EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Ligação de energia

Natália A. apresentou a reclamação
5 de novembro 2020
Celebrei um novo contrato de energia com a EDP Comercial no dia 02/11, havendo-me sido informado nesta data que ficaria pré-agendado para que o técnico da distribuidora fosse efetuar a ligação da energia no dia 04/11. No dia 04/11, por não haver recebido qualquer comunicação, voltei a ligar para saber se a marcação estava confirmada - para ser informada de que os serviços da EDP Distribuição estavam suspensos até o dia 09 de novembro!
Questionei o motivo de tal pausa, recebendo a resposta de que a distribuidora estava a realizar trabalhos de melhoria. Pergunto então se dia 9 está confirmado, pois tinha a mudança agendada para o dia 8, já que antes a energia seria ativada dia 4, e teria que adiar outra semana se não tivesse energia no dia 9, pois estamos em período de teletrabalho obrigatório, um agravante a mais para o estado normal de impossibilidade de viver em uma casa sem enegia, e a princípio dizem que sim.
Ligo para a EDP Distribuição para saber mais detalhes, e dizem que estão de facto com os serviços suspensos salvo exceções apontadas pela comercializadora, mas que viram que nos meus dados não havia nenhuma exceção. Pergunto então se o pré-agendamento dado pela comercializadora para o dia 9 seria mantido, e recebo a resposta de que não se sabe, que não há garantias, que dia 9 é quando o sistema apenas voltará a funcionar e voltar a admitir agendamentos - que fale com a comercializadora!
Voltamos a ligar para a EDP Comercial, indagando sobre a situação de incerteza apontada pela distribuidora, e dizem que realmente não há como garantir datas. Questionamos como é possível que fornecedores de um serviço básico não possam dar esse tipo de garantia ao cliente, e que corremos o risco de não poder continuar onde estamos, pois obviamente já temos um novo contrato de arrendamento ativo e já havíamos anunciado a saída de onde estamos. Nada disso foi suficiente para que uma solução ou resposta plausível fosse dada, e assim estamos, transtornados, a pagar renda dupla por tempo indefinido, dada a incapacidade da EDP de fornecer informações concretas e um serviço básico.
Li ainda neste portal que a EDP efetuou a ligação de energia de um cliente em situação de urgência essa semana, se quiserem colo a ligação, assim que gostava de saber se pretendem respeitar esse precedente para outros casos que igualmente se enquadram em urgência.
Ressalto que já submeti uma reclamação oficial à entidade reguladora.
Data de ocorrência: 5 de novembro 2020
5 de novembro 2020
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Cara cliente,

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente em edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

5 de novembro 2020
Infelizmente, após seguir a indicação da EDP Comercial e entrar em contacto com a EDP Distribuição a fim de verificar se havia alguma indicação de dia e hora para a ligação, a distribuidora insistiu que nada poderia ser feito até dia 9 e que nada constava no sistema relativamente ao pedido de ligação de urgência, mesmo após haver explicado que a EDP Comercial o havia feito. Que havia esse "constrangimento" em vigor e que apenas a partir do dia 9 voltarão a ser agendados serviços. Espero não ter de voltar ao ponto de início com um novo desencontro de informações.
Cara cliente,

Tentámos contactá-lo para dar seguimento ao seu pedido, sem sucesso.
Em breve, voltaremos a efetuar nova tentativa de contacto.

10 de novembro 2020
A aguardar a nova tentativa. O contacto com o canal de atenção ao cliente regular segue sendo inútil, chegou e passou o dia 09 e o problema ainda está sem solução. As palavras reconfortantes que recebi quando liguei ontem foram: "se fez o contrato dia 2 ainda vai ter que esperar, que tem outros contratos na frente", após receber a notícia de que o sistema para marcações seguia indisponível.
Acabo de ligar novamente, dia 10, para receber exatamente a mesma resposta: "Infelizmente a distribuidora ainda não está a aceitar agendamentos". "Disseram que ia ser a partir do dia 9", como se isso fosse justificativa para a total falta de controle e incompetência que está a privar o acesso a um serviço BÁSICO.
11 de novembro 2020

Natália A. avaliou a marca
12 de novembro 2020

O canal de reclamação funciona melhor do que o de atenção ao cliente para resolver as questões. Realmente devolvem a chamada, ao contrário do canal tradicional.