EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Incumprimento dos prazos de corte dos serviços

Miriam Lourenço de Melo
Miriam Melo apresentou a reclamação
Boa tarde.
Devido a estar desempregada tenho tido dificuldade em cumprir atempadamente os prazos de pagamento de alguns serviços essenciais nomeadamente o serviço de eletricidade fornecido pelas EDP.
No seguimento de alguns incumprimentos, mas que tenho liquidado posteriormente, recebi, por email, no passado dia 19 de Setembro p.p., com a mesma data de emissão, um aviso de corte referente a fatura que se encontra em divida e que terminava o prazo de pagamento em 15 de Setembro. Telefonicamente contactei os vossos serviços de apoio ao cliente expondo a situação e explicando que só no próximo dia 8 poderia cumprir com o pagamento data em que o meu marido recebe a pensão, único sustento que possuímos devido ao meu desemprego. A funcionária que me atendeu afirmou que compreendia a situação, mas que nada poderia fazer e que amanhã iriam proceder a suspensão do fornecimento se não procedesse hoje a liquidação da divida.
Resignada com a situação acabei por detetar 2 anomalias, uma com o que a funcionaria me atendeu e outra com o aviso de corte em si.
-Resposta dada pelo funcionária -S.M.O. e em conformidade com o REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DO SETOR ELÉTRICO - ERSE, Nr. 6 artigo 137, Secção 5 Capítulo VII Parte III "No caso dos clientes em BT, a interrupção do fornecimento por facto imputável ao cliente não pode ter lugar no último dia útil da semana ou na véspera de um feriado. " pelo que se me afigura que a EDP não poderá proceder a suspensão do fornecimento amanha dia 2, mas sim no próximo dia 6 de outubro.
- Aviso de corte em si - Conforme o mesmo normativo, mas tendo em atenção o Nr. 3 artigo 137, Secção 5 Capítulo VII Parte III - A interrupção do fornecimento por facto imputável ao cliente só pode ter lugar após pré-aviso, por escrito, a efetuar pelo comercializador ou comercializador de último recurso, com uma antecedência mínima de 20 dias relativamente à data em que irá ocorrer" a data limite do aviso, correta, deveria ser dia 9 de outubro corrente, o que me permitiria liquidar sem qualquer problema a fatura em questão. Se verificarmos a data de emissão do aviso foi de 19 de setembro p.p se adicionarmos 20 dias regulamentados o limite seria de 9 de outubro.
Assim agradecia que me permitissem liquidar a fatura em causa no próximo dia 8 tanto mais que o limite correto tendo em conta os regulamentos seria no próximo dia 9.
Obrigado
Miriam Pereira
Data de ocorrência: 1 de outubro 2020
1 de outubro 2020
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Miriam Melo
1 de outubro 2020
Acabei de receber uma comunicacao, 19 horas, a informar que o pre aviso esta correcto pois apesar da ERSE afirmar que, "O prazo estabelecido na lei é de 20 dias após pré-aviso, por escrito," para a edp o correcto sao 12 dias e e esse prazo que aplicam
Portanto a partir das 0 horas do dia 2 de Outubro, independentemente de ser vespera de feriado ou fim de semana o fornecimento podera ser cortado sem mais avisos.
Esta comunicaçao foi feita atraves do telefone 252 140 110.
Quem tem razao ERSE ou EDP
Obrigado
Miriam Melo
Artigo 5.º
Suspensão do fornecimento do serviço público
1 - A prestação do serviço não pode ser suspensa sem pré-aviso adequado, salvo caso fortuito ou de força maior.
2 - Em caso de mora do utente que justifique a suspensão do serviço, esta só pode ocorrer após o utente ter sido advertido, por escrito, com a antecedência mínima de 20 dias relativamente à data em que ela venha a ter lugar.
3 - A advertência a que se refere o número anterior, para além de justificar o motivo da suspensão, deve informar o utente dos meios que tem ao seu dispor para evitar a suspensão do serviço e, bem assim, para a retoma do mesmo, sem prejuízo de poder fazer valer os direitos que lhe assistam nos termos gerais.
4 - A prestação do serviço público não pode ser suspensa em consequência de falta de pagamento de qualquer outro serviço, ainda que incluído na mesma factura, salvo se forem funcionalmente indissociáveis.
5 - À suspensão de serviços de comunicações eletrónicas prestados a consumidores aplica-se o regime previsto no artigo 52.º-A da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, alterada pelo Decreto-Lei n.º 176/2007, de 8 de maio, pela Lei n.º 35/2008, de 28 de julho, pelos Decretos-Leis n.os 123/2009, de 21 de maio, e 258/2009, de 25 de setembro, pela Lei n.º 46/2011, de 24 de junho, e alterada e republicada pela Lei n.º 51/2011, de 13 de setembro.
Perante a legislacao em vigor agradecia me informassem qual o normativo legal que a EDP usa para aplicar 12 dias de antecedencia.Obrigado
2 de outubro 2020
Caro cliente,

Considerando que esta reclamação foi apresentada no Livro de Reclamações Online, informamos que a mesma merecerá oportunamente resposta através dessa via, a qual, nos termos legais, será também remetida à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Equipa de apoio ao cliente
Miriam Lourenço de Melo
Miriam Melo avaliou a marca
2 de outubro 2020

Algumas pessoas do call center nao teem preparacao suficiente nem se dao ao trabalho de explicar convenientemente a situacao aos clientes o que nao deixa de ser estranho pois como o telefonema e efectuado pela empresa o operador tem todo o tempo para se preparar para a resposta/explicacao que ira apresentar. Se a primeira vez que contactei a linha de apoio ao cliente a expor o problema a pessoa que me atendeu vosse explicita e atenciosa e com uma explicacao logica e verdadeira sobre o assunto em causa nao se teria posto esta situacao de rotura que me vez perder tempo a mim e aos vossos serviços. Apos o ultimo contacto da parte da EDP considero resolvida a queixa e aceite a explicacao que me foi dada dentro da conjuntura e das praticas comerciais.