EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Faturação e documentação em falta

Paulo apresentou a reclamação
24 de março 2022
Em maio de 2021 aderi à campanha da EDP Comercial (EDP) e adquiri àquela empresa 6 painéis fotovoltaicos, os quais foram instalados em julho do mesmo ano. Inicialmente aderi ao pagamento fracionado. Todavia em fevereiro de 2022, a fim de poder aceder ao subsídio do Fundo Ambiental, decidi efetuar o pagamento dos painéis na totalidade, visto que com pagamentos fracionados, isso não seria possível. Nesse sentido, contactei a EDP Comercial que me apresentou o valor remanescente a pagar de 2.891,96€. Pagamento que efetuei de imediato, através das referências multibanco que me foram enviadas pela EDP. No entanto, a EDP ainda não me enviou a Fatura/Recibo e a documentação necessária e obrigatória para eu poder efetuar o pedido de admissão ao subsídio do Fundo Ambiental. Telefono todos os dias para o serviço de apoio ao cliente e envio mensagens na área privada do site da EDP. Às mensagens, ninguém responde!! nos telefonemas, dizem que estão a tratar do assunto internamente e que não podem fazer mais nada que tenho de aguardar. Isto já demora há largos dias.
A minha reclamação é no sentido de que a EDP seja obrigada a emitir a fatura da verba que lhes paguei no montante de 3.323,96€ pela compra e instalação dos painéis fotovoltaicos, imediatamente, a fim de poder concorrer ao subsídio do Fundo Ambiental. Sendo este fundo limitado, o atraso da disponibilização da documentação, por parte da EDP, poderá implicar a perda do subsídio a que tenho direito por Lei.
Data de ocorrência: 15 de março 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Estimado cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
24 de março 2022
facto recebi um telefonema às 12h32, de uma colaboradora a informar que ia já enviar a fatura e a documentação para o meu endereço de email. O Certo é que ainda não recebi nada.

Face ao exposto, a situação só deve ser colocada como resolvida, quando tiverem enviado a documentação e a fatura/recibo

Assim vou prosseguir com a reabertura da reclamação
Ainda não está resolvida
Estimado cliente,

Entendemos que os esclarecimentos que solicitou já foram prestados, pelo que se reafirma a informação que anteriormente lhe prestámos.

24 de março 2022
Finalmente às 14:31, já depois de eu ter reaberto a reclamação, enviaram alguma documentação para o meu endereço de e-mail, mas receio que a mesma não tenha aceitação por parte do Fundo Ambiental (FA), pelas seguintes razões:
1. O recibo de quitação, não vem identificado com NIPC da EDP Comercial
2. Nem tampouco, vêm discriminados os materiais aplicados nem o trabalho efetuado (também exigido pelo FA)
3. Não indicam quantos metros quadrados ocupam os painéis (campo obrigatório na candidatura)
4. Das fotos do telhado, devem ter-se esquecido de tirar fotos do antes, só enviam fotos do telhado já com os painéis montados (na candidatura é obrigatório o antes e depois)
5. Enviaram-me ainda uma foto que não é do meu telhado (podem comparar as parecenças dos 2 telhados nos ficheiros que anexo)

Face ao exposto, espero que o Fundo Ambiental não chumbe a minha candidatura, devido à não conformidade dos documentos apresentados pela EDP Comercial!!
28 de março 2022
A documentação que me enviaram não está em conformidade com o que é exigido pelo Fundo Ambiente, nomeadamente no que concerne às As evidências fotográficas.

Segundo as orientações técnicas e gerais publicitadas pelo Fundo Ambiental:

"7. COMO DEVE SER APRESENTADA A EVIDÊNCIA FOTOGRÁFICA DA INTERVENÇÃO ASSOCIADA À INSTALAÇÃO DE
SISTEMAS E EQUIPAMENTOS NO ÂMBITO DA TIPOLOGIA 4?
As evidências fotográficas devem reunir a informação necessária para que se possa confirmar a
realização e validar os trabalhos executados no âmbito desta tipologia.
Para o efeito, será necessário incluir fotografias antes da intervenção e após a conclusão dos trabalhos.
Desta forma, a evidência fotográfica deve incluir fotografias do edifício e do(s) local(ais) onde o
sistema/equipamento(s) será(ão) instalado(s) e onde seja possível verificar a situação anterior à
instalação da tipologia e após a sua instalação.
Para mais informações, consulte as Orientações Técnicas de âmbito geral emitidas no âmbito deste
Programa de Apoio, onde constam as considerações para a elaboração e apresentação do registo
fotográfico. Contudo, e a título ilustrativo, no caso de instalação de painéis fotovoltaicos, deve ser
apresentado, uma fotografia da cobertura (ou plataforma) sem os painéis instalados e outra fotografia
já com os painéis instalados, bem como outras fotografias dos demais componentes instalados.
As fotografias apresentadas devem permitir identificar inequivocamente o edifício e respetiva
intervenção. Caso tal não seja possível, deverão ser apresentadas fotografias que permitam relacionar
o edifício com a zona envolvente. Para a situação após instalação, as fotografias a apresentar devem
permitir contabilizar a totalidade dos painéis fotovoltaicos instalados, bem como todos os restantes
equipamentos associados, relacionando-os assim com a descrição que conste nos documentos de
despesa (recibo e/ou faturas)."

A EDP Comercial, não me enviou as fotos do telhado antes de colocar os painéis e as que me enviaram depois de colocar os painéis são pouco percetíveis, visto terem sido tiradas a partir do chão. Tudo indica que se terão esquecido das evidências fotográficas.

Receio que a minha candidatura seja recusada, por este motivo.
29 de março 2022

30 de março 2022
A EDP Comercial altera o estado da reclamação para Resolvida, a seu belo prazer, não obstante a mesma não estar resolvida, coisa nenhuma!
A documentação que a EDP Comercial me enviou não está em conformidade com o exigido pelo Fundo Ambiental, nomeadamente:
1. A fatura/recibo, não discrimina os os preços dos materiais aplicados e da mão de obra
2. As fotografias enviadas pela EDP Comercial são insuficientes, não fazem prova evidência fotográfica da habitação antes da implementação do projeto

Em todos os momentos antes de decidir aderir à EDP Comercial e ao projeto de painéis fotovoltaicos, foi-me garantido pelo comercial que a EDP daria todo apoio no processo de candidatura ao Fundo Ambiental.
Todavia, não foi isso que se veio a verificar.

Por outro lado, o cliente da EDP Comercial, não consegue contactar a EDP, porque todas os e-mails que a a EDP envia aos clientes são sempre a partir de endereços sem resposta (noreply@edp.pt). ou seja, nunca conseguimos responder a uma missiva que a EDP nos envie. Como já referi anteriormente, na área reservada com nome de apoio ao cliente, não adianta lá escrever nada, porque a postura da EDP é a mesma que aqui no portal da queixa - altera o estado das situações para resolvido e tratado, a seu belo prazer, quer estejam ou não resolvidas!

Se se mantiver esta postura da EDP Comercial, volto para o Mercado Regulado
Paulo avaliou a marca
30 de março 2022

A EDP Comercial tem um serviço de apoio ao cliente muito deficiente