casa resolvi telefonar para a EDP no sentido de comunicar a avaria e verifiquei que o telefone fixo também não funcionava, uma vez que a base (sendo um telefone sem fios) não estava ligada.
Assim, telefonei utilizado o telemóvel e dei conta do sucedido, tendo solicitado que a situação fosse analisada e resolvida com a maior brevidade.
Como passadas 24 horas não tinha sido contactado voltei a ligar, o que fiz também nos dois dias seguintes, sem que me tivesse sido dada qualquer resposta sobre quando estimavam resolver a situação das avarias.
Como no dia 5 de novembro de 2021 continuava sem forno, sem telefone e sem ser contactado pela EDP, reclamei escrevendo no livro de reclamações eletrónico.
Curiosamente verifiquei ainda que só me posso dirigir ao provedor do cliente da EDP passado um mês da apresentação da reclamação, ou seja, se a minha reclamação telefónica no dia 26 de outubro contar como reclamação, só me poderei dirigir ao provedor no dia 26 de novembro!
Tal atitude por parte da EDP demonstra uma falta de coerência entre os valores e compromissos perante os clientes anunciados pela EDP e disponibilizados no seu site, e a lamentável falta de consideração pelos clientes a quem se compromete a respeitar e, até mesmo, antecipar necessidades.
Considero que não é um comportamento consentâneo com uma empresa com um sistema de gestão de qualidade certificado pela norma ISO 9001:2015, pelo que tenciono comunicar à empresa certificadora (Loyd's Register) esta situação.
Decorrido quase um mês desde a data da avaria, e apesar das minhas várias diligências, ainda não fui contactado pela EDP, pelo que, se não for contactado até ao dia 26 de novembro de 2021, procederei à reparação dos equipamentos e recorrerei às instâncias competentes a fim de ser ressarcido da quantia despendida e dos incómodos causados.
Data de ocorrência: 26 de outubro 2021
22 de novembro 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
6 de dezembro 2021
Por incrível que possa parecer, ainda não fui contactado pela EDP!
15 de dezembro 2021
Caro cliente,

Considerando que esta reclamação foi apresentada no Livro de Reclamações Online, informamos que a mesma já mereceu resposta através dessa via, a qual, nos termos legais, foi também remetida à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

15 de dezembro 2021
Informo que fui contactado pela EDP Comercial hoje via telefone, e foi agendada uma visita a minha casa no dia 17 de dezembro.
No livro de reclamações online não consta qualquer atualização, uma vez que a reclamação continua na situação de "em análise". Foi-me enviado um email a confirmar a visita da EDP no dia 17 de dezembro.
Na sequencia do que disse que fazia, contactei o representante do forno a fim de efetuar a sua reparação, e o técnico da Teka deslocar-se-á a minha casa também no dia 17 de dezembro.
Assim, a reclamação só poderá ser encerrada quando a situação estiver resolvida, o que não é ainda o caso, uma vez que sou eu que estou a pagar as reparações para, pelo menos, conseguir ter forno no Natal.
16 de dezembro 2021
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

22 de dezembro 2021
Contrariamente ao que é respondido pela EDP, a situação que originou a reclamação encontra-se em análise, tal como consta no livro de reclamações eletrónico e no mail que me foi enviado no dia 25/11/2021.
De ambas as situações possuo comprovativo que não consigo anexar neste campo.
Como a reparação não pôde ser efetuada em virtude de faltar uma peça, a qual não se sabe se existe ainda disponível na marca, o dano ainda não foi resolvido.
Os técnicos da EDP que se deslocaram a minha casa verificaram as anomalias e aguardam que a reparação seja feita e que seja elaborado um relatório da avaria, para emitir o seu parecer.
Face ao que antecede, a situação ainda não está fechada, uma vez que, em momento algum, a EDP se pronunciou sobre a responsabilidade na reposição do funcionamento dos equipamentos.
23 de dezembro 2021
Em anexo envio as evidências que comprovam o estado da reclamação junto da EDP.
Evidências essas que não tinha conseguido anexar.
17 de janeiro 2022
Recebi informação escrita da empresa reparadora relatando que já não existe no mercado a peça necessária para reparar o meu forno, em virtude de estar obsoleta! Pelo que, o forno não pode ser reparado. Trata-se de um forno Teka modelo HA 890.
Quando ao telefone da Philips (modelo D2301B/23), contactei a Philips Portugal e a empresa não faz reparações a este tipo de equipamento. Já contactei 3 empresas no sentido de reparar o equipamento, mas nenhuma repara telefones.
Disponibilizarei os documentos emitidos pela entidade reparadora do forno à EDP através de email que me venha a ser indicado para o efeito, uma vez que a empresa não possui essa possibilidade na área de cliente.
20 de janeiro 2022
Caro cliente,

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
João Carvalho avaliou a marca
22 de janeiro 2022

Não posso deixar de lamentar que tenha sido necessário esperar 3 meses para resolver uma situação aparentemente simples, por falta de coordenação interna da EDP no tratamento das reclamações que são endereçadas pelos clientes através da linha de apoio a clientes. Considero que o tratamento de reclamações da EDP deve ser muito melhorado.