EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Facturação

Jorge apresentou a reclamação
17 de maio 2019
Apesar de pagar todas as facturas dentro dos prazos, no corrente mês de Maio foram-me apresentadas a pagamento, para serem liquidadas no mesmo mês de Maio, duas facturas, relativas a diferente períodos de facturação. Uma para ser paga (como foi) até ao dia 3 de Maio e outra para ser paga até ao dia 30 de Maio. Isto significa que, no corrente ano civil, no final do mês de Maio, o operador prestou o serviço durante 5 meses mas já terá cobrado 6 meses. Sendo mensal o período de facturação, considero incompreensível e inadmissível que se apresentem a pagamento, num só mês, duas facturas relativas a diferentes períodos de facturação. Sendo uma «prática», é evidentemente uma má prática que o operador deve corrigir.
Data de ocorrência: 17 de maio 2019
17 de maio 2019
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

21 de maio 2019
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

18 de julho 2019
Lamentavelmente, após a minha reclamação de Maio ter sido atendida pela EDP, prorrogando o prazo de pagamento para Junho, eis que, logo no mês seguinte, em Julho, volta a repetir-se a situação, isto é, num só mês, a EDP envia duas facturas correspondentes a períodos de facturação diferentes.

Assim, no corrente mês, a EDP enviou uma factura de € 47,44 para ser paga até ao dia 5 de Julho (que foi paga dentro do prazo) e enviou outra de € 46,02 para ser paga até ao dia 29 de Julho, ou seja, duas facturas num só mês.

Considero este procedimento lamentável, para não dizer deplorável, dar razão ao cliente, considerar a situação «resolvida» no Portal da Queixa e, logo a seguir, voltar a fazer a mesma coisa.

Caso não obtenha resposta por parte da EDP num prazo razoável, reservo-me o direito de tomar outras iniciativas além desta no Portal da Queixa.
19 de julho 2019
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

19 de julho 2019
A reclamação não foi resolvida de modo nenhum.

Sou forçado a responder aqui, uma vez que o email pessoal que a EDP me dirigiu não permite resposta.

A situação que a EDP considera «resolvida» traduz-se no muito simplesmente no seguinte: encontrando-nos no sétimo mês do ano civil, em Julho, a EDP prestou o serviço durante 7 (sete) meses mas pretende cobrar 8 (oito) mensalidades. Por esta ordem de ideias, quando chegarmos ao termo do ano civil, a Dezembro, a EDP terá prestado o serviço de fornecimento de energia eléctrica durante 12 meses mas terá cobrado 13 ou 14 ou 15 mensalidades. Esta situação (de apresentação a pagamento de duas facturas correspondentes a períodos de facturação diferentes num único mês) já aconteceu em Maio e, dois meses volvidos, em Julho, torna a suceder.

Parece-me um abuso evidente.
Jorge avaliou a marca
29 de julho 2019

De todas as empresas de prestação de serviços públicos essenciais com que alguma vez contratei, a EDP é a única que se permite apresentar a pagamento duas facturas correspondentes a períodos de facturação diferentes num único mês. E como é a única, isso diz muito sobre ela.