EDP Comercial
EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.5
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
59%
Taxa de Retenção de Clientes
56,9%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A
  • A EDP Comercial é a empresa do Grupo EDP que atua no mercado livre de energia.
    Com uma oferta integrada de gás natural, eletricidade verde e serviços que lhe dão conforto e segurança (packs Living EDP), inovamos com soluções de energia solar e mobilidade elétrica de forma a construir o futuro consigo.

  • 213 535 353
    Chamada para a rede fixa nacional

EDP Comercial - Inspeção torna-se mecanismo de extorsão

Sem resolução
1/10
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento apresentou a reclamação
14 de abril 2021
A EDP Comercial e as entidades de inspeção de gás e as fornecedoras decidiram criar mecanismo de extorsão do seguinte modo:

1. A EDP rejeita o seu equipamento por qualquer razão aparente.
2. Ainda assim, a EDP mantém o fornecimento de gás. O que significa que não há perigo algum no aparelho, que este pode continuar a funcionar, razão pela qual não poderia tê-lo rejeitado na inspeção.
3. A empresa inspetora fornece orçamento para a troca ou ajuste das condições do equipamento existente.
4. Assim ganham ambas: a EDP continua a cobrar o gás do antigo proprietário e a empresa inspetora cobra uma fortuna pela instalação de um aparelho novo que, supostamente, atenderia aos requisitos atuais.
5. Para complementar a burla, a EDP exige que pagues nova inspeção de gás!

Todos ganham neste mecanismo, menos o consumidor.
Data de ocorrência: 14 de abril 2021
EDP Comercial
14 de abril 2021
Caro cliente, estamos a analisar a situação apresentada por si que desde já lamentamos.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
EDP Comercial
15 de abril 2021
Caro cliente,

Na sequência da resposta prestada, enviada para o endereço eletrónico associado ao seu contrato, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através do nosso site, da app EDP Zero, das linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Bruno Nascimento
16 de abril 2021
A EDP apenas ratifica o que foi mencionado na reclamação e não demonstra nenhuma boa vontade na resolução do problema, pois isto interessa-lhe.
1 - Continua sem explicar se o problema é grave para reprovação da inspeção por que não encerrou o consumo de gás para a unidade. Com o único objetivo de manter areceita, claro.
2 - Mente ao dizer que não possui relações com as entidades inspetoras, pois não somos nós que realizamos a marcação, mas a própria EDP, o que demonstra claro conflito de interesses.
3 - Na portaria n.º 362/2000 citada na resolução , no artigo 7º, menciona-se:
"2 - Nas inspecções periódicas de redes e ramais de distribuição de gás, a entidade inspectora deve verificar, no mínimo:

a) O estado de conservação e a conformidade com os regulamentos e normas técnicas aplicáveis;

b) O funcionamento dos dispositivos de corte e o seu estado de conservação;

c) A existência de fugas de gás através de ensaios de estanquidade ou outros métodos adequados de pesquisa de fugas, conforme se mostrar aplicável. "

Ora, se a lei não pode retroagir, salvo se o consumidor ou o réu seja beneficiado, muito menos as portarias e normas técnicas que estão em nível abaixo da lei.
4 - Isenta-se de responsabilidade ao apontar o problema à DGEG com o objetivo claro de retardar a solução e manter consigo a receita do gás ligado e relacionado com o/a antigo proprietário/a.
5 - Não oferece solução do problema forçando o consumidor a aceitar a extorsão praticada pelas entidades inspetoras, escolhidas pela EDP, tornando-a portanto cúmplice dela.

A resposta apenas mostra a postura de toda-poderosa da EDP sem oferecer solução prática ou alternativa ao problema, demonstrando o conflito de interesses na prática de inspeção do gás. Também impede o consumidor de retirar-se do contrato de eletricidade, mantendo-o em um limbo em que não pode retirar-se da empresa.

A reclamação não foi solucionada, portanto, deve manter-se em aberto até que a EDP, em conjunto com seus canais de inspeção, resolva o problema de maneira honesta e justa. Não considero solução manter esta prática que só demonstra a ganância e a cumplicidade da empresa com práticas extorsivas, em minha opinião.
EDP Comercial
16 de abril 2021
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

Com os melhores cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Bruno Nascimento
16 de abril 2021
O impasse só pode ser resolvido de uma de 2 formas:
1 - Ou a EDP admite que, dado o certificado de inspeção concedido, ela cancela o contrato existente para gás e interrompe o fornecimento, dado que, de acordo com a inspeção informada a empresa não aceita fazer um contrato de gás com o cliente.
2 - Ou a EDP para de efectuar conluios com os inspetores e certifica que, dado que ela continua a fornecer gás para a morada, há condições de fornecimento normais e faz um contrato com o cliente, podendo até informar da ressalva da inspeção no contrato, dando ao cliente tempo hábil e justas explicações para cumprir os requisitos.

Dizer que um cliente deve colocar 1200 € para fazer um contrato com a empresa é impôr-se de forma autoritária ao cliente, o que é inaceitável. Evadir de suas responsabilidades na seleção do inspetor, também o é.

Da forma que está, a EDP prejudica o cliente atual (que não pode trocar de fornecedora), o anterior (pois está a manter um contrato que esta SABE não ser mais válido e, portanto, qualquer cobrança do contrato anterior é ILEGAL) e a imagem da EDP, que mostra-se autoritária e gananciosa, a buscar lucro a custo da legalidade e da sanidade dos clientes. No caso, de dois clientes.

Além disso, se esta não cumpre o devido contrato na parte de gás, esta também deve permitir cancelar o contrato de electricidade e ao cliente buscar outra empresa, com a qual possa relacionar-se de forma dentro da lei.

Se a empresa não quer fechar contrato, que cancele todos os contratos e libere o cliente para fechar contrato com outra empresa que esteja interessada em fazê-lo.
EDP Comercial
16 de abril 2021
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

Com os melhores cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Bruno Nascimento
18 de abril 2021
A EDP não mostra disposição a resolver o problema. Gostávamos que o portal da queixa mostre como exemplo da atitude autorotária e absoluta da empresa.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento avaliou a marca
18 de abril 2021

A EDP é uma empresa que demonstra sentir-se num monopólio, dado que ganha mesmo quando não detém o cliente, mantém o contrato antigo ativo em atitude absurda e ilegal. Nos resta pedir o término do contrato de fornecimento de gás e, em breve a EDP receberá notícias quanto ao contrato de luz.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.