EDP Comercial

EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

Agosto de 2019

Electricidade e/ou Gás - Mercado Livre

A EDP Comercial é a empresa do Grupo EDP que atua no mercado livre de energia.
Com uma oferta integrada de gás natural, eletricidade e serviços que lhe dão conforto e segurança (funciona, auditoria energética, certificação energética, entre outros), inovamos com soluções de energia solar e mobilidade elétrica de forma a construir o futuro consigo.

Telefone: 808 53 53 53

EDP Comercial - Leitura estimada e respectiva facturação indevidas

João Pinto apresentou a reclamação

Venho por este meio apresentar a minha reclamação, relativa a uma leitura estimada abusiva e altamente prejudicial para com o meu débil orçamento familiar. A factura C801122003643022 emitida a 14/04/2019, com um período de facturação estimado entre 15/03/2019 e 14/04/2019, com o valor total a pagar de 226,44€, subdividido numa 1ª prestação de 138,55 € que foi pago por debito directo, e a pagar à posteriori acrescendo às facturas seguintes 87,89€, tem como fundamento uma leitura de electricidade feita pela EDP a 25 de março em que supostamente constatam um consumo real superior aos consumos estimados nos últimos 6 meses, na factura em causa esta implícita uma leitura estimada a 14/04/2019 de vazio na ordem dos 11486 kva, e de fora de vazio 16002 kva, no dia 10/05/2019 a leitura que o contador dava era vazio 11549 kva e fora do vazio 15258 kva, estupefacto com as verbas facturadas que para mim são colossais e com os kva estimados e os reais, participei telefonicamente desta situação a operadora ficou de enviar um técnico pois as diferenças de kva eram elevadas. Entretanto no dia 13/05/2019, telefonei para o n.º 800105353 para registar a minha leitura de electricidade vazio 11565 kva, fora de vazio 15265 kva que para meu espanto a leitura que eu estava a dar não foi aceite, pois os valores por mim apresentados estavam a quem da estimativa já introduzida no sistema. Entretanto foi enviada para a minha conta de e-mail a factura C801100005489514 emitida a 14/05/2019 com um período de facturação compreendido entre 15/04/2019 a 15/05/2019, com o valor total a pagar de 104,67€, em que foi estimado e devidamente processado até essa data em vazio 11573 kva fora de vazio 16242 kva, no 17/05/2019 telefonei para aquilatar e auscultar o que a empresa se propunha fazer e para meu espanto a Sr.ª operadora que ficou com a minha chamada não adiantou mais que no fundo o culpado pela situação era eu por falta de leituras, aproveitei a oportunidade para chamar uma vez mais atenção quanto aos valores faturados e para a divergência real de valores, nesse mesmo dia o contador registava em vazio 11569 kva e em fora do vazio 15279 kva. Para além da questão monetária ser insustentável, acresce a falta de objectividade e clareza nos procedimentos e esclarecimentos devidos, bem como a sensação de injustiça por estar a pagar por algo que ainda não consumi.
Espero sinceramente que analisem o meu caso e assim que possível espero uma resolução para esta situação.

João Pinto
22 Mai2019
EDP Comercial adicionou uma resposta

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Equipa de apoio ao cliente

23 Mai2019
EDP Comercial adicionou uma resposta

Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente em edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Equipa de apoio ao cliente

23 Mai2019
EDP Comercial alterou o estado para Resolvida
01 Jul2019
João Pinto avaliou a marca

Apesar do erro cometido o mesmo foi reconhecido e anulado.

'.Ver perfil de António Martins.'

António Martins

Foi instalado na minha residência um novo contador de electricidade, em que a EDP pede para dar leituras mensais. Acontece que pedi na altura pelo telefone, para me explicarem o modo de ler a leitura do mesmo, para assim dar a referida leitura. O funcionário, não foi capaz de ler o contador, porque este está sempre a trocar de numeração. Passados uns dias recebi uma mensagem da EDP Distribuição para o meu telemóvel, informando para não me preocupar com leituras porque o meu contador já esta ligado a uma central, para o efeito. O meu contador está no exterior da habitação, no entanto, tenho uma pessoa conhecida que tem o mesmo tipo de contador dentro de casa, e dizem-lhe que não conseguem aceder à leitura. Fica a Dúvida; Será que andamos todos os clientes da EDP a ser enganados, e que a empresa continua a efectuar leituras por estimativa?. A edp continua a referir nas facturas que se deve dar a leitura dentro de determinada data, porque de contrário parte de leitura será feita por estimativa, como é isto?... está oum não está o contador ligado a uma central?. Solicito o devido esclarecimento.